A chave dos momentos: escolha a música mais adequada

Uma das perguntas mais colocadas aos DJ’s é: que músicas devo escolher para os chamados “momentos-chave” do casamento?

A tendência é revolver o baú das memórias e ir buscar aquela música que tocava na rádioquando deram o primeiro beijo, ou a primeira música que dançaram juntos, ou outro momento marcante, mas que em 99% dos casos implica uma melodia bem lenta, ternurenta e com uma “letra” cheia de significado.

Foto: Kate Webber Photography

Poderá parecer a escolha mais acertada, mas não será a mais indicada para o momento.

Confusos? Eu passo a explicar.

A cerimónia de casamento, seja religioso ou civil, é um momento solene, que deve ser acompanhado por música que glorifique cada instante. Os rituais religiosos são bastante mais rígidos que o cerimonial civil, mas pode ser interessante ouvir alguns temas mundialmente conhecidos, interpretados pelos “The Piano Guys”, que por acaso apresentam uma formação mais variada e uns arranjos fabulosos.

Marcos photgraphy
Entrada da noiva. Foto: Marcos Pedro Photography

Os restantes momentos, vividos no decorrer da boda, devem ser uma exaltação à alegria e à felicidade que se antevê para os recém-casados.Para a entrada no salão, nada mais indicado que uma música com “garra”, algo que faça osnoivos entrar em apoteose. Nos últimos anos usaram-se temas dos Coldplay, dos Imagine Dragons, dos Scissor Sisters, etc.Temas românticos e muito melosos, por mais poética que seja a “letra”, são totalmente desaconselhados.

Rising Fotografia de casamentos
Alegria e felicidade dos noivos no baile. Foto: Rising Fotografia de casamentos

O momento é para ser aplaudido por todos os convidados e nada melhor que fazê-lo com música alegre, que declare aberto o banquete.Para a abertura do baile, a coisa complica-se um pouco. Ou talvez não.

Aqui há várias opções a considerar pelos noivos. Se sabem dançar a valsa, esta será a escolha natural. Geralmente de Viena. Se não sabem dançar a valsa, nem tencionam aprender, será preferível optar pela tal música muito romântica que os uniu, ou ajudou a unir.

Marcos Photography
Foto: Marcos Pedro Photography

Casais mais exuberantes poderão mesmo criar uma exibição coreográfica, com recurso a um Medley produzido pelo DJ. Os mais conservadores, que não dominem os passos da valsa, podem sempre recorrer aos eternos clássicos, como Frank Sinatra, Etta James, Dean Martin ou Louis Armstrong.

Foto: Kate Webber Photography
Foto: Kate Webber Photography

Chegamos ao corte do bolo e aqui temos mais um momento que se pretende seja entusiástico. Geralmente é um momento acompanhado por expressões visuais de alegria, como fogo de artificio, “águas dançantes”, “cuspidores de fogo” ou simples tochas a iluminar o local. A música deve, também aqui, ser escolhida pela grandiosidade e pela vivacidade, nunca pelo romantismo.

Por fim, o lançamento do bouquet às solteiras.

Foto: Kate Webber Photography

Talvez devido ao título, o tema da Beyoncé – Single Ladies (put a ring on it), é o mais escolhido e o mais “desgastado” nos últimos anos. Aconteceu o mesmo com o “It’s raining men”. E que tal se dessem uma oportunidade a temas como “I’m too sexy” dos Right Said Fred, ou “U can’t touch this” dos MC Hammer?

Felizmente, alternativas não faltam e para quem quer realmente primar pela diferença, pode sempre consultar a extensa base de dados que a Mania da Música-Animação de Eventos coloca ao dispor dos seus clientes, que além de apresentar o Top das músicas mais  utilizadas nos “momentos-chave” do casamento, possibilita a criação de listas com os temas que querem mesmo ouvir e, também muito importante, com o que não querem de todo escutar num dia tão especial.

Foto: Kate Webber Photography

Também poderão consultar com os vossos Wedding Planners, tais como: Design Eventos ou Casar Ontem, hoje e amanhã que ajudarão de certeza nesta escolha que parece fácil mas requer voz de profissionais.

Guest Blogger: José Carlos Ferreira  
Dj em Mania da Música – Animação de Eventos

É entendido no mundo dos casamentos e quer escrever para a Zankyou? Entre em contacto

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação