PT Login
PT

4 técnicas de relaxamento perfeitas para reduzir o stress diário e de pré-casamento

O stress é uma das “doenças” psíquicas mais recorrentes do século XXI. Sem ser propriamente uma doença, consiste num conjunto de reacções que levam as pessoas a um estado de alteração incomum, o qual pode provocar males maiores, como a ansiedade e a depressão.

Ainda que o stress esteja estreitamente ligado ao trabalho, este estende-se a qualquer âmbito da vida que suponha uma mudança repentina da rotina, convertendo-a em algo caótico. Também costuma ser consequência de acontecimentos de imensa importância, como o seu casamento, cujo sucesso depende do seu bem-estar. Quer se se vá casar quer sofra o stress de um dia-a-dia desesperante, sem tempo para pensar, apresentamos-lhe uma série de técnicas para relaxar e dizer adeus ao assunto stress. Continue a ler e descubra o que temos para lhe contar:

Foto: sheff

Trabalhe a mente: meditação

A meditação é uma forma de relaxamento com a qual consegue reduzir, consideravelmente, o stress. Através dela, a mente de uma pessoa consegue libertar-se do mundo e alcançar um estado de concentração extremo. Com esta técnica de origem oriental, o lado psíquico alcança um estado transcendente, alimentado por sentimentos positivos. Desta forma, por meio da mente, o corpo centra-se em controlar a respiração e relaxar, captando a energia interna e alterando a consciência, com consequências neurofisiológicas. Com este nível de paz mental enfrentará o seu dia-a-dia com maior determinação e entusiasmo; os maus pensamentos e situações complicadas começam a ser vistos de um ponto de vista mais positivo. Coloque música evocativa e deixe-se levar pelo poder da mente. 

Foto: mimagephotography

Relaxe os músculos

Isso mesmo, a eliminação do stress pode ser conseguido com uma série de procedimentos físicos capazes de relaxar a mente e corpo da mesma forma. Tal como acontece com a meditação, a mente tem um papel bastante importante no desenvolvimento destas técnicas, assim como a respiração. Tente esticar todos os músculos do seu corpo (sim, também aqueles que nem sabe o nome) pouco a pouco, passando por cada uma das suas extremidades e as suas respectivas partes. Tente relaxar os membros de baixo a cima, isto é, começando pelos dedos dos pés e terminando nos elementos da cabeça (nariz, olhos, boca…). Aperte com força essas parte e solte-as, o resultado produzirá uma curiosa sensação de relaxamento.

Foto: Halfpoint

Utilize o poder da linguagem

Não há nada mais forte que o seu cérebro. Ele é capaz de controlar corpo e mente se souber manejá-lo correctamente. Isso mesmo, as palavras são a maneira de dar forma a tudo o que se passa na sua cabeça e, evidentemente, um dos caminhos para alcançar esse controlo do corpo e da mente.

Feche os olhos e respire. Concentre-se nas diferentes partes do seu corpo, seguindo uma ordem e fale consigo mesma: “as minhas pernas pesam cada vez mais”. E, sim, nesses momentos de máxima concentração, os seus músculos ficam mais pesados, cheios de uma energia tão poderosa que os fazem insustentáveis. A sua única solução é deixa-los cair, soltá-los à sua sorte nesse universo cósmico que se abriu na sua mente. Deixe-se levar. Sentirá que se lança num vácuo, mas sem medo. Repita isto na sua cabeça uma e outra vez até que sinta essa parte do corpo completamente relaxada e em paz.

Foto: eldar nurkovic

Pratique Yoga

Mais do que uma técnica, o yoga é uma disciplina, um dos seis sistemas filosóficos da Índia, estreitamente ligado ao hinduísmo, o budismo e o jainismo. Com ela, tanto corpo como a mente se enriquecem através de umas determinadas posturas (asanas) que abarcam diferentes níveis de dificuldade, sempre com a respiração controlada como base.

As sessões costumam começar com um treino (Saudação ao Sol) e terminam com um relaxamento. Após a actividade, corpo e mente alcançam uma força ideal para enfrentar qualquer situação com uma nova filosofia. Nestas práticas, o poder da mente alcança graus de concentração muito altos. O yoga converteu-se num fenómeno social para orientais e ocidentais, uma forma de vida que, para além de reduzir o stress do cansativo trabalho, proporciona incríveis benefícios para a saúde em geral.

Foto: lkoimages

Tenha calma, o stress não é uma anomalia que acampou unicamente em sua casa. Todos sofrem dele em algum momento! Reuniões, filhos, preparativos, trabalhos para entregar, trânsito…: a lista de motivos para o stress é interminável. Tome nota deste pequeno guia e comece a relaxar o corpo e mente. O stress desaparecerá num abrir e fechar de olhos!

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação