PT Login
PT

As melhores dicas para escolher as alianças de casamento e os porta-alianças

Independentemente do estilo de celebração, a troca das alianças de casamento é uma das tradições que os noivos não abdicam. O momento simboliza a partilha do amor e traduz a cumplicidade entre o casal, sendo sempre um grande misto de emoções e sentimentos.

Porque sabemos da sua importância, fomos falar com os entendidos no assunto para que possamos partilhar convosco o que é necessário ter em conta na hora de escolher as alianças de casamento perfeitas! E como o momento assim o merece, deixamos aqui também as dicas de especialistas para a escolha do porta-alianças, para que a entrada das mesmas em cena seja ainda mais especial!

Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia

A Lugar da Jóia e a sua marca associada First Day salientam três principais características para que tenham em consideração na escolha das alianças de casamento:

Toque de ouro

Tal como nos apontaram, o ouro não é trabalhado no seu estado puro. Com efeito, normalmente uma jóia tem sempre outros metais na sua composição para formar uma liga, já que o ouro em estado puro é um material muito mole, não conferindo à peça a resistência necessária e sujeitando-a a amolgadelas e riscos. Assim, normalmente para se fazer uma jóia sólida e bonita são utilizados o cobre, o latão, o zinco, a prata ou paládio, entre outros.

It's All AboutSolicite informação sobre “It's All About”
It’s All About

Em Portugal comercializam-se alianças de casamento com ligas de 9 e 14 quilates, que é a medida que nos diz qual a proporção do ouro em relação aos outros componentes. Assim, quanto menos quilates tiver uma peça, menor é a proporção do ouro que tem. Neste caso, as ligas de alianças de casamento mencionadas contêm respectivamente 37,5% e 58,5% de ouro puro.

Mas há uma outra alternativa, que nos é aconselhada e comercializada pela First Day, que a destaca pela sua pureza e brilho único. Falamos das alianças de casamento com Ouro Português, de 19,2 quilates, que apesar de serem mais caras, possuem 80% de ouro puro e apenas 20% dos outros materiais.

Conforto

Como nos alerta a Lugar da Jóia/First Day, uma vez que a aliança irá acompanhar o casal para o resto das suas vidas, é importante que seja confortável. No que toca ao conforto, explicam-nos que as alianças de casamento amendoadas – isto é, com concavidade interior – são as preferidas dos noivos. No entanto, para algumas pessoas, a preferência recai sobre as alianças de secção lisa. Por isso, nada como experimentar e verificar como se sentem com elas antes de as comprar!

CharismaSolicite informação sobre “Charisma”
Charisma

Personalização

Por último, outro dos factores a ter em conta na escolha das alianças de casamento destacado pela Lugar da Jóia/First Day tem a ver com a possibilidade da personalização, que torna as peças únicas, enquanto símbolos e testemunhos de uma história de amor. Algumas empresas no sector, de onde se destaca a First Day, disponibilizam a mais moderna tecnologia laser, fresa e diamante, permitindo a gravação de assinaturas, impressões digitais, desenhos, texto invisível e até mesmo os lábios. É possível ainda personalizar as alianças através da cravação de diamantes. Assim, na hora de escolher as alianças de casamento, verifique sempre quais são as alternativas de personalização que lhe são oferecidas, para poder optar pelas que mais condizem consigo!

It's All AboutSolicite informação sobre “It's All About”
It’s All About

A escolha dos porta-alianças

Para nos ajudar com este tema, contactámos a Biju Bouquet, que nos deu dicas fundamentais para tornar o momento da troca das alianças de casamento ainda mais inesquecível!

Biju BouquetSolicite informação sobre “Biju Bouquet”
Biju Bouquet

Assim, quer optem soluções mais tradicionais ou originais, o mais importante é que os porta-alianças vão de encontro ao tema do casamento ou – como a Biju Bouquet gosta de chamar –à atmosfera que os noivos pretendem para o seu grande dia. E neste contexto, tudo é possível ser criado: desde as conhecidas almofadinhas, a baús que mais tarde podem servir de porta jóias, até peça personalizadas com as características dos noivos e/ou temática do casamento.

Biju BouquetSolicite informação sobre “Biju Bouquet”
Biju Bouquet
Biju BouquetSolicite informação sobre “Biju Bouquet”
Biju Bouquet

Para além disso, a Biju Bouquet reforça a ideia de que quando os noivos escolhem os porta-alianças deverão optar por materiais e soluções que sejam práticos e leves, para que assim os mais pequenos não tenham dificuldades em transportá-los, evitando pequenos acidentes!

Biju BouquetSolicite informação sobre “Biju Bouquet”
Biju Bouquet
Biju BouquetSolicite informação sobre “Biju Bouquet”
Biju Bouquet

E se gostam de inovar, a Biju Bouquet revelou-nos uma tendência recente em casamentos que irá permitir homenagear quem vos é mais querido. E se em vez de optarem pelos pequenos príncipes e princesas para vos levarem as alianças de casamento até ao altar, que tal escolherem outros membros da família, como os vossos avós?

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação