PT Login
PT

Com lugar marcado: tudo o que precisam de saber para sentar os vossos convidados à mesa!

Sentar os convidados à mesa é mais uma das grandes dores de cabeça, que a maior parte dos casais têm… (Como se não bastassem todas as outras!) E nós, aqui, na Zankyou Magazine somos o antídoto perfeito, claro, para qualquer dor de cabeça… Hoje, contamos-vos tudo o que precisam de saber para um casamento perfeito… Com lugar marcado!
Preparados? Então, vamos a isso!

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida

Antes!

Perderão horas – sim, leram bem, horas!.. – a delinear o seating chart perfeito e é importante que estejam mentalmente preparados para isso… Não faltam pormenores dos quais não se podem esquecer: quem é amicíssimo de quem, quem não se dá bem com quem, quem não suporta de todo quem… Um verdadeiro martírio? Bem podem dizê-lo!

Casa Stop - EventosSolicite informação sobre “Casa Stop - Eventos”
Casa Stop – Eventos

Onde, quem, quando e porquê?

O tipo de serviço que marcará o vosso casamento, é importante sim, para a elaboração do vosso seating chart!.. À inglesa, à francesa ou à americana? As diferenças entre cada um deles? Nós explicamos:

À inglesa: no serviço à inglesa, um funcionário servirá cada um dos vossos convidados, directamente de uma travessa ou bandeja, pela mão, ou com o auxílio de um carrinho de apoio. Trata-se, talvez, do tipo de serviço mais comum e tradicional, não perdendo ainda assim, por isso, requinte e sobriedade.

À francesa: o serviço à francesa é comummente conhecido como serviço empratado… Até porque é de um serviço empratado que se trata! A cada convidado será servido o seu próprio prato, directamente da cozinha pelo pessoal de serviço, elaborado e bem decorado, pelo chef.

À americana: o serviço à americana, por último, é o chamado buffet. E em que consiste o buffet? Em diversas estações de pratos – entradas, saladas, quentes, frios e sobremesas -, devidamente apoiadas por material de serviço – pratos, talheres, copos… -, nas quais os convidados se servirão do que entenderem por bem.

João Santos PhotographerSolicite informação sobre “João Santos Photographer”
João Santos Photographer

Como?

Para que o vosso seating chart não complique tudo, em vez de simplificar tudo, terão de ter em atenção as seguintes questões:

Ou sim ou sopas: confirmação de presença, por parte dos vossos convidados é essencial. E, verdade seja dita, quanto mais cedo ela chegar, mais simples será a tarefa de sentar aquele convidado ou aquela família.

Números: queiram saber sempre – sempre, sempre, sempre! – quais os números mínimo e máximo para cada uma das mesas da recepção.

Ordem e não desordem: a cada mesa deverá corresponder um nome ou um número: organização, no fim de contas, é tudo! O ideal é desenharem o vosso número de mesas numa cartolina, nomeá-las ou numerá-las, e irem colocando os nomes dos convidados que ocuparão aqueles determinados lugares, naquelas determinadas mesas.

Sim aos grupos: agrupem os vossos familiares e amigos mais chegados nas mesas que vos forem mais próximas e agrupem, também, famílias e convidados com o que quer que seja em comum – vale tudo! -, ainda que em diferentes mesas: será mais fácil, dessa forma, que todos interajam entre si!.. Quem não se fala? Quem não irá acompanhado ao casamento? Estas são duas das perguntas que, por exemplo, não podem deixar de fazer a vocês mesmos, enquanto traçam a vossa marcação de lugares.

E para os mais pequenos: se, na vossa celebração, estiver presente um número praticamente incontável de crianças, optem por uma mesa onde possam sentar todas elas. Além de deixarem a maior parte dos pais mais confortáveis, a verdade é que os mais pequenos vão divertir-se como ninguém – principalmente se estiver também presente uma pessoa destinada a acompanhá-las e a acompanhar as suas refeições.

Atenção redobrada: idosos, grávidas ou pessoas com mobilidade reduzida deverão ser sentadas em locais de fácil acesso. Evitem escadas ou um qualquer tipo de desnível e, se possível, assegurem-se que, por perto, existe uma casa-de-banho.

Em trabalho: reservem sempre uma mesa para todos aqueles que estarão a trabalhar, fazendo com que o sonho se torne realidade. Wedding planner, fotógrafo, videógrafo, DJ… Todos merecem uma pausa para descansar e para se alimentarem!

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Efeito Espontâneo

Vantagens!

O lugar marcado à mesa garante, a todos, que:

Não haverão disputas: ninguém se descabelará porque o lugar ao lado do tio Manuel ou da prima Margarida estão já ocupados. Cada um terá o seu, previamente pensado e, ponto final.

As lembranças de casamento: claro que a distribuição das lembranças de casamento torna-se, assim, mais fácil. Se for uma lembrança de família, poderão colocar uma apenas, por cada chefe de família, com uma pequena nota de agradecimento. Se, por outro lado, se tratarem de lembranças individuais, poderão colocá-las nos respectivos pratos – incluindo-as como elemento decorativo.

Organização: neste caso, organização é sinónimo de sofisticação e bom-gosto. Um belo marcador de mesa pode ser sim, o apontamento WOW, que mais charme trará à vossa recepção.

Love Stories Weddings - Wedding Decoration & StationerySolicite informação sobre “Love Stories Weddings - Wedding Decoration & Stationery”
Love Stories Weddings – Wedding Decoration & Stationery

Desvantagens?

Por outro lado:

Um erro: qualquer erro – e um erro apenas! – pode ser fatal… Prestem a máxima atenção a cada pormenor na organização e no planeamento do vosso seating chart. Imaginem a vergonha de sentarem lado a lado duas pessoas – ou duas famílias – que cortaram relações ainda antes de vocês nascerem… Não querem passar por isso, pois não?.. (Ou sequer pensar nisso…)

A pista de dança, o bar ou a mesa presidencial: haverá sempre quem não goste de ficar longe – ou perto! – de qualquer uma delas… Ou porque querem dançar a noite inteira – ou não! -, ou porque querem beber a noite inteira – ou não! -, ou, invariavelmente… Porque vos querem admirar a noite inteira! Ou não…

It's all about...Solicite informação sobre “It's all about...”
It’s all about…

Cada um no seu lugar!

E para que cada um não perca o Norte:

Marcador de lugar: no marcador de lugar consta o nome do convidado apenas. É colocado sobre a mesa ou sobre o prato da pessoa em questão e estabelece qual o exacto sítio onde esta deverá sentar-se. É combinado, frequentemente, com o cartão de escolta ou com o seating chart.

Cartão de escolta: o cartão de escolta é colocado num suporte visível, na entrada, preferencialmente, do local da recepção, e contempla o nome do convidado e o número da mesa que lhe corresponde, podendo ele sentar-se, dentro dessa mesma mesa, onde lhe parecer melhor, se o seu lugar não estiver definido por um marcador de lugar.

Seating chart: o seating chart é um mapa do local da recepção, também colocado, preferencialmente, na entrada, que apresenta o número de cada uma das mesas e, dentro dessas, o nome de cada um dos convidados, que lhe correspondem, podendo de igual forma, as pessoas em questão, sentarem-se onde bem entenderem, caso na mesa não haja qualquer indicação em contrário.

Makemyday Portugal WeddingsSolicite informação sobre “Makemyday Portugal Weddings”
Makemyday Portugal Weddings

O truque final!

A palavra mágica que vos ajudará a não perderem todas as estribeiras e mais algumas, quando estiverem a braços, no fundo, com as cadeiras… Tranquilidade!

Cor PúrpuraSolicite informação sobre “Cor Púrpura”
Cor Púrpura

Apostem na originalidade, coloquem as mãos na massa, empenhem-se de alma e coração e não duvidem, nem por um segundo: os vossos convidados adorarão o vosso seating chart!
E porque ainda antes desta tarefa vos espera uma outra, igualmente complicada, não deixem de dar uma espreitadela nos 10 espaços de sonho para os 5 diferentes tipos de casais: descubram qual o que melhor se adequa a vocês!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação