PT Login
PT

3 aspectos essenciais se vai casar de segunda à sexta: descubra a nova tendência!

É a lei do mercado. Quanto maior é a procura, menor é a oferta. Menos oferta, preços mais altos, claro! Ao longo das últimas décadas, tem sido mais popular (e mais recomendável) casar ao sábado ou ao domingo. São os dias livres da grande maioria das pessoas e por essa razão institucionalizou-se que estes fossem os dias apropriados para as grandes festas. Mas será que tem mesmo de ser assim?

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

Nos últimos anos, o mercado dos casamentos descomplicou-se. Surgiram as empresas de casamentos low cost, como a Pop Up Weddings e a Outlux – Premium Low Cost Weddings&Event; apareceram alternativas out of the box para os casamentos, como os naked cakes ou os bolos de casamento feitos com pastéis de nata, donuts, suspiros, macarrons e outros doces que nos habituámos a ver servidos à unidade; e as reportagens fotográficas dos casamentos começaram a ficar mais naturais e menos ensaiadas (mais bonitas também). E agora outra tendência começa a surgir também: casar num dia de semana! É que de 2ª a 6ª as vantagens estão todas do lado do casal. Melhores preços, menos “concorrência” e profissionais mais disponíveis. E melhor será a sua margem para negociação. Pelo menos, por enquanto. Se não se sente preparada para negociar, confie esse trabalho a um/a wedding planner e vai ver como consegue poupar. Peça orçamentos para sábado ou domingo, peça orçamentos para um dia da semana e compare.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

E se os preços começam a parecer-lhe mais simpáticos planeando um casamento standard, tornam-se ainda mais competitivos se estiver a planear um destination wedding. Os hotéis tendem a praticar (e abertamente) preços diferentes aos dias de semana e aos fins de semana. Os seus convidados até agradecem!

Pedro Filipe FotografiaSolicite informação sobre “Pedro Filipe Fotografia”
Foto Pedro Filipe Fotografia

Porque a maioria das empresas e profissionais da área têm os fins de semana ocupados com outros casamentos e eventos, torna-se mais difícil fechar as datas para a sua quinta de sonho, para o seu fotógrafo preferido. Até o bolo de noiva que escolheu pode demorar. Mas e se lhe dissermos que mudando a data do seu casamento para um dia de semana tudo isso pode mudar? E vai até estar a ajudar estas empresas, garantindo que o seu negócio não dependa apenas dos fins de semana.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

Convencido/a? A Zankyou lembra-lhe três coisas com as quais deve ter uma atenção especial se for casar de 2ª a 6ª.

O envio dos convites

A antecedência com que envia os convites é muito importante. Precisamente porque para marcando o seu casamento para um dia de semana em que a maioria das pessoas está a trabalhar (e em que a expectativa de que haja um evento como um casamento é menor) precisa de dar uma margem de manobra maior aos seus convidados. Alguns terão de pôr um dia de férias nessa data. Outros aproveitarão para tirar a semana inteira de férias, dependendo, por exemplo, da localização do seu casamento. Imagine que escolhe uma bonita praia portuguesa a menos de 100 quilómetros do sítio onde mora e onde moram a maioria dos seus convidados? Alguns podem querer aproveitar a deslocação necessária e ficar usufruir da paisagem. Por isso é importante que lhes dê tempo suficiente para se organizarem. A etiqueta diz-lhe entre 3 a 6 meses. Mas tenha uma atenção especial atenção com as amigas que escolheu para damas de honor e com os padrinhos do casamento.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

A escolha do dia de semana

Também pelo bem-estar dos seus convidados, tenha cuidado com o dia que escolhe. As sextas-feiras são os dias mais populares para quem escolhe casar num dia de semana. Estão muito perto do fim de semana e, por essa razão, tornam-se o dia menos inconveniente para os seus convidados. Aqueles que escolheram tirar apenas um dia de férias para ir ao seu casamento, não terão de se preocupar com o dia seguinte (que é na grande maioria dos casos, confessemos, um dia de ressaca). O caso seria diferente se optasse por uma quarta ou uma terça-feira.

CerejaSolicite informação sobre “Cereja”
Foto Cereja

Antes de escolher a data, olhe bem para o calendário. Sublinhe as semanas com feriados. Veja os dias em que calham. Seja estratega na sua escolha. Ao contrário do que possa imaginar, evite o mês de agosto (em que as pessoas querem ser livres para fazer as férias que escolheram) ou, tendo mesmo que ser em agosto, aposte na primeira ou última semana.

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Inspiração Mary Me. Foto João Almeida

Mas imagine outro cenário: quer um casamento pequeno, apenas com familiares e amigos mais próximos. Trabalha numa profissão em que os turnos são rotativos, os feriados não existem e trabalhar aos fins de semana é a regra e não a excepção. Os seus amigos também. Então queira explorar mesmo as opções disponíveis para casar a uma quarta-feira, por exemplo. Quanto mais improvável a data, maior a sua margem de manobra. Desde que não desconsidere a primeira regra de ouro: antecipar, antecipar, antecipar! Assim se poupa.

O tamanho do casamento

Por razões de logística, o tamanho do casamento (e número de convidados) pode afectar a sua decisão. Se tiver uma lista com mais de 200 convidados, torna-se mais difícil gerir a escolha de casar a uma segunda-feira, por exemplo. Isto porque se arrisca a ter de despender mais tempo com cada um dos convidados para explicar a sua escolha e garantir a presença de todos. Não quer dizer que não seja possível, é só mais complicado. Porque fazer algo que não é o esperado traz sempre consigo o trabalho adicional de educar os outros acerca do que fazemos. E o esforço de ter de fazer isto 200 vezes ou mais talvez não compense os euros que vai estar a poupar.

Pedro Filipe FotografiaSolicite informação sobre “Pedro Filipe Fotografia”
Foto Pedro Filipe Fotografia

Escolha a data que escolher, o que a espera é um dia feliz. Celebre-o com toda a intensidade que conseguir.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação