Como celebrar o baptizado do primeiro filho? 6 coisas a considerar!

Não há amor como o primeiro. E são muitas as razões que para isso contribuem. Por um lado, o amor que a ele dedicamos, ao primeiro. Porque é novo e porque tudo o que nos é desconhecido nos consome mais energia e exige mais de nós. Mas por outro lado, o trabalho que ele exige. Quando não conhecemos algo, temos de investigar mais, trabalhar mais, pensar mais para dar resposta à novidade. O baptizado do seu primeiro filho não será excepção a estas regras. Sim, vai ser feliz, intenso e emotivo. E sim, vai ser trabalhoso. Mas nós estamos aqui para ajudar. Ficam cinco dicas para tornar tudo mais fácil.

Helder Couto
Foto Helder Couto
Helder Couto
Foto Helder Couto

1. Use a sua experiência

Se já tiver casado, use a experiência do planeamento do seu casamento para organizar o baptizado também. Isto porque os dois tipos de celebração são muito semelhantes. Ambos envolvem gestão de orçamento, envio de convites, marcação de espaço e igreja, contratar um serviço de catering (com um bolo especial incluído), pensar nas lembranças para os convidados.

Lounge Fotografia
Foto Lounge Fotografia
Lounge Fotografia
Foto Lounge Fotografia

2. Pense em como guardar a memória deste dia para depois mostrar ao seu filho ou filha

A festa não é sua. É dele. Ou dela. Mas a maioria das crianças são baptizadas demasiado novas para se lembrarem desta festa em que elas eram as homenageadas. Por isso, pense com cuidado em formas de preservar a memória desse dia. E se tiver de investir a maior parte do seu orçamento nisto, faça-o. Pense com cuidado no fotógrafo, inclua um videografo na equação e não se esqueça de ter um guestbook perfeito, em que todos os convidados podem deixar uma mensagem ao seu filho. Mais tarde, ele ou ela vão poder ler tudo e criar memórias bonitas deste dia.

Lounge Fotografia
Foto Lounge Fotografia
Lounge Fotografia
Foto Lounge Fotografia

3. Lembre-se que a festa também é das crianças

E por isso pense em incluir um espaço para elas. Com certeza que vai querer que as crianças da sua família se sintam integradas na festa. E vai querer que o seu filho também se divirta. Para isso terá de pensar num espaço com brinquedos e atividades que mantenham os mais novos entretidos. Basta uma mesa colorida com crayons e desenhos para colorir. Inclua alguns balões e pronto. Económico e prático! Mas se quiser ser um pouco mais criativa, inspire-se em ideias como ‘pinhatas’ e jogos tradicionais.

Cereja
Foto via Cereja
1Love4Ever
Foto 1Love4Ever

4. O melhor é optar por um almoço e ter mais que um bolo!

Vai querer alterar ao mínimo a rotina do seu filho e dos mais novos que estejam incluídos na festa e, por isso, é melhor escolher uma celebração diurna. No que diz respeito a bolos, previna-se com dois. Um para os adultos e outro para as crianças. E já agora inclua no menu cupcakes, pop cakes, macarrons e todos os doces coloridos e saborosos que se lembrar.

Lounge Fotografia
Foto Lounge Fotografia
Lounge Fotografia
Foto Lounge Fotografia

5. O vestido do seu filho é mais importante do que o seu

Abdique do protagonismo. A menos que queira juntar as duas festas, casamento e baptizado… E se for esse o caso, a sua carteira agradece!

Spatium Fotografia
Foto Spatium Fotografia
Diana Nobre
Foto Diana Nobre
Diana Nobre
Foto Diana Nobre

O mais importante é que use uma lista de apoio para não se esquecer de tratar de todos os detalhes. Ou, se preferir e quiser uma garantia de sucesso absoluto e uns meses de preparativos livres de preocupações, contrate uma wedding planner. Sim, eles também tratam de baptizados. E muito bem!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação