As 10 perguntas que deve colocar para escolher o espaço perfeito para o seu casamento

É uma das decisões mais difíceis que os noivos enfrentam antes do seu grande dia. E uma das mais importantes também, já que determina uma série de decisões subsequentes. Há vários factores a ter em conta antes de escolher o espaço para o seu casamento e nem sempre os noivos colocam as perguntas certas antes da tomada de decisão. Para evitar que cometa o mesmo erro, a Zankyou diz-lhe quais as dez questões essenciais a ter em conta antes de se decidir por um espaço de casamento.

Adriana Morais
Foto Adriana Morais

1. Qual é a capacidade do local?

Por mais que se apaixone por um espaço, a sua decoração e os profissionais que o gerem, é sempre extremamente importante que opte por um local que tenha capacidade para a sua lista de convidados completa. Se a sua lista de convidados é de 300 pessoas, procure um local que tenha condições para receber todos. E, da mesma forma, se a sua lista de convidados é de 50 pessoas, procure um espaço com uma capacidade que se adeque a esse número. Não vai querer alugar um salão de festa para 500 pessoas, certo?

Hotel Vidago Palace
Foto Hotel Vidago Palace

2. Qual é o horário de encerramento?

Se está a pensar em organizar uma festa que dure até de madrugada, então certifique-se que o horário de funcionamento do espaço que escolheu não interfere com os seus planos. Há muitos espaços que têm restrições no horário devido às licenças com que trabalham. E há igualmente espaços que não permitem demasiado barulho a partir de uma determinada hora.

Quinta da Cascata
Foto Quinta da Cascata

3. Possuem mobiliário próprio?

Alguns espaços trabalham sempre com o mesmo mobiliário e o mesmo styling na decoração. Outros espaços, apostam em trabalhos mais personalizados. Quando escolher a equipa com quem vai trabalhar, certifique-se que têm aquilo que você quer e se cobram taxas extra pelo serviço personalizado à sua medida ou se o valor desse serviço está incluído no aluguer do espaço.

My Vintage Wedding Portugal - The Quinta
Foto My Vintage Wedding Portugal – The Quinta

4. Quais são as taxas extras?

Sabe o que é uma taxa de rolha, por exemplo? Alguns espaços permitem-lhe que leve as bebidas consigo (ou que contracte outro fornecedor para gerir o catering de bebidas no seu casamento) mas cobram uma taxa – a taxa de rolha – para que possa fazê-lo.

Quinta do Hespanhol
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo

5. Posso levar os meus fornecedores?

Alguns espaços trabalham em exclusividade com determinados fornecedores, outros dão-lhe mais liberdade de escolha no catering, fotógrafo, hair stylist ou makeup artist.

My Vintage Wedding Portugal - The Quinta
Foto My Vintage Wedding Portugal – The Quinta

6. O espaço possui um gerador próprio?

Porque as falhas de electricidade acontecem, certifique-se que o espaço que escolheu têm um plano B, isto é, um gerador com potência suficiente para que uma falha de electricidade não interfira com os seus planos. Mais, certifique-se que se trata de um gerador silencioso, que possa continuar a funcionar depois das 20 horas e sem interferir com o seu evento.

Quinta Sao Miguel e Arcos
Foto Quinta Sao Miguel e Arcos

7. Há estacionamento para quantos carros?

A ideia é que haja lugar para todos os convidados da sua lista. Não é muito simpático obrigar os seus convidados a estacionar longe do espaço onde escolheu fazer a sua festa de casamento.

Outlux
Foto Outlux

8. O espaço tem ar condicionado?

Faça chuva ou faça sol lá fora, é importante que esteja confortável durante toda a sua festa. E para isso, muitas vezes, é preciso que haja ar condicionado. Para que não sofra com demasiado calor no verão e para que possa estar descontraída no seu vestido de noiva sem precisar de agasalhos mesmo se tiver optado por um casamento de inverno. E o mesmo se aplica a todos os que estiverem presentes no seu grande dia. Pense no conforto deles.

Hotel Vidago Palace
Foto Hotel Vidago Palace

9. Se quiser alargar o horário que combinou, pode fazê-lo?

Imagine que contratou o serviço para um determinado período de tempo e quando o evento vai a meio, percebe que precisará de mais tempo. Pergunte logo desde o início se a equipa do espaço tem flexibilidade para gerir possíveis horas extra.

Quinta do Hespanhol
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo

10. Existe sala para noiva e/ou noivo?

Pode ser importante ter um espaço para si, onde possa vestir-se, maquilhar-se, retocar a maquilhagem ou fazer uma pequena pausa privada sempre que precisar dela.

My Vintage Wedding Portugal - The Quinta
Foto My Vintage Wedding Portugal – The Quinta

Respondidas todas estas questões, resta-lhe depois ter em conta outros ‘pormenores': iluminação e técnica, horário de montagem e desmontagem, área reservada para staff (a banda ou DJ, por exemplo), tamanho e acesso da cozinha e local para descarregar as entregas. Com tudo isto em conta, terá a merecida garantia que escolheu o espaço de casamento perfeito para si e para a sua história de amor.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação