8 estilos de vídeos de casamento, qual é o seu?

O que fica do dia do casamento? As memórias das emoções vividas, as fotografias e o filme! Por isso, quem decide casar aposta cada vez mais nos melhores profissionais e na originalidade de estilos. A oferta, actualmente, é vasta, pelo que os noivos dispõem de vários estilos de vídeos de casamento para registarem os momentos marcantes de um dia que irá ser certamente um dos melhores das suas vidas… e não só!

Miguel Matos Fotografia
Miguel Matos Fotografia

A Zankyou, com a ajuda dos nossos especialistas na matéria, mostra 8 estilos de vídeos de casamento que poderão utilizar em vários momentos deste grande projecto que marca o começo de uma vida a dois!

1. Vídeos de casamento em Stop Motion

O fantástico vídeo que mostramos abaixo utiliza uma técnica chamada Stop Motion. Segundo a 24Frames Cinematography, “trata-se de uma técnica cinematográfica frequentemente utilizada em animação, que quando aplicada aos vídeos de casamento dá um efeito muito criativo e original”.

Basicamente, a técnica “consiste na edição/animação de uma série de imagens/fotografias num filme stop motion”, explicam, acrescentando que “tem excelentes resultados quando aplicada a vídeos de casamento curtos e criativos, como por exemplo um Save the Date ou as Engagement Sessions.

Há quem utilize a técnica também em teasers do casamento, como o exemplo que podem ver aqui. No entanto, a 24Frames Cinematography diz gostar da “junção de vídeo com stop motion para realçar certas partes ou conferir algum significado em concreto”. É o caso do exemplo acima, onde a técnica é utilizada na parte escrita da mensagem.

2. Mixed – Media Wedding Vídeo

Esta é outra técnica utilizada em vídeos de casamento, que “consiste em combinar diferentes estilos de vídeo, como os vídeos com grão ao estilo Super 8, documentário e cinematográfico, remetendo para uma sensação texturizada multidimensional”, explica-nos a 24Frames Cinematography.

3. Vídeos de casamento estilo vintage

Para os noivos actuais mais românticos que apreciam um estilo retro, este é o estilo de vídeos de casamento ideal, pois “combina um pouco do passado com um toque moderno”, explica-nos a 24Frames Cinematography, salientando a importância fundamental da música escolhida como fundo (como acontece, aliás, em todos os outros estilos de vídeos de casamento). Neste caso, é “necessário ter especial atenção ao tema e época que se pretende retratar”.

4. Vídeos de casamento estilo videoclipe

Nos vídeos de casamento estilo videoclip não há falas (ou praticamente nenhumas), sendo a ideia escolher-se um ou mais temas que sirvam de banda sonora à edição.

É o caso destes dois vídeos de João Vieira Filmes:

5. Vídeos de casamento em forma de documentário

Neste estilo de vídeos de casamento a ideia é percorrer o dia, desde os preparativos até ao final da festa, como se tratasse de um filme ou documentário. Neste caso, para além de se captarem os momentos mais especiais, será necessário uma edição pormenorizada que inclui descrições e até relatos dos noivos ou convidados, etc. É o caso deste vídeo aqui.

6. Vídeos de casamento tipo Marryoke

Este estilo de vídeos de casamento leva mais adiante o conceito de videoclipe, sendo a grande diferença o facto de os noivos e os convidados aqui terem mesmo de cantar! Mas não se preocupem, porque a ideia não é mostrar os dotes vocais de cada um, até porque a montagem final é realizada com a música original. O objetivo, no fundo, é fazer playback, para um resultado divertido ou até mesmo romântico, consoante seja o intuito final. Para elaborar este vídeo será preciso filmar os noivos e convidados durante o casamento a cantar, pelo que convém que a escolha do tema seja do conhecimento geral. Curiosos? Cliquem aqui.

7. Vídeos de casamento em slideshow

Este estilo de vídeos de casamento é ideal para relembrar diversos momentos do casamento, reunindo as melhores fotografias do dia. É o caso do vídeo abaixo de Rui Teixeira Photography:

8. Vídeos de casamento em Slow Motion Booth

Finalmente, falamos de um estilo de vídeos de casamento que reúne o conceito das fotografias instantáneas com a técnica de filmagem em câmara lenta (ou, melhor, muito lenta). O mais famoso na Internet é este aqui.

Veja também 20 dos melhores videógrafos de casamento em Portugal.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação