10 dicas para ter um sono tranquilo na véspera do seu casamento

O seu casamento é um dos eventos mais importantes da sua vida, não concorda? Por isso não admira que tantas noivas passem a noite anterior ao casamento a revirarem- se na cama, sofrendo de nervosismo por antecipação. Se quiser aumentar as suas probabilidades de ter uma boa noite de descanso antes de percorrer o caminho até ao altar onde irá dizer o tão aguardado “Sim”, dê uma vista de olhos às nossas dicas e analise qual será para si a mais fácil de colocar em prática.

Estúdios Santa Cruz
Estúdios Santa Cruz

1. Antes de dormir dedique-se a algo que a relaxe

Leia um livro, escreva no seu diário, ouça música ou, simplesmente, converse com amigos. Evite ligar o tablet ou o seu smartphone, pois a luz natural presente nos ecrãs suprime a produção de melatonina, a hormona do sono, responsável por induzir o sono e com características rejuvenescedoras e antioxidantes.

1love4ever Photography
1love4ever Photography

2. Não beba álcool

Beber um copo de vinho ou outra bebida alcoólica antes de se deitar pode ajudar a adormecer mais rapidamente. Mas apesar de ter esse efeito inicial sedativo, o álcool provoca perturbações no sono que atrapalham mais o descanso.

It's all about
It’s all about

3. Renda-se a uma boa massagem

Uma suave massagem pode fazer milagres. Se não for possível fazer uma massagem corporal, massaje a sua face com o seu creme de noite, pois pode também dar excelentes resultados.

Imagens de Sonho
Imagens de Sonho

4. Preocupe-se… mas só durante um período limitado de tempo

Se não conseguir eliminar completamente o stress, reserve uma ou duas horas para se preocupar com o dia do seu casamento, sem qualquer reserva. Depois disso… acabou! Está feito. E assim pode descomprimir quando se for deitar. Se mesmo assim ainda sentir algum stress, experimente técnicas de relaxamento, tais como o relaxamento muscular progressivo, visualização e meditação.

João Almeida
João Almeida

5. Nada de café antes de dormir

Evite a cafeina depois da 1 da tarde, pois os seus efeitos prolongam-se no tempo. A cafeína pode interferir quer no processo de adormecer, quer no sono profundo, pois pode desacelerar o nosso relógio biológico e atrasar a produção de melatonina.

Love and Thanks
Love and Thanks

6. Faça exercício umas horas antes de dormir

O exercício pode aumentar a quantidade de sono restaurador que nós temos. Mas atenção: evite exercitar-se muito próximo da hora de dormir, pois a actividade física liberta hormonas como a adrenalina, que nos deixa mais “acelerados”.

Ilustre Fotografia
Ilustre Fotografia

7. Beba leite quente ou morno

Há alguma verdade quando dizem que o leite morno ajuda a adormecer. O leite contém o aminoácido triptofano, um agente calmante natural que não é fabricado pelo corpo e que modula a produção da serotonina – que dá a sensação de bem-estar – e que, por sua vez, é utilizada na produção da melatonina, a hormona do sono. Este aminoácido está presente em quantidades mais elevadas no leite, mas também no iogurte, na aveia, banana, entre outros alimentos.

Rui DaCruz
Rui DaCruz

Para potenciar o seu efeito, convém acompanhar o leite com algum hidrato de carbono, como pão integral com mel, por exemplo, que vai estimular a produção de insulina e ajudar a limpar do sangue aminoácidos rivais do triptofano, como a tirosina presente na carne vermelha, que é um estimulante cerebral.

8. Recorra a suplementos naturais

Recorra a um suplemento como a melatonina, que é uma hormona natural que ajuda a regular o relógio interior que controla o ciclo do sono, ou a L-Tianina, um aminoácido que encoraja a tranquilidade. A combinação de camomila, flor de maracujá e erva-cidreira também acalma e relaxa.

Ilustre Fotografia
Ilustre Fotografia

9. Desligue-se do mundo

Desligue todos os telefones! Coloque-se no modo “não incomodar” para que não seja distraída nem acorde a meio da noite por notificações ou mensagens.

It's all about
It’s all about

10. Faça exercícios de respiração

Os exercícios de respiração podem ser a chave para uma boa noite de sono, funcionando como um tranquilizante natural do sistema nervoso. Experimente este exercício simples: respire em 4 contagens, contenha a respiração enquanto conta até 4, e volte a expirar em 4 contagens. Assim que conseguir fazê-lo confortavelmente, aumente para 8 contagens, segure por 7, e expire por 6. Esta diminuição sistemática da sua respiração pode ajudar a relaxar o seu corpo.

It's all about
It’s all about

Com todas estas dicas na manga, de certeza que encontrará alguma que a ajude a ter um sono tranquilo na véspera do seu casamento. De qualquer forma, não seja demasiado dura consigo própria caso não atinja esse objectivo, pois provavelmente a melhor estratégia para um dia feliz pode passar mesmo por aceitar que esta poderá não ser a sua melhor noite de sono. E não se preocupe muito com isso!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação