AhHa! Photos: Ana & Rui uma dupla de fotógrafos de casamento com uma essência única!

A reportagem do seu casamento é algo fundamental para conseguir aquelas memórias perfeitas que só de olhar, parece que estamos a viver o dia novamente… e essa sensação é tão boa não é? Também quer poder senti-la? O segredo está em contar com uma equipa de profissionais de fotografia de casamento, capaz de criar essa magia através da sua lente!

Hoje tivemos à conversa com a Ana e o Rui que criaram a AhHa! Photos aquela que poderá ser essa equipa perfeita, para conseguir a melhor sensação ao folhear o seu álbum de casamento e ficamos a entender porquê! Não é por acaso que foram um dos favoritos dos noivos Zankyou na passada listagem de melhores fotógrafos Lisboa.

AhHA! Photos
AhHA! Photos

Eles são a Ana e o Rui, são marido e mulher há quase 14 anos: somos uma equipa, sempre – confessaram-nos com certa cumplicidade. A Ana formou-se no ETIC pelo ano 1991, na era analógica, quando ainda o digital era uma miragem, e apaixonou-se!  Paixão que retomou há cerca de 5 anos atrás. Recomeçar uma vida profissional é um desafio, é aliciante, motivador, por vezes animador, mas ao olhar para trás percebe-se que o caminho é este, que não há como voltar. – confessa a Ana, emocionada pelo aquilo que faz.

Por outro lado, o Rui trabalhou sempre em áreas distintas da fotografia, geriu pessoas, projectos e trabalhos. Trouxe consigo, durante todos estes anos, a vontade de ser fotógrafo, um sonho escondido dentro de uma gaveta. A motivação que a Ana lhe imprimiu fê-lo deixar o sonho e abraçar uma visão, ser fotógrafo. Concluiu, com mérito, o Curso de Fotografia da ETIC. Hoje estamos aqui, o caminho não existe, faz-se e faz-se caminhando! – contaram-nos entusiasmados ao recordar o trabalho que têm vindo a realizar ao longo dos último anos!

AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos

Cristiana, Zankyou: Como surgiu a AhHa! Photos

Ana & Rui: Considerámos que não fazia sentido viver sonhos separados, criar visões paralelas. Optámos por unir os nossos saberes, a nossa paixão e juntos arriscar tudo. Como um respirar pela primeira vez, criámos a AhHA! Photos. Fotografar, registar emoções, andar pelo país e pelo mundo a fazê-lo é agora a nossa vida, e gostamos! Gostamos muito! O nome surgiu através da consultoria, através do conceito “AhHA! moments”, ou seja aquele momento “Eureka”. AhHA! Photos, porque queremos que todas as nossas fotos sejam um momento AhHA!, um momento “Eureka”, “Bingo”!

AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos

Cristiana, Zankyou: Até onde querem chegar? O que vos move?

Ana & Rui: Queremos chegar ao fim. Seja lá onde isso for! Mas quando chegarmos ao fim queremos olhar para trás e ver que tudo valeu a pena! Queremos deixar um legado, sem dúvida! Isto para nós não é um trabalho, é uma paixão, uma arte. 

Poderão perguntar: Mas isso de deixar um legado não é ambicioso e pretensioso demais? – Não! Não é! Para nós um trabalho, não é apenas um trabalho! É “O” trabalho! Estamos sempre lá de corpo e alma, com toda a dedicação que conhecemos, a dar sempre o máximo de nós. Queremos estar sempre a aprender, sempre a fazer melhor. Nunca damos menos do que o máximo de nós! Se isto não deixar um legado então não valeu a pena!

AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos

Cristiana, Zankyou: Afinal, como descrevem o que fazem? Como é o vosso serviço e que o vos faz diferente?

Ana & Rui: Dizer que fazemos fotografia é demasiado redutor. Dizer que imortalizamos momentos é presunçoso. Nós registamos emoções, sorrisos, lágrimas, momentos.

Retratamos o que está a acontecer, recriamos alguns momentos, transportamos pormenores. A fotoreportagem é o nosso registo, não gostamos nada de fotografias forçadas, em pose. Gostamos muito de fotografias com risos, lágrimas soltas e contidas, sorrisos, abraços e beijos, penteados e despenteados, aprumados e desfraldados… O nosso mote é que quem não esteve no casamento possa olhar para o nosso trabalho e sentir como se lá estivesse estado, sem artifícios.

Ana & Rui: O que nos faz diferentes? Somos sempre os dois em todos os eventos. E isso tem sido a nossa maior vantagem! Não somos um fotógrafo e um assistente. Somos sempre dois fotógrafos, com dois olhares diferentes sobre o mesmo assunto. Ficamos maravilhados com a diferença de olhares que existe entre nós os dois, percebemos o quanto redutor pode ser um de nós não estar presente. Conhecemo-nos bem! Sabemos sempre com o que podemos contar. Conseguimos ter o mesmo momento de duas perspectivas diferentes. Apanhamos mais momentos.

O profissionalismo. Sem falsas modéstias, somos profissionais! E somo-lo desde o primeiro contacto. Ajustamo-nos, damos respostas, somos céleres, correctos, sabemos muito bem do que falamos, não nos comprometemos com o que não conhecemos ou não sabemos fazer. O que fazemos, fazemos bem. O que não sabemos ou não queremos fazer, não fazemos e dizêmo-lo. Não queremos gorar expectativas, preferimos perder o cliente a comprometermo-nos com o que não fazemos.

O nosso passado profissional. Contactámos com muitas pessoas, conhecemos muitas realidades. Trabalhámos sempre em “contra-relógio”. Em consultoria é tudo para ontem. Estamos habituados à pressão. Claro, a nossa formação académica e pessoal. Para além da nossa formação técnica, que é muito boa, temos uma excelente formação académica e pessoal.

AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos

Cristiana, Zankyou: Como fazem o vosso trabalho no grande dia?

Ana & Rui: Num casamento, o nosso dia começa com os noivos, na sua preparação. Enquanto a Ana fica com a noiva, entre maquilhagem, penteados, risos e lágrimas, nervos, muitos nervos (ou não!), abraços da mãe, do pai, das amigas; O Rui fica com o noivo. Apesar de uma preparação mais rápida, ao noivo dedicamos o mesmo tempo que à noiva, um almoço com os amigos, um mergulho na piscina, um abraço, a mãe, o pai… Há muito para registar neste dia!

O nosso trabalho termina quando os noivos nos mandarem embora. Somos quem passa mais tempo com eles, por isso insistimos sempre numa reunião prévia à decisão de adjudicação. É uma reunião sem qualquer compromisso, para nos conhecermos, para percebermos a empatia, para conversar, com um café, um chá, o que nos apetecer na altura, sobre as expectativas deles, o que nós temos para lhes oferecer. Esta reunião é fundamental. Aconselhamos todos os noivos a nunca adjudicarem com um fotógrafo antes de o conhecerem pessoalmente, vão passar todo o dia com ele, se não houver empatia é uma chatice!

AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos

ristiana, Zankyou: E quais os tipos de serviços que fazem? Têm packs especiais? 

Ana & Rui: No nosso serviço está incluído um DVD/PEN com as fotos em alta resolução, nunca entregamos as fotos por editar, é como entregar um projecto por acabar, não faz sentido. Para os noivos que querem temos um livro digital, em papel premium, com acabamentos de qualidade, e réplicas para os pais, são livros mais pequenos exactamente iguais ao grande, com os mesmos acabamentos.

Fazemos sessão de solteiros, é muito importante, “quebramos o gelo”, conhecemo-nos melhor e facilita muito a interacção entre nós no dia do casamento.

O nosso trabalho com os noivos começa no dia em que nos é pedida a proposta e quando termina? Não sabemos! Temos noivos com quem não termina, já fotografámos os sobrinhos, os baptizados, a gravidez… Todos os noivos ficam connosco! Desde os que nos aconselham aos amigos, aos que reencontramos noutros casamentos, é uma relação muito gira! Adoramos!

AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos

Adoramos ficar a conhecer um pouco mais sobre a AhHa! Photos e é sem dúvida, um fotógrafo de casamento recomendado pela Zankyou. Se quiser conhecê-los ainda melhor poderá fazê-lo através dos contactos em baixo! Não perca esta oportunidade!

Contacto  AhHa! Photos

Página Web: www.ahhaphotos.com
E-mail: geral@ahhaphotos.com 
Telefone: 965 474 312 ou 968 069 035
Facebook: www.facebook.com/ahhaphotos
Blog: www.ahhaphotosblog.wordpress.com

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação