PT Login
PT

10 novas regras de etiqueta para casamentos na era Web 2.0

A tradição e o simbolismo que um casamento acarreta ainda tem algum peso entre a grande maioria dos noivos, independentemente de estilos, idades e proveniências. No entanto, quando se entra no mundo das hashtags, dos posts e dos tweets muitas são as gaffes que se cometem relacionadas com o protocolo desta celebração. Afinal, parecem existir novas regras de etiqueta para casamentos nesta era da Web 2.0 que devem ser respeitadas por parte dos noivos. Para não fazer má figura, nós dizemos-lhe quais são!

Diana Nobre FotografiaSolicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia”
Diana Nobre Fotografia

1. Os seus pais e entes mais próximos devem saber do noivado pessoalmente

A sério que estava a pensar anunciar o seu noivado no Facebook ou no Twitter antes de ter falado com os seus pais ou amigos/familiares mais próximos? É verdade que as redes sociais podem ser a forma mais rápida e eficiente de dar notícias, mas não é de todo a mais pessoal. Você sabe quem vai querer saber da novidade em primeira mão, por si. Além disso, eventualmente terá ainda entes queridos – como os seus avós, por exemplo – que não aderiram às redes sociais e às novas tecnologias que poderão ficar magoados se souberem das novidades por outras pessoas mais “ligadas”.

Descubra também o que NÃO deve fazer nas redes sociais se é comprometida!

2. Quando deve mudar o status da relação nos perfis das redes sociais?

Não existe uma altura certa ou errada para alterar o status do relacionamento ou o seu sobrenome no perfil das redes sociais, embora pareça lógico que mudar para “casado” só aconteça depois de darem o nó. Agora, se quiser fazê-lo uns minutos após o enlace – alguns casais até o fazem no altar! – ou vários meses depois, isso já será consigo. O mesmo se aplica à fase do noivado. A verdade é que para alguns casais esta mudança de status pode ser muito importante, enquanto que para outros não tem grande ou mesmo nenhum significado.

Descarregue a app da Zankyou e organize o seu casamento a partir o seu telefone

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

3. É permitido postar fotos do anel de noivado?

Claro que sim! Depois de alterar o seu status do relacionamento para “comprometido” provavelmente toda a gente estará ansiosa por descobrir como é o anel. Por isso, faça-lhes a vontade e publique uma foto, até para que os que estão longe não ficarem privados de o ver. Não se preocupe que não estará a ter uma atitude de ostentação ao fazê-lo. Refreie apenas o impulso de partilhar o valor do anel e os quilates. Guarde esses detalhes, pois só a si lhe dizem respeito. O importante é o que o anel simboliza: o compromisso.

Veja também As melhores dicas para escolher as alianças de casamento e os porta-alianças

4. No dia do casamento largue o telefone

Aproveite o seu grande dia e fique longe do telefone. O dia do casamento passa a voar e, se tiver o tempo todo preocupada em fazer posts vai acabar por perder o que é realmente importante. Foque-se nos convidados que foram ao seu casamento para comemorar consigo este dia tão importante na sua vida e deixe os que estão do outro lado das redes sociais. De qualquer forma, se fizer questão em mantê-los actualizados há sempre solução: nomeie alguém para fazer publicações durante todo o dia.

Veja também Encontrar o amor. Que apps?

Diana Nobre FotografiaSolicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia”
Diana Nobre Fotografia

5. Não deixe de enviar convites tradicionais em papel

Apesar de toda a tecnologia ter transformado a forma como nos relacionamos hoje em dia, os convites de papel continuam a ser os mais apropriados para convidar os seus familiares e amigos a partilhar consigo um dos momentos mais importantes da sua vida. Aliás, precisamente porque estamos numa era tecnológica os seus amigos deverão receber centenas de emails por dia, pelo que um convite em papel tornou-se ainda mais especial. Isso não significa que terá de escolher um convite ultra original ou espampanante, pode ser algo mais simples. Se quiser poupar tempo e dinheiro, pode sempre utilizar a via online para eventos “menores” relacionados com o casamento, como um convite para um brunch no dia seguinte, por exemplo. Há inúmeras soluções online cheias de estilo e com opções de personalização.

Veja também Tudo sobre convites de casamento: o que nos dizem os especialistas

6. Não use as redes sociais para desabafar

Problemas relacionados com a organização do casamento devem ser enfrentados directamente e em privado. É certo que esta fase pode ser stressante, mas antes de começar a publicar algo negativo sobre a sua sogra ou sobre uma atitude menos agradável do seu futuro marido ou até mesmo de um fornecedor ou amigo mais intrometido… páre e pense. Opte por abordar da melhor forma possível cada situação directamente. Fale com o seu noivo, peça-lhe para falar com a mãe dele ou esclareça tudo com o seu amigo ou fornecedor. A opção de expor os seus problemas só criará mau ambiente em torno do seu casamento.

Ideia GenialSolicite informação sobre “Ideia Genial”
Ideia Genial

7. Não discuta planos do casamento nas redes sociais

Não será muito agradável para quem não foi convidado para o casamento estar a ver o desenrolar pormenorizado de todo o processo de organização. Não faria essa conversa se estivesse frente a frente com eles, pois não? Então porquê fazê-lo online? Tem de perceber que todos os seus amigos das redes sociais vão acompanhar a situação, seja ela qual for. Por isso, há que ter algum tacto.

Veja também 18 must to Do e Donts nas redes sociais que deve saber sobre o seu casamento

8. Não anuncie os detalhes do casamento

Hora, local, etc. Essa informação deve ser dada nos convites ou num site de casamento com acesso reservado aos convidados. Os amigos do Facebook ou afins que não foram convidados para o casamento podem considerar que os está a convidar e aparecerem de surpresa (sim, nunca se sabe…!)

Crie o seu site de casamento agora!

About EventsSolicite informação sobre “About Events”
About Events

9. Espalhe a palavra: divulgue as hashtags do seu casamento

Coloque-as nos convites e no seu site de casamento, de forma criativa. A maioria dos seus convidados provavelmente estará familiarizado com as hastags e sabem como utilizá-las, por isso não hesite em partilhá-las.

10. Partilhe fotos do casamento

Após o grande dia, claro que pode partilhar as fotos do casamento. Já tudo passou e mesmo se alguém se sentir ofendido caso não tenha sido convidado, você já estará mais calma para poder lidar com situações desagradáveis. Por seu turno, todos os outros que não ligam a estas questões ou que não puderam estar presentes podem sentir-se incluídos e felizes por testemunharem de alguma forma esta grande celebração.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

Para não cometer gaffes no seu casameneto, veja também as 20 regras de casamento que tem mesmo que saber! e 5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação