20 grandes ideias para um casamento bem disposto: os seus convidados não vão parar de rir!

O dia do seu casamento é seu! Seu para imaginar, seu para viver, seu para recordar. Mas também é um bocadinho daqueles que você ama e com quem escolheu partilhar o seu grande dia. É para eles que é este artigo. Se quer que todos recordem com nostalgia o dia do seu casamento, faça-os (so)rir. Aqui ficam 20 grandes ideias que ajudam a personalizar a sua festa e a fazer com que toda a gente se sinta envolvida.

Foto Momento Cativo
Foto Momento Cativo

1. Conte com a ajuda dos convidados para personalizar a sua playlist

Sentir e viver através da música é algo comum à maioria das pessoas. Por isso, deixe que os seus convidados façam parte da seleção da música da festa. Pode pedir-lhes apenas sugestões para criar a sua playlist ou optar por algo ainda mais ousado: um karaoke!

2. Ouça as dicas dos seus convidados

Na fase de preparativos da sua festa de casamento, peça opiniões, ouça as sugestões e avalie as melhores. Incorpore as ideias que fizerem sentido para si e não se esqueça de agradecer a todos.

Detail Life Style Photography
Foto Detail Life Style Photography

3. Sparklers e Glowsticks são o segredo

Em vez de investir na iluminação do espaço da festa, porque não comprar vários sparklers e glowsticks e distribuir pelos convidados. São perfeitos para o brinde e criam efeitos divertidos para as fotografias da festa, especialmente numa festa ao ar livre. Os sparklers têm ainda uma outra vantagem: pode escrever frases com eles. Românticas ou divertidas. Ou ambas!

Luminosidades
Foto Luminosidades

4. Prefira balões, muitos balões!

Se quiser despertar o lado mais divertido de uma pessoa, o melhor caminho para o fazer à apelar à sua criança interior. E é precisamente isso que os balões fazem. Versáteis, económicos e bonitos, adaptam-se a qualquer tipo de festa e a qualquer tipo de contexto.

5. Esqueça o cake topper tradicional

Apesar de românticos e bonitos, os cake toppers mais tradicionais acrescentam pouca informação a um bolo de noiva. Em vez disso, prefira um cake topper que desperte uma gargalhada. Com as impressões em 3D, você pode escolher praticamente qualquer coisa para ficar no topo do seu bolo. Teste o seu sentido de humor e o dos seus convidados.

6. Arranje um lugar para a fast food!

Todos adoramos um menu elegante. Mas é igualmente verdade que todos adoramos pizzas, hambúrgueres, batatas fritas. Incorpore esses alimentos no catering do seu casamento. Use o conceito de finger food a seu favor. Se tiver cuidado com a apresentação e até as mais banais batatas fritas vão parecer sofisticadas.

7. Tenha jogos de tabuleiro à disposição de todos

Crie uma estação de jogos. Seleccione os preferidos – pictonary, tabu, trivial pursuit, monopólio, xadrez, uno – e coloque-os todos numa mesa. Se quiser agitar mesmo a festa, experimente criar uma zona especial para jogar o twister.

João de Medeiros
Foto João de Medeiros

8. Aconselhe toda a gente a levar ténis para a festa

Sapatos de couro engraxáveis para eles, stilettos para elas. Sim, estas são geralmente as escolhas mais populares. Mas não as únicas. Aconselhe os seus convidados a levar uns sapatos mais confortáveis para usar na hora de “atacar” a pista de dança. A melhor aposta? Um par de ténis. Estilosos e coloridos, claro!

9. (Ab)use (das) mensagens criativas na decoração

As placas de madeira estão na moda, os quadros de xisto também. Use isso a seu favor e incorpore qualquer um destes elementos na decoração do seu casamento. Em vez dos clichés românticos da praxe (sim, são clichés mas são bonitos) escreva frases engraçadas. Aproveite e reitere a ideia nos cartões de agradecimento.

Momento Cativo
Foto Momento Cativo

10. Quebre a tradição e faça as suas damas de honor usar vestidos diferentes

Visualmente, o efeito ‘arco-iris’ que esta decisão vai gerar vai trazer cor ao seu casamento. E neste contexto, cor é sinónimo de diversão.

11. O sagrado graal dos casamentos modernos é o photobooth

Como César, as fotocabines viram, chegaram e conquistaram. Cumpre todos os requisitos para diversão garantida: os acessórios originais e ligeiramente embaraçosos, o contexto escapatório que ajuda a desinibir e, claro, o registo fotográfico.

Adriana Morais
Foto Adriana Morais

12. Não se esqueça dos mais novinhos

Eles também fazem parte da festa. Pense em como tornar o dia divertido para eles também. Crie um canto onde elas possam encontrar livros para colorir, lápis de cera e outros materiais que os mantenham entretidos. Se quiser investir, contrate alguém para fazer pinturas faciais e modelagem de balões, por exemplo. É sucesso garantido. E os adultos também gostam.

13. O efeito confetis!

Algumas das imagens mais engraçadas que há nos casamentos é precisamente do momento em que os convidados atiram os confetis aos noivos. Ou vice-versa! Quanto mais coloridos, melhor!

João Almeida
Foto João Almeida

14. Use fotografias suas e dos convidados na decoração

Incorpore fotografias nos centros de mesa, no seating plan, em molduras dependuradas do tecto ou nas árvores. Escolha imagens com alguma história e use a táctica do antes e do depois. Os convidados vão delirar se usar fotos suas e do seu noivo de quando eram criança, por exemplo.

15. E a after-party?

Certifique-se que há festa pela madrugada dentro! Contrate um DJ que saiba como manter a pista de dança animada ou faça uma pesquisa e crie uma lista dos melhores espaços after-hours que há nas redondezas.

João de Medeiros
Foto João de Medeiros

16. Personalizar, personalizar, personalizar!

Monogramas é uma forma de personalizar, mas antiquada! E que tal criar uma hashtag no Instagram e facebook e desafiar todos os convidados a partilhar as fotos do casamento usando essa hashtag? Pense numa coisa engraçada e pouco óbvia!

17. Convide todos a deliciar-se com um bar de gelados

Divirta-se a escolher combinações de cores e de sabores. E divirta-se ainda mais a comer os que preferir. A Santini tem um carrinho de sorvetes que vai encher as medidas de toda a gente.

18. E já agora uma carrinha de street food

Estão a fervilhar um pouco por todas principais cidades do país, porque não fervilharem também no seu casamento? Uma carrinha destas às 4 da madrugada depois de uma noite de dança é como um oásis no deserto. É vê-los sorrir.

19. Surpreenda com dois vestidos de noiva

Um para a cerimónia, outro para a festa. Um clássico e elegante, com corte princesa, que homenageie a sua delicadeza e feminilidade. Outro arrojado e atrevido, que lhe dê a fluidez de movimentos que precisa para se divertir como merece no seu grande dia.

João Almeida
Foto João Almeida

20. O que acha da ideia de um posto para os convidados?

À semelhança dos pontos de turismo, este espaço reuniria todas as informações que os seus convidados vão precisar para ‘navegar’ pela festa: diversões, horários, convidados de honra, até um mapa. Inspire-se nos peddy papper da sua infância.

Faça uma gestão saudável do stress na fase de preparativos do seu casamento. Afinal de contas, é de uma festa que se trata! O seu dever é divertir-se. Divertir-se consigo, com a sua cara-metade e com todos os que escolheu para fazerem parte da sua vida.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação