Como sobreviver a um casamento com chuva em 5 passos

Dizem que "casamento molhado, é casamento abençoado", mas como há quem não dê importância à bênção, deixamos-lhe algumas dicas para se defender da chuva

Podem ser muitos os receios que assaltam os noivos antes do casamento, mas o maior de todos será, quase indubitavelmente, o tempo e, em particular, a possibilidade do grande dia ser "molhado" (mesmo que se diga que o casamento é abençoado!). Porque a verdade é que a chuva é um inconveniente, sobretudo no caso dos casamentos ao ar livre, podendo dar o ar da sua graça a qualquer momento e em qualquer altura, mesmo nos meses mais quentes. Assim, para qualquer celebração - inclusive casamentos "à porta fechada" - a chuva é, efetivamente, um problema, pois pode atrapalhar, não só a cerimónia e/ou a festa, mas também causar problemas nas deslocações ou nos trabalho dos serviços contratados, já para não falar quando arruína os penteados que mereceram tanto esforço para estarem perfeitos!

Por isso, e para qualquer estilo de celebração e independentemente da estação do ano, você precisa de conselhos e de um plano B para sair airosa de qualquer situação. Em concreto, você precisa destes 5 passos para saber como sobreviver a um casamento chuvoso:

Passo 1. Munir-se de acessórios para a chuva 

Não lhe vamos aqui revelar uma série de itens mágicos que milagrosamente irão combater a chuva. Vamos, sim, falar-lhe dos acessórios com que nos protegemos sempre e que devem estar disponíveis quando são mais necessários. Por isso, é muito simples: muna-se de guarda-chuvas, de capas para a chuva e de roupas quentes, que a possam ajudar a sair de qualquer embaraço.

Leia também: 12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!

Guardar
GUIDA Design de Eventos. Foto: Dreamaker

Ok, ficou em choque. Só de imaginar todos estes itens para o seu grande dia... Mas lembre-se que o que está aqui em causa é a garantia que se vai conseguir defender da chuva caso ela apareça sem avisar ou mesmo quando ela se fizer anunciar alguns dias antes. Não vai querer mudar de data, pois não? Para os problemas, arranjam-se soluções! E hoje em dia existem milhares de opções que, em vez de arruinarem o grande dia, lhe podem dar um toque de originalidade e bom gosto.

Aproveite a situação. Muitos dos espaços para casamentos, já habituados à imprevisibilidade do tempo, conhecem e trabalham com empresas que fornecem guarda-chuvas e outros itens para solucionar este tipo de inclemências. E tudo dentro da moda, adaptando-se aos diferentes estilos possíveis, tendo cuidado com detalhes e sem perder sentido estético.

Leia também: Estilos de casamento: as opções mais populares!

Guardar
casamento chuva Foto: Caught The Light

Entretanto, se a chuva trouxer consigo o frio - o que será mais provável se for mais do que uma simples tempestade de verão - o importante é que os noivos e os convidados se possam agasalhar com peças de roupa quentes, em perfeita consonância com a indumentária que escolheram para o grande dia. No caso das noivas, podem optar por usar casacos, quer seja de pele sintética, casacos de cabedal, boleros ou jaquetas.

Por seu turno, se quiser evitar uma mescla incongruente de chapéus ou capas de chuva, pode pedir aos seus convidados que usem peças ou cores dentro do mesmo estilo e do bom gosto da sua celebração. Ou ainda, e caso possuam orçamento para isso, oferecerem você mesmos estas peças. Desta forma o casamento será protegido e muito mais original.

Passo 2. Contratar um espaço que ofereça alternativas

Trata-se do seu casamento, por isso é normal que contrate o espaço que melhor se adapte ao vosso orçamento e aos vossos desejos. E certamente que está a fazer de tudo para seja perfeito, sobretudo porque irá realizar o sonho da sua vida: casar ao ar livre. Tudo se proporciona, até porque atualmente os jardins e a natureza selvagem têm vindo a ganhar pontos nas celebrações nupciais, sendo que a oferta destes locais é cada vez maior. Por isso, e com todas as decorações já pensadas, o casamento promete ser, efetivamente, um sonho tornado realidade.

Leia também: Casar ao ar livre: 8 sugestões incríveis para um casamento menos convencional

Guardar
Photo by photo-nic.co.uk nic on Unsplash

Mas, e se começar a chover? Não se deixe apanhar pela surpresa e pense sempre num plano B. Sempre! E desde o primeiro momento! Mesmo que o seu casamento ocorra em pleno julho e a previsão anuncie um sol esplendoroso. Assim, e antes de contratar qualquer local, certifique-se de que o mesmo possui uma zona abrigada, que acolha confortavelmente todos os seus convidados. E - muito importante - que se coadune com a filosofia do espaço. Sim, porque se escolheu um determinado local pelo seu ambiente, estilo e possibilidades, o seu "plano B" deve ser semelhante.

Dos espaços mais habituais para se proteger da chuva, além dos salões de cada espaço, destacam-se os mandris, os toldos, as tendas, os tipi e locais especialmente condicionados, como estufas ou adegas.

Passo 3. Optar por maquilhagem e penteados à prova de água

Esta é uma dica para todas as convidadas e não apenas para a noiva. E não é porque elas vão chorar durante a grande data - embora também, muito possivelmente, isso possa acontecer!- mas porque a chuva, em grandes ou pequenas quantidades, pode arruinar qualquer look. Assim, se tiver intenções de maquilhar-se au point para este grande dia, deve fazê-lo com maquilhagem à prova de água, a chamada waterproof.

Leia também: Maquilhagem à prova de água… E se você quiser mergulhar (no seu casamento)?

Guardar
Photo by Valerie Elash on Unsplash

Por seu turno, não se esqueça do penteado, porque o cabelo também necessita de um toquezinho extra para evitar lamentações. Converse com o seu cabeleireiro ou hairstylist, para que ele utilize produtos adequados ou opte por um penteado especial para os dias de chuva (embora saibamos que, certamente, ele já saiba o que fazer de antemão). Use uma boa máscara e um bom spray para que a chuva ou o vento - no caso deste decidir fazer também a sua aparição - não arruíne o evento.

Passo 4. Calçar sapatos antideslizantes

Se não quer que o seu casamento se torne uma competição de patinagem (e não necessariamente artística...), é melhor ter em conta os sapatos que vai usar, especialmente se for a noiva ou o noivo. Sim, porque apesar de aconselharmos que avisem os vossos convidados no caso de saberem que está prevista chuva para o dia do casamento, a verdade é que os noivos é que são os protagonistas, o foco de todas as luzes, e não se podem dar ao luxo de "cometer nenhum deslize", se não quiserem acabar nas compilações de quedas em casamentos de YouTube. Por isso, e tendo em conta os passeios que vão dar, as danças, as explosões de emoção e outros movimentos plausíveis, é melhor não arriscar!

Guardar
casamento chuva Foto: Amy Arrington Photography

O que fazer? As solas antiderrapantes são a primeira opção, estando já incorporadas no próprio sapato ou adaptando-se a ele, para evitar complicações. Mas além disso, há uma segunda opção: saltos antiderrapantes. E estes não precisam ser de fábrica, mas podem ser "fabricados" manualmente e em casa. Basta usar uns tampões de plástico que se encaixem nos saltos, como tampas, para impedir qualquer tipo de queda. Assim, tão fácil!

Passo 5. Tirar proveito das fotografias

Embora a maioria dos noivos suspirem por fotografias cheias cor e luz, a verdade é que subestimam as possibilidades que a natureza nos pode oferecer. É verdade que as fotos com bom tempo têm mais possibilidades técnicas, mas o mau tempo pode melhorar o visual artístico das mesmas, permitindo que os cinzas ajudem a imprimir um ar de filme e mistério simplesmente espetacular. Os céus, tingidos de nuvens de diferentes formas e tonalidades, são cenários perfeitos para verdadeiras obras de arte, porque as fotografias e os envolvidos podem desfrutar de um toque dramático muito especial. O mesmo se pode dizer em relação à chuva em si, um belo elemento nas fotografias, bem como aos instrumentos que utilizamos para combatê-la, que podem agregar dinamismo, cores, formas e originalidade. Por fim, também os próprios locais escolhidos podem ser uma mais-valia, proporcionando um outro tipo de ambiente.

Leia também: Como escolher o fotógrafo do seu casamento em 5 passos

Guardar
casamentos chuva Foto: It's all about...

Assim, e apesar de amarmos as fotografias de céu esplêndido, sol radiante e praias paradisíacas, por vezes as imagens que revelam mais magia e arte são aquelas que aproveitam a tristeza da paisagem para se enriquecerem e texturizarem.Assim, e apesar de amarmos as fotografias de céu esplêndido, sol radiante e praias paradisíacas, por vezes as imagens que revelam mais magia e arte são aquelas que aproveitam a tristeza da paisagem para se enriquecerem e texturizarem.

Leia também: 7 (muito bons) motivos para contratar um fotógrafo

Guardar
Foto IG @bearandsparrow

Se gostou deste artigo, veja também os nossos conselhos para organizar um casamento sem stress, desfrutando de uma forma muito especial de cada um dos momentos desta fase de preparação.

[embed]  

Talvez também lhe interesse:

 

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.