5 coisas essenciais para que a sua cerimónia civil seja um êxito

A união de amor entre duas pessoas deve sempre ser celebrada, mesmo que não sigam nenhuma religião e tenham optado pela cerimónia civil. E como deseja que tudo corra na perfeição, a Zankyou contou com os conselhos e a colaboração da Head Wedding Planner Claudia Gameiro da Lisbon Wedding Planner, para lhe dizer quais as 5 coisas essenciais para uma união civil de êxito! Conheça-as.

1. Participação dos entes queridos

A nossa especialista aconselha que enriqueça a sua cerimónia com a intervenção de leituras das pessoas que lhe são mais queridas, apesar “do casamento civil ser efectuado pelo conservador, que tem um guião legal obrigatório,” e cerimónia pode ser mais apelativa com a participação dos seus familiares e amigos para tornar ainda mais especial e único este momento.

by Gloria Aguiam Fotografas
by Gloria Aguiam Fotografas

2. Ensaie a entrada

Sim! Pratique a entrada, é o seu momento, e é único, irrepetível que deve ser ensaiado previamente. Cláudia dá-lhe umas dicas: “o caminhar da noiva ao longo do corredor deve ser elegante, pausado e calmo, de modo a que as fotos saíam bem e a noiva tenha uma entrada triunfal. O olhar deve ser frontal e nunca de olhos no chão.” Saiba antecipadamente a vossa posição no altar e deixe o seu fotógrafo estar a par de todos os pormenores, desde o tempo, se fará sol ou não, até à hora da cerimónia. Nada deve ser deixado ao acaso.

by Gloria Aguiam Fotografas
by Gloria Aguiam Fotografas

3. A escolha do local

Há uma grande variedade de oferta para a celebração de uma união. Têm assim muitos lugares à vossa disposição, desde numa quinta, na praia ou no palácio! Mas como refere a Head Wedding Planner procurem um lugar que “tenha uma relação muito próxima com vossa identidade como casal, porque no momento da celebração, “two families will become one” e por isso o local escolhido deve identificar-se com os noivos”.

by Gloria Aguiam Fotografas
by Gloria Aguiam Fotografas

4.  Dress Code dos convidados

É essencial dar indicações aos convidados do dress conde / mood pretendido, para como nos conta Cláudia Gameiro não existirem tantas “disparidades no vestuário o que poderá gerar desconforto para alguns convidados.” A especialista dá-nos o exemplo: “se a cerimónia for na praia as senhoras terão que ter alguns cuidados com os sapatos, e até mesmo com o vestuário.” Ao contrário de uma cerimónia que tenha lugar num “monumento histórico grandioso para a celebração, o dress conde tem que ser certamente diferente de quem casa na praia.”  E claro pode contar com a nossa ajuda criando” um site de casamento na Zankyou e fazendo um capítulo sobre dress code/ mood.”

by Gloria Aguiam Fotografas
by Gloria Aguiam Fotografas

5. Não chegue atrasada

A tradição diz que a noiva pode chegar atrasada, mas hoje em dia já está fora de moda! A especialista afirma que até pode “ser interpretado como falta de respeito e por em causa o casamento.” Acredite que é importante chegar a horas porque os conservadores tem vários casamentos para celebrar no mesmo dia” e, bem não irá esperar por si.

A cerimónia civil também tem os seus protocolos e deve segui-los, mas pode, e deve, inovar com as dicas que a especialista Cláudia Gameiro lhe deu para desfrutar do seu grande momento, o dia em que dirá “sim, quero” à sua cara metade!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação