Bolo à vista: O naked wedding cake!

Bolo à vista! Ele proporciona um dos grandes momentos protagonistas e mais esperado no dia do seu casamento, o corte do bolo. Tal como os vestidos, a decoração, os acessórios, também os bolos de noiva estão em constante renovação. Hoje queremos mostrar-vos uma tendência que pouco a pouco está a ganhar mais adeptos e que vem para ficar: o naked wedding cake.

Naked Wedding Cake. Foto: Baunilha&Chocolate
Naked wedding cake com bolo, nata e morangos. Foto: Sarah Culver

Fondant, ganache, cobertura, escarchadoFrosting. A palavra já ronda há vários anos o mundo do bolos, porém tornou-se mais popular com  a chegada dos cupcakes: a massa convencional, com clara de ovos e açúcar glace, entrou numa nova dimensão graças a estes pequenos queques miniatura, ao incorporar a mistura de água e açúcar a outros ingredientes, como creme de manteiga, queijo, glicerina ou colorantes, capazes de transformar um simples queque numa obra de arte artesanal.

Poderá incorporar morangos e nata ao naked wedding cake. Foto: Once Like a Spark

As possibilidades decorativas do fondant tornaram-no num produto estrela para a pastelaria nupcial. Martha Stewart foi tal vez uma das pessoas que mais ajudou a popularizar este tipo de cobertura, sendo agora uma das tendências mais potentes da pastelaria de casamentos nos últimos dez anos.

Bolo de noiva rústico com ingredientes orgânicos e flores. Foto: Zac Mathers

Esta tendência, tal como tantas outras, teve o seu “efeito boomerang fazendo com que os profissionais deste sector tivessem que criar o oposto da icing trend. O resuldato foi: o naked wedding cake, ou também conhecido como o bolo “desconstruído” que mostra camadas e recheios, sem laços nem pasta americana, está tudo à vista do convidado. Este bolo pode ser decorado com frutas, açúcar ou flores, o limite é a sua imaginação.

Naked Wedding Cake. Foto: Baunilha&Chocolate
Pastel Bolo de noiva tradicional com cobertura tradicional e 3 camadas de bolo às cores. Foto: Sweet Little Photographs

A forma deste bolo é mais simples que a de um bolo de noiva tradicional e funciona às mil maravilhas com os casamentos de perfil low-cost, vintage e DYI, graças ao aspecto rústico e caseiro.

O bolo reduz a sua forma a três elementos base: camadas do bolo fofinhas, recheio e topping que permitem acabados com frutas da temporada, flores comestíveis, caramelo, mel ou nata e transformam o bolo no centro de todas as atenções.

Naked Wedding Cake no cantinho dos doces. Foto: Alea Lovely

Isso sim, é indispensável escolher com cuidado o tipo de bolo, já que dependendo do sabor da confecção cada camada do bolo deve ter uma cor ou outra: as bases devem cozer-se de forma cuidadosa, tomando em conta que o resultado final não vai depender apenas da decoração, mas também do tempo de cozimento: não é o mesmo a cor tostada de um bolo de chocolate que o tom marfim de um de baunilha. O naked wedding cake desfruta-se não só no paladar, mas também em cima da mesa.

Naked Wedding Cake. Foto: Baunilha&Chocolate
Semi-naked wedding cake, com cobertura parcial ye morangos. Foto: Alea Lovely

Sempre tem que estar presente nas nossas cabeças que este tipo de bolos estão à vista, pelo que requerem um grande cuidado com a escolha da receita e com o momento da confecção. E quem melhor que os profissionais deste sector para ajudá-los? House of Cakes, Little Upside Down Cake, Baunilha&Chocolate, St Gateau – Bolos, A Casinha das manas, Memos, Marião João – Bolos Artísticos.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação