5 tipos de cauda de vestidos de noiva para 5 tipos noiva: escolha a que melhor se adapta ao seu estilo!

São imensas as dúvidas que invadem a cabeça de uma mulher na hora de escolher o vestido de noiva. A noiva é, indiscutivelmente, sempre a protagonista no dia do casamento e o vestido é fundamental para transmitir quem você é, a sua feminilidade, a sua própria personalidade.Portanto, não devemos deixar de fora nenhum pormenor e cada detalhe deve ser pensado e estudado com atenção. Mas isso você já sabe…

Papper moons with Diana Nobre
Papper moons with Diana Nobre

Modelo princesa ou sereia que acaricia o corpo e o que não pode ser descurado é o corte. Data do século XVI, pela primeira vez que surge a cauda no vestido de noiva de forma a indicar a importância real e o estatuto social. Quanto mais longa e decorada a cauda era sinónimo de prestigio.

A cauda depende sempre da forma e corte do vestido e pode ser de 5 tipos:

1. Cauda Varrida

A cauda varrida é a única com um comprimento necessário para cobrir os pés da noiva. É o tipo mais básico que pertence a vestidos de noiva simples. Encontramos este tipo de cauda em modelos estilo império, feita com tecidos finos, leves e etéreos.

Gio Rodrigues
Gio Rodrigues

2. Cauda Watteau

Este tipo de cauda começa na parte superior do vestido ou das costas e costuma ter o mesmo tamanho que o vestido. É ideal para usar com um vestido de noiva justo. Adapta-se bastante bem para cerimónias clássicas e tradicionais.

3. Cauda Capela ou Catedral

Para as noivas românticas que querem ser umas princesas no seu grande dia, aconselhamos a cauda capela que atinge um metro e meio de comprimento ou a cauda catedral que chega a dois metros.

Pronovias
Pronovias

4. Cauda Real

Para as noivas que sempre sonharam com uma longa cauda real, recomendamos um vestido como o que a Victoria da Suécia usou. São indispensáveis, neste caso, a presença das damas de honor que irão ajudar a noiva a chegar ao altar sem dificuldade.

5. Cauda desmontável

Esta é uma das opções mais práticas para aquelas noivas que não querem dispensar a cauda mas que, ao mesmo tempo querem sentir-se livres e leves. Este tipo de cauda tem a vantagem de poder usar durante a cerimónia e depois tirá-la para se sentir mais à vontade e poder dançar a noite toda.

Rosa Clará
Rosa Clará

Aqui estão algumas dicas simples:

1. Não escolher uma cauda muito longa se a sua altura for inferior a 1,65 cm.

2. Fundamental para as caudas mais compridas é ter uma pega que permita à noiva possa segurar entre os dedos e levantá-la, facilitando os movimentos.

3. Outra coisa a não esquecer quando vestido tem cauda é que nunca deve caminhar para para trás.

4. Regra para não se esquecer: no caso de ter um véu longo, tenha em mente que este deve sempre exceder o comprimento da cauda.

Roberto Panciatici Photography

Também não pode perder:

27 véus de noiva 2017 que a farão ainda mais especial. Tome nota!

55 acessórios para noiva 2017 que não vai querer deixar escapar. Marque a diferença!

O que não vos contaram sobre a lingerie de noiva: o que não se vê também faz a diferença!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação