Como acalmar os nervos antes e durante o casamento: 12 conselhos úteis

Sabemos que os nervos são muitas vezes inevitáveis, tanto durante os preparativos do casamento como no próprio dia. Mas tudo tem a sua medida certa e há que saber desfrutar cada etapa o mais possível. Nós dizemos-lhe como!

É normal que no dia do seu casamento esteja um pouco inquieta, pois é uma data muito especial, que preparou durante muito tempo para correr na perfeição. No entanto, não deixe que os nervos arruínem o seu grande dia. Os casamentos são para desfrutar, sobretudo quando se é a protagonista. Sabemos que há muito para fazer, mas há tempo para tudo e terá de saber relativizar as coisas para as poder apreciar. Por isso, hoje deixamos-lhe aqui 12 conselhos úteis para acalmar os nervos antes e durante o casamento. Tome nota, pois serão de grande utilidade!

Antes do casamento

1. Procure dormir bem. É recomendável descansar entre 8 a 10 horas, sobretudo nos dias prévios ao casamento. Estabeleça desde logo uma rotina, uns meses antes, e verá como será mais fácil descansar, mesmo com os nervos à flor da pele. Leia também as nossas 10 dicas para ter um sono tranquilo na véspera do seu casamento.

2. Não coma em excesso no dia anterior, sobretudo, muitos doces. O mau estar e as indisposições no estômago podem acentuar-se com os nervos. Não abuse também da nicotina, da cafeína ou do álcool… isto é muito importante!

3. Beba bastante água, pois irá ajudar a combater os sinais de cansaço, para ter uma pele hidratada e preparada para o casamento. Veja também 7 conselhos para ter uma pele perfeita antes do casamento.

Guardar
Foto: Rui Teixeira Wedding Photography

4. Faça exercício, pois é uma excelente forma para eliminar o stress acumulado e desligar-se do mundo durante algum tempo. Além de que ajuda a sentir-se bem consigo mesma. Após o esforço, faça um banho relaxante com sais e óleos aromáticos. Quer melhor plano do que este?

5. Não tenha medo de pedir ajuda. Se a organização do casamento está a “dar cabo de si”, não hesite em pedir ajuda às pessoas que se encontram ao seu redor. Decerto terá amigas que ficarão encantadas por ajudá-la, já para não falar dos seus pais e irmãos. É verdade que o casamento deve ser um reflexo da sua personalidade e que todas as decisões devem passar por si, mas uma ajuda calha sempre bem.

6. Já tem tudo organizado? Deixe de procurar ideias na Internet. Os blogues, o Pinterest, as revistas…todos eles são excelentes fontes de inspiração para o seu casamento. No entanto, a partir do momento em que tiver o seu casamento todo pensado e organizado, deixe de os seguir para evitar comparações, pois a única coisa que irá conseguir com isso é uma grande confusão de ideias.

Veja também 6 coisas a não fazer na semana do casamento.

Guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Durante o casamento

7. Não se esqueça de levar consigo tudo o que preparou e que sabe que, nalgum momento, irá necessitar. Por exemplo, um leque. Para além de ficar mais calma com algo nas mãos, se os nervos lhe derem mais calor terá algo ao pé para se refrescar.

8. Se algo não correr como esperava… não faz mal! O mais certo é que os convidados nem sequer reparem. Além disso, em princípio quem escolheu para partilhar consigo o seu grande dia serão pessoas que lhe são próximas e queridas, que nada irão julgar. Por isso é tão importante ter ao seu lado as pessoas que sabe que irão estar tão felizes com você nesta tão importante data. Sim, porque algumas pessoas não terá de convidar!

9. Nos momentos chave, procure ter alguém no seu campo de visão que lhe transmita serenidade, como a sua mãe ou irmã(s). Você sabe que elas lhe dão toda a paz do mundo e que estão também a fazer de tudo para que cada momento seja perfeito. São os seus anjos da guarda!

Guardar
Foto: Ludgi Fotógrafos

10. Procure pensar na sua lua-de-mel… que bom vai ser! Será uma excelente ocasião para descansar do dia e de todos os preparativos.

11. Respire fundo tantas vezes quanto for necessário e repita a si mesmo que “está tudo bem!”

12. E, sobretudo, desfrute do seu dia! Será inesquecível!

Guardar
 AhHa! Photos Foto: AhHa! Photos

Sabemos que os nervos são muitas vezes inevitáveis, tanto durante os preparativos do casamento como no próprio dia. No entanto, e apesar de serem normais, não deixe que eles tomem o controlo da situação e a levem ao limite. Tudo tem a sua medida certa. Há que tentar desfrutar cada etapa o mais possível, já que tudo passa muito rápido e, quando olhar para trás, vai querer ter boas recordações do que viveu.

Por isso, siga estes 12 conselhos e aprenda a acalmar os nervos nos dias prévios ao casamento e durante o mesmo, para os desfrutar da melhor maneira possível. Além disso, saiba também tudo o que precisa de saber sobre a família dele antes do casamento e 6 erros a evitar no segundo casamento.

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.