Como combinar os vestidos das damas de honor em 5 passos

As tendências em casamentos para 2017 trouxeram muitas surpresas, inclusive no que diz que respeito aos vestidos para as damas de honor. A tradição que mandava que as damas de honro se vestissem todas de igual já está um bocadinho “demodê”. A grande nova moda é combinar os vestidos das suas amigas com o seu, para que o conjunto (sem ser igual) seja harmonioso. Anote as cinco dicas que temos para si hoje e vai ver como será fácil fazer isso mesmo.

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

1. Escolha a sua paleta de cores preferida

Antes mesmo de escolher os vestidos e os seus respectivos designs, é importante que escolha uma paleta de cores que combinem entre si. Aposte nos contrastes entre as cores mais frias e cores mais intensas, por exemplo. Ou aposte em tonalidades diferentes de um estilo de cores, como as candy colors. O ideal é selecionar três ou quatro cores que, sendo diferentes entre si, combinem.

Memories Fotografia
Escolha as suas cores preferidas. Foto Memories Fotografia

2. Escolha um vestido que favoreça a silhueta de cada uma das suas damas de honor

Conheça as silhuetas das suas damas de honor e os designs que melhor as valorizam. Use isto como ponto de partida na hora de as ajudar a escolher um vestido. Depois é só pedir o modelo certo na cor certa. Certifique-se, contudo, que elas gostam do vestido que escolheu para elas e que se sintam confortável com o seu corte e a sua cor.

Branco Prata
Aposte em vestidos que favoreçam a silhueta das suas amigas. Foto Branco Prata

3. O poder dos contrastes

O mais fácil seria que todas as suas amigas usassem o mesmo vestido, claro! Mas essa tradição, muito popular nos EUA, não têm muita expressão em Portugal. E é bem mais divertido que os vestidos das damas de honor e da noiva combinem entre si sem precisarem de ser necessariamente iguais. Não é fácil conseguir essa combinação harmonioso e por isso a técnica mais simples é a do contraste. Quer ideias? Que tal um vestido com motivos florais para uma e um vestido com padrões geométricos para outra. Se o estilo do seu casamento for ousado e original, o contraste vai ficar giríssimo no altar. E como o seu vestido será branco e branco é uma cor neutra, pode dar-se ao luxo de arriscar um bocadinho mais com os vestidos das suas amigas.

Adriana Morais
Combine padrões diferentes. Foto Adriana Morais

4. Mix&Match

Não combine (por contraste) apenas estampas diferentes, combine (também por contaste) os tecidos dos vestidos. Texturas com relevo em oposição a texturas lisas, por exemplo. Mas dentro de tanto contraste procure manter o mesmo estilo no design. Se o seu vestido de noiva for de estilo vintage, então os vestidos das damas de honor deverão sê-lo também, ainda que usem tecidos e padrões contrastantes. Se o seu vestido for mais moderno e vanguardista, os delas deverão sê-lo também.

Arc Fotografia
Seja ousada e divirta-se. Foto Arc Fotografia

5. Combine diferentes decotes e comprimentos para os vestidos

Aqui jogue com a personalidade das suas amigas. Decotes mais ousadas para as mais atrevidas, decotes subidos e vestidos de saia longa e baloné para as que se sentem mais confortáveis com modelos discretos. Desde que tudo combine com o estilo do seu casamento.

Adriana Morais
Vestidos com vários decotes e vários comprimentos. Foto Adriana Morais

Como vê, a forma como combina os vestidos das suas damas de honor entre si e com o seu é uma maneira muito engraçada de estilizar também o seu casamento e dar-lhe um toque mais pessoal.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação