PT Login
PT

As fotos de casamento vintage mais bonitas e inspiradoras

O vestido de noiva tem vindo a modificar-se ao longo dos anos. Porém, como sempre no mundo da moda, quase todas as tendências acabam por voltar. Desde os flappers dos anos 20, com a saia curta e sem corpete, até às silhuetas tipo lápis dos anos da pos-guerra, as saias godê, o estilo ladylike, a saia de princesa ou o corte império: cada modelo dos que vemos na passarela, cada ano é uma mostra de um patrão pensado há décadas atrás, ou talvez centos de anos.

Podemos dar uma olhada a tempos atrás, inspirar-nos nas fotos de casamento da nossa avó e este facto, não será tão disparatado, dado que essa moda provavelmente seja a “nova tendência” de este ano. Por exemplo: a cor branca não é uma tradição milenária, senão que remonta-se a 1840, depois da publicação das fotografias do casamento da Rainha Victoria e Alberto de Sajonia, que popularizaram esta cor, como a cor oficial dos casamentos.

Também o carácter dos casamentos tem vindo a mudar com o passar do tempo: se na Idade Media os casamentos eram concertados como símbolo da união entre famílias, hoje em dia, resulta quase disparatado pensar neste tipo de acção e não numa eleição feita pelos próprios noivos.

A classe social também determinava a qualidade e o estilo do traje da noiva: as mulheres de classe alta vestiam-se de cetim e seda, com uma regra “quanto mais quantidade de tecido, melhor”. No entanto, as mulheres de classe inferior costumavam ir com o melhor vestido que tinham, que costumava ser o mesmo que usavam para ir à Igreja. As cores da moda então: qualquer cor disponível, se bem que o preto era uma das cores favoritas durante anos e anos.

As primeiras alterações na norma sobre o vestido de noiva chegou  durante a época victoriana, quando a renda passou a formar parte dos tecidos da primeira linha nupcial. A partir desse momento, as sais começaram a ser mais curtas ou mais longas, dependendo da época: desde os anos 20 aos anos 60, a saia com calda seria o modelo mais repetido, para depois ir parar ao fundo do armário.

A moda mais recente: a de manter os trajes livres de mangas para facilitar os ajustes do vestido de maneira individual sobre a silhueta de cada noiva.

via: Vintage Everyday
via: Vintage Everyday
via: Vintage Everyday
via: Vintage Everyday
via: Vintage Everyday
via: Vintage Everyday
via: Vintage Everyday

Fotos: Vintage Everyday

Visite as propostas de fotos em Preto&Branco de: Nuno Palha, Branco Prata e ArteFoto7.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação