4 dicas para escolher a roupa para um casamento de Verão

Estamos no Verão, o que quer dizer que estamos em plena “época dos casamentos”. Por isso sabemos que existe uma grande probabilidade de ter sido convidada para fazer parte do grande dia de algum amigo ou familiar e estamos aqui para a ajudar a escolher o visual certo para um casamento de Verão!

Se ainda não decidiu o que vai vestir, está mais do que na altura de o fazer. Escolher um visual pode ser stressante se não pensar nele com tempo, assegurando-se de que tem tudo o que precisa.

PronoviasSolicite informação sobre “Pronovias”
Pronovias

Antes de mais, procure reunir com antecedência o máximo de informação possível sobre o casamento de Verão. Saber se irá passar o dia numa sala com ar condicionado ou num espaço exterior exposto ao sol pode fazer uma grande diferença na escolha dos tecidos, por exemplo, de forma a garantir que irá estar suficientemente confortável para desfrutar a 100% da cerimónia e da festa. E isto aplica-se a todos os convidados, quer sejam homens, mulheres ou crianças.

Veja também as convidadas de casamento mais fashionistas!

Tendo tudo isto em consideração, convidamo-la a seguir algumas linhas orientadoras para evitar cometer erros:

1. Tenha em conta o Dress Code do casamento

Para decidir o que vestir num casamento de Verão deverá por começar por ler com cuidado o convite, verificando se foi solicitado algum dress code específico: “black tie”, “casual”, etc. A tendência actual é dar maior liberdade de escolha aos convidados, mas não quer dizer que a mesma se aplique a todos os casamentos. Há também quem siga a moda de pedir aos convidados para se vestirem de uma determinada cor. Por isso, há que respeitar em primeiro lugar a vontade dos noivos.

Rosa ClaráSolicite informação sobre “Rosa Clará”
Rosa Clará

Entretanto, e apesar de esta ser uma estação do ano mais descontraída, que apela aos vestidos mais leves e curtos, é preciso ter consciência que um casamento de Verão requer igualmente formalidade. Por isso, opte pelos modelos com o comprimento na altura ou ligeiramente acima do joelho, que ficam sempre bem em qualquer ocasião, respeitando as regras do dress code do casamento. Já para os casamentos ao fim da tarde ou à noite pode optar também pelos vestidos longos, que se querem mais simples no primeiro caso e opcionalmente mais elaborados no segundo.

Veja também 7 dicas infalíveis para que uma convidada de casamento esteja perfeita no dia do evento

2. Recorra ao seu bom senso na escolha dos sapatos para um casamento de verão

Hoje em dia há sandálias para todas as ocasiões, mas há que ter a noção de que as sandálias desportivas são bastante diferentes das sandálias de pele e que há diferentes modelos destinados a diferentes atividades. Por isso, na escolha dos sapatos para um casamento de Verão, há que usar o bom senso: um vestido de festa lindíssimo pode perder toda a graça quando combinado com sandálias que seriam mais adequadas a um churrasco de família no jardim lá de casa. Não será necessariamente obrigada a usar saltos altos, mas escolher calçado confortável não significa optar por modelos casuais ou práticos. O mesmo se aplica às crianças.

Atelier Gio Rodrigues | Foto Momento CativoSolicite informação sobre “Atelier Gio Rodrigues | Foto Momento Cativo”
Atelier Gio Rodrigues | Foto Momento Cativo

Veja também Crianças e adolescentes – que roupa usar num casamento?

3. Opte por usar chapéu para um visual cheio de estilo

Os chapéus estão na moda, por isso se gostar deste visual… força! Especialmente se for a um casamento de Verão de manhã ou início da tarde, não só para marcar o estilo e a sofisticação do look final mas também para a proteger do sol.

Em relação ao tamanho e modelo do chapéu, opte por um modelo com o qual se sinta confortável e que se adeque ao seu tipo de corpo e altura. Se é alta, evite chapéus altos e, se gostar, use chapéus de aba larga. Se for baixa, evite grandes chapéus e modelos muito estruturados, optando por chapéus mais pequenos e com poucos pormenores.

Momento Cativo Solicite informação sobre “Momento Cativo ”
Momento Cativo

Tenha também atenção mais uma vez ao dress code dos casamentos: de um modo geral, o tamanho dos chapéus deve diminuir ao longo do dia.

Veja também Chapéus de aba larga: modelos elegantes para convidadas com estilo.

4. Obedeça às regras das cores

Decerto conhece a regra de não usar branco, que é a cor exclusiva da noiva, mas não se esqueça também de incluir na proibição o marfim, champanhe e padrões com mais branco do que cor. Se tiver a mais pequena dúvida quando estiver a considerar comprar um vestido, provavelmente significa que é demasiado branco. Por isso… compre outro!

Veja também regras de protocolo de casamento: sabia que o vermelho está proibido?

David ChristianSolicite informação sobre “David Christian”
David Christian

As cores vivas e os estampados alegres e florais são perfeitamente indicados para um casamento de verão, apesar de ter que ter algum cuidado para não chamar demasiado a atenção. Cores leves e neutras, como o verde-água, o salmão ou o amarelo claro são também algumas opções, assim como a renda, que é sempre bem-vinda.

Esperamos que estas dicas a ajudem a escolher o seu visual de convidada para um casamento de verão. Para mais inspiração veja também o look que faz sucesso entre as convidadas de 2016: cause sensação com o macacão certo! e para complementar o visual veja as nossas dicas de makeups perfeitas para um casamento de Verão.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação