As 50 coisas que não vai querer MESMO fazer no seu casamento

Vamos ser honestos. As pessoas gostam de julgar e avaliar. Na sua festa de casamento, vão haver detalhes que chamarão a atenção das pessoas, para o melhor e para o pior… Os seus convidados não são apenas familiares e amigos queridos, são também potenciais críticos, a quem você quererá agradar. Eles estarão atentos a todos os pormenores (ou pelo menos alguns estarão): o vestido de noiva, a música, o menu, a localização. É o seu grande dia (ninguém lhe tira isso) mas isso não significa que os seus convidados não tenham expectativas em relação à festa. Para eles, o seu casamento também representa um investimento e a partir do momento em que recebem o convite também eles fantasiam com a sua festa.

Foto Diana Nobre
Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

Porque um casamento é uma festa única para si e para as pessoas com quem escolheu partilhar esse grande dia, é importante não deixar nada ao acaso. Há muitos pormenores que ficam esquecidos na altura do planeamento e alguns erros que poderá vir a cometer se não tiver um bocadinho de cuidado. Às vezes, levados pela emoção, os noivos esquecem-se de atar as últimas pontas… Como fazer para que a sua festa seja recordada para sempre como algo mágico e especial?

A Zankyou, com a ajuda de alguns wedding planners e depois de rever os testemunhos de algumas noivas que usaram as nossas listas de casamento, identificou 50 coisas que não deverá fazer (ou permitir) em circunstância alguma. Assim estará a evitar consequências menos felizes. São elas:

  1. Não sacrifique a sua personalidade e o seu estilo para cumprir uma etiqueta com a qual não de identifica. Se der espaço ao medo e à ansiedade, a margem de erro torna-se maior.
  1. Não insista num casamento megalómano. Não é obrigada a convidar todas as pessoas que conhece nem todos os familiares da sua árvore genealógica. É você quem escolhe com quem partilhar o seu dia.
  1. Não ligue a formalidades vazias. Se uma pessoa não diz nada à sua cara-metade, não é necessário que a convide.
  1. Não opte por oferecer aos seus convidados lembranças aleatórias e inúteis. Invista um pouco de dedicação à tarefa e escolha uma souvenir que vá mesmo agradar a todos.
  1. Não faça uma lista de casamento sem indicações da loja ou espaço onde os seus convidados podem comprar os itens em questão. Conhece as listas da Zankyou? Ajudam a especificar exactamente o que se pretende e linkam directamente para o sítio onde comprar o presente. Assim evita ter uma série de prendas sem utilidade ou até repetidas.
Memories FotografiaSolicite informação sobre “Memories Fotografia”
Foto Memories Fotografia
  1. Não guarde nem mostre as fotos mais embaraçosas. Fotos divertidas, sim. Fotos que possam ofender um convidado ou mostrar algo que seja menos adequado, apague-as e esqueça que as viu.
  1. Não queira fotos artificiais. Menos poses, mais naturalidade. Na makeup, não insista numa maquiagem demasiado pesada, prefira os nudes. Numa palavra: elegância.
  1. Não use sapatos desconfortáveis. O dia é longo e os seus pés merecem estar confortáveis para que não a incomodem. Não escolha sapatos que magoem. Se fizer questão de entrar na igreja em salto altos, leve consigo para a festa um outro par, mais confortável.
  1. Não se exceda nos acessórios. Pense na máxima “menos é mais”. É pelo seu conforto.
  1. Não se transforme numa Bridezilla. Os nervos nem sempre são fáceis de controlar mas não deixe que o stress traga o pior de si. Mantenha-se calma. Não grite. Isso não vai resolver as coisas. Pelo contrário.
Foto Cereja
CerejaSolicite informação sobre “Cereja”
Foto Cereja
  1. Não deixe que o noivo suba ao altar a usar tecidos brilhantes ou cores exóticas (a menos que ele queira mesmo muito, muito, muito e isso até combine com o tema do seu casamento).
  1. Não deixe que lhe digam com quem deve casar. As opiniões da sua mãe, da sua irmã e das suas amigas são importantes. Mas a sua é a que conta.
  1. Não escolha um bouquet demasiado pesado.
  1. Não aos véus demasiado compridos. Arriscar tropeçar a cada passo não é o melhor.
  1. Não se iniba de dizer aos convidados qual o dress code. Peça elegância.
Memories FotografiaSolicite informação sobre “Memories Fotografia”
Foto Memories Fotografia
  1. Não tolere chapéus e acessórios megalómanos. Classe e um bocadinho de atrevimento sim. Mas há limites.
  1. Não às más combinações de cor. Verde e vermelho? Roxo e cor-de-rosa fúscia? A sério?
  1. Não aos atrasos. Os que chegarem um pouco tarde, tenham a cortesia de não fazer uma entrada a meio da cerimónia.
  1. Não tenha medo de pedir aos seus convidados que desliguem o telemóvel durante a celebração do seu casamento.
  1. Não aos convidados que só estarão na sua festa pelo bar aberto…
CerejaSolicite informação sobre “Cereja”
Foto Cereja
  1. Não queira uma cerimónia sem flores.
  1. Não escolha vários estilos diferentes (e potencialmente contrastantes) para a decoração do seu casamento.
  1. Não deixe ao acaso a escolha da música que vai tocar no seu casamento. Invista algum tempo a pensar no alinhamento.
  1. Não desconsidere os mais novinhos. Pense em algum entretenimento para eles.
  1. Não escolha um fotógrafo que não saiba camuflar-se. Antes de contractar o profissional que vai registar o seu casamento, certifique-se que é alguém discreto e competente.
CerejaSolicite informação sobre “Cereja”
Foto Cereja
  1. Não deixe que o seu wedding planner defina tudo. Um wedding planner vale ouro, mas tem de escolher alguém que saiba ouvir os seus pedidos e não tenha a intenção de a obrigar a fazer as coisas como ele ou ela acha que devem ser feitas.
  1. Não pose para as fotos. Escolha naturalidade.
  1. Não force os seus familiares e amigos a tirar 257 fotografias consigo. Uma foto basta. Deixe ainda que o fotógrafo capte momentos mais naturais. Uma equipa com pelo menos dois profissionais ajuda nesse sentido.
  1. Mas não se esqueça de ter pelo menos uma foto com os seus familiares mais próximos.
  1. Não é preciso maquilhar o noivo. Nada de base para ele.
Memories FotografiaSolicite informação sobre “Memories Fotografia”
Foto Memories Fotografia
  1. Não alise o cabelo só por um dia se tiver o cabelo encaracolado.
  1. Não precisa de fazer tudo o que a tradição manda. Cortar a liga e a gravata são dois momentos que pode eliminar da sua festa de casamento.
  1. Não precisa de um menu gigantesco. Prefira pratos leves e simples e deixe algumas comidas em buffet para quem tiver mais fome ao longo da festa. Não ao desperdício de comida.
  1. Mas cuidado com a nouvelle cuisine e os seus pratos demasiado pequenos. Não se deixe levar nisso e sirva pratos equilibrados.
  1. Não tente poupar dinheiro com os cocktails. Escolha algumas bebidas clássicas que os convidados vão adorar.
Memories FotografiaSolicite informação sobre “Memories Fotografia”
Foto Memories Fotografia
  1. Não aos gritos que pedem um beijo ou um discurso. Não está num estádio…
  1. Não faça um seating plan que inclua mesas com 20 convidados ou mais. Assim vai ser impossível que todos falem e convivam. Mesas mais pequenas ajudam as pessoas a familiarizar-se melhor.
  1. Não arrisque uma ida ao solário no dia antes da festa. A margem de erro é grande.
  1. Não aos convidados que andam de mesa em mesa a incitar todos os outros a um discurso.
  1. Não deixe que um convidado mais atrevido interrompa a banda ou o dj para discursar.
CerejaSolicite informação sobre “Cereja”
Foto Cereja
  1. Não tenha só o bolo de noiva. Tenha também algumas tabletes de chocolate ou cupcakes para tornar a mesa de doces mais bonita e agradar também aos mais pequeninos.
  1. Não opte apenas por um estilo de música. Quanto maior for a variedade do que tocar, maiores são as probabilidade de agradar todos os convidados.
  1. Não às selfies a toda a hora!
  1. Não incentive os convidados a darem-lhe dinheiro ou cheques. As transferências são tão mais elegantes. A Zankyou e as suas listas de casamento ajudam com isso também.
  1. Não force os momentos.
Inspiração Mary Me. Foto João Almeida
Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Inspiração Mary Me. Foto João Almeida
  1. Não queira um bolo de noiva de 38 andares. Três bastam. O que fica bonito na televisão nem sempre é práctico.
  1. Não a um menu descuidado. A sua escolha exige dedicação.
  1. Não abra mão da ajuda de um especialista como um wedding planner só para poupar dinheiro. Pode acabar por gastar o dobro.
  1. Não celebre o seu casamento num dia de semana. Os sábados são mais fáceis para todos os convidados.
  1. Não envolva uma terceira pessoa demasiado no seu casamento (uma amiga ou uma familiar). A festa é sua e da sua cara-metade. As decisões sérias são só vossas.
Memories FotografiaSolicite informação sobre “Memories Fotografia”
Foto Memories Fotografia

São apenas alguns conselhos que lhe deixámos com base na experiência de quem trabalha na área dos casamentos. Ao rever a sua to do list, releia a lista e veja se pode fazer alguns pequenos ajustes para que tudo corra mesmo pelo melhor. Mas também já sabe, cada caso é um caso. E com bom senso e ajuda de bons profissionais, o seu casamento só poderá ser perfeito (mesmo que no meio haja um deslize ou outro).

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação