Casamento clássico ou tradicional: tudo o que deve saber sobre este estilo!

Hoje, vou falar sobre um dos meus estilos favoritos: o casamento clássico que é também conhecido como tradicional.

Jose Luis Fotógrafo
Jose Luis Fotógrafo

O casamento clássico é ideal para casais conservadores e que gostam de manter a tradição. São noivos que respeitam os pré-requisitos da cerimónia e copo-d´água e que se preocupam com as questões de protocolo e etiqueta do casamento como um todo.

E tudo se inicia com o pedido de casamento, ou seja, na festa ou celebração intimista do noivado com o pedido formal da mão da noiva ao seu pai, até porque, os passos são dados com base naquilo que as gerações anteriores já faziam, adoro esse romantismo!

João Almeida
João Almeida
João Almeida
João Almeida

Onde é celebrado o estilo tradicional?

Na igreja, sempre! E na minha opinião, um casamento tradicional será sempre realizado na cidade, onde a noiva nasceu e onde vivem os seus pais.

Hexafoto
Hexafoto
Zito Camacho
Zito Camacho

Decoração do casamento

Com relação às cores, o padrão do estilo clássico não varia muito, e gira em torno do branco + verde ou tons pastéis. Os elementos que compõem o ambiente são: cristais, pratarias, castiçais, lustres e porcelanas para compor a decoração chic, sofisticada e elegante.

RD Atelier
RD Atelier | Foto: Helder Couto
Ideias em Festa
Ideias em Festa

Qual a hora do casamento?

Neste estilo, a cerimónia costuma ser na parte da tarde e depois os noivos oferecem um jantar aos convidados.

Ideias em Festa
Ideias em Festa

Quais seriam as indumentárias mais adequadas?

As noivas optam por vestidos mais clássicos e românticos com assinatura de designers de renome, o uso do véu é obrigatório. O noivo deve escolher um fato clássico e de cor escura. Já as madrinhas e convidadas devem optar por vestidos longos!

Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues
Gio Rodrigues

Convite de Casamento

E como deve ser o convite? O modelo do convite deve ser maior que o de costume, e normalmente o layout escolhido é as iniciais dos noivos e para famílias com sangue nobre o brasão. Outro detalhe importante é o formato da letra, sugiro a “cursiva”, e o texto escrito por extenso. Nos casamentos tradicionais, são OS PAIS dos noivos que convidam para a cerimónia e recepção. E os nomes dos pais vêm no topo do convite e abaixo os nomes dos noivos. Papel claro, neutro e discreto acompanhado de um envelope tudo bem clássico.

Linhas Coloridas
Passione
Passione

Catering

Com relação ao catering, nada de finger food, sushi ou comidas mais modernas. O tradicional sempre faz mais sucesso para os gostos mais exigentes e o serviço à “inglesa directo” por empregados de mesa sempre a servir pela esquerda do convidado, é o mais adequado para este tipo de evento.

Iguarias do Tempo
Iguarias do Tempo | Foto: Pedro Sifredo
Iguarias do Tempo
Iguarias do Tempo

Dança 

Para a primeira dança dos noivos, a pista de dança é aberta com a valsa dos noivos, seguido da valsa dos pais e padrinhos que também podem participar deste momento importante.

Rituais - Animação e Produção de Eventos
Rituais – Animação e Produção de Eventos

Organização do Casamento 

Nesse estilo, é fundamental que os noivos sejam acompanhados do início ao fim por uma Wedding Planner por causa de todas as questões complexas de etiqueta e protocolos que envolvem este tipo de enlace.

Do Pedido ao Altar
Wedding Planner Do Pedido ao Altar, Foto We Dophotos

Qual seria o próximo estilo de casamento que gostaria que eu falasse aqui na plataforma? Deixem aqui nos comentários!

Ficam as dicas e até o próximo artigo!25

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação