7 dicas incríveis para poupar no seu casamento e mais!

A actual conjuntura económica tem-se sentido nos casamentos, casar-se custa dinheiro e, para a maioria dos casais, organizar uma grande festa na companhia da família e dos amigos leva a que se façam alguns esforços económicos importantes, especialmente em elementos como o banquete, a lua-de-mel ou a roupa dos noivos e dos convidados que têm um papel importante na cerimónia.

Têm de se ajustar financeiramente na hora de planificarem o vosso casamento? Não se preocupem, temos, aqui, compiladas algumas dicas para reduzir os gastos e fazer com que o vosso casamento seja como sempre sonharam. Pondo em pratica algumas destes conselhos, é possível poupar dinheiro sem se ter de privar de coisas importantes e sem pôr de parte a essência e o toque pessoal que querem transmitir no grande dia. Prontos para descobrir como?

Detail Life Style Photography

Casamento em época baixa 

Sabia que casar nos meses de inverno fica mais económico e conseguem-se descontos que nem imagina? O mesmo acontece se escolher dias que não são comuns para dar o “sim”, como a quinta-feira ou o domingo ou, também, a hora da celebração – não é o mesmo valor num casamento de manhã ou no inicio da tarde que uma celebração à noite – Assim, abra a sua mente e comece a imaginar como pode ser especial e mágico um casamento de inverno ou convidar a vossa família e amigos num dia ou hora fora do normal.

Reduzir a lista de convidados

É importante reduzir ao máximo a vossa lista de convidados e pensar bem nas pessoas que querem que estejam presentes no vosso dia especial. Assim, ponham de parte familiares que não tenham ligação ou colegas de trabalho que não mantenham uma relação de amizade verdadeira.

Âme momentos

Um casamento casual 

E porque não optar por algo mais simples, íntimo, sem luxos, que não requeira uma etiqueta demasiado elegante? Talvez um casamento handmade num local natural (no campo ou na praia), uma casa ou propriedade familiar, em que os noivos e os seus convidados se apresentem com um outfit informal, no entanto, com estilo e bom gosto, inclusivamente podem definir um tema particular para a festa.

Roupa para alugar 

O estado socioeconómico actual não é o melhor, por isso, se não dá demasiada importância ao facto de ter de usar um vestido exclusivo e a estrear no seu grande dia, pode aluga-lo e poupar, em media, mais de 1.500 euros, claro que, sem renunciar às últimas tendências nem deixar de se sentir bonita e elegante.

Existem lojas de alugar vestidos com tecido de alta qualidade e com fantásticos modelos das marcas de noivas mais conhecidas, que, com um atendimento e aconselhamento personalizado fazem com que o seu vestido fique fabuloso para o grande dia, como se fosse um exemplar novo comprado numa loja de vestidos de noiva de renome. O noivo também poderá recorrer a esta opção para conseguir um o fato impecável e, inclusivamente, os vossos familiares podem beneficiar das vantagens de alugar as suas roupas em plataformas online de alugar. Outra opção é que lhe emprestem o vestido ou alguns complementos como o véu, o cocar ou as jóias, que, aliás, dizem que dá boa sorte ao futuro casal.

Alternativas ao banquete

É importante que procurem e comparem preços entre os diferentes fornecedores, no entanto, está cada vez mais na moda oferecer alternativas mais económicas e diferentes ao tradicional banquete nupcial, como por exemplo um brunch – ideal para casamentos indie ou hipster -, uma comida estilo buffet para que cada convidado se sirva como quiser, um pic-nic, uma comida caseira ao ar livre no jardim ou ainda um cocktail se se tratar de um casamento de final de tarde.

Por Magia

DIY ao poder

Desde os convite e detalhes de papelaria (ou fazer convites digitais para os que utilizam as novas tecnologias), passando pelo seu look beauty (maquilhar-se e pentear-se a si mesmo caso tenha jeito) até à decoração do casamento e preparar a comida que irá ser oferecida na festa, são elementos possíveis de serem aplicados na febre “fá-lo tu mesmo” e dá-vos a possibilidade de poupar alguns euros. Não percam as 6 lembranças amorosas, com um toque pessoal, para as suas damas de honor para pôr em prática no seu casamento.

Fotógrafia e vídeo de casamento

São outro dos grandes gastos de um casamento mas lembre-se que são também as memórias que levam do seu casamento. O nosso conselho é que confie sempre o seu álbum de fotos a um profissional, existem alguns que dão a possibilidade de contratar só DVD com as imagens e fotos em bruto, para que depois possam fazer, vocês mesmo, o vosso álbum. Mas não abdica do trabalho de um profissional, as suas memórias são uma das coisas mais importantes do pós-casamento!

Ah! Alguns dos conselhos de última hora são: negociar possíveis ofertas e descontos com os vários fornecedores, comparar os orçamentos e fazer uma relação qualidade-preço; reservar e contratar tudo com antecedência; ser realista com o orçamento verdadeiro, sem ter em conta os possíveis presentes. O que podem fazer? Abrir uma conta comum para irem colocando todos os gastos do casamento; fazer uma lista das vossas prioridades (fotógrafo, banquete, roupas, decoração), colocando no inicio o que mais vos interessa e ir contratando por essa ordem; controlar os pagamentos que vão fazendo e, por último, pagar tudo pontualmente para que não exista nenhuma penalização extra. Esperamos que estas dicas vos dêem resultados úteis!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação