Como conseguir o bronzeado perfeito para o seu casamento: 6 conselhos essenciais

Nem tudo o que reluz é ouro e conseguir um bronzeado perfeito não se consegue de um dia para o outro. Dá trabalho. Leva o seu tempo e dedicação. Estar ao sol várias horas, durante dias, usar sempre protector e hidratando-se muito não é uma coisa que todas as mulheres gostem. Algumas encaram-no como descanso, já que associam a férias. Para outras é um calvário conseguir um tom moreno, ainda por cima se o casamento for nesse mesmo Verão. Hoje damos-lhe alguns truques para que o seu tom de pele seja o ideal.

MarcoClaro Wedding Photographer
MarcoClaro Wedding Photographer

1. Prepare-se para o sol

É necessário que 15 dias antes de se expor directamente ao sol aplique alguns produtos pré-bronzeadores, também chamados protectores, que pode adquirir em qualquer loja de produtos de beleza, perfumaria e supermercados. Este simples gesto irá fazer com que a melanina seja activada evitando, assim, as queimaduras solares. Utiliza-e durante os primeiros dias e conseguirá uma cor mais bonita e um bronzeado mais duradouro.

2. Dieta para a pele

Sim, sim, leu bem. Pode preparar-se semanas antes, consumindo alimentos ricos em caroteno – como a cenoura ou o tomate  – e alfa caroteno – como o milho, os brócolos e o kiwi.  Tudo para melhorar a pigmentação da pele e evitar que os raios UV lhe provoquem algum dano posterior. Além do mais, os produtos ricos em vitamina E e B, como o peixe e os legumes, irão evitar que a pele desidrate e esfole. Também pode somar à sua dieta antioxidantes em cápsulas, como o betacaroteno e o licopeno.

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

3. Exfoliação como rotina

Trata-se de um procedimento que elimina as células mortas da sua pele com o objectivo de o seu bronzeado durar mais um pouco. Como fazê-lo? Com um pano molhado com água tépida esfregue o seu corpo com um exfoliante, fazendo pequenos movimentos circulares que não durem mais do que dois minutos em cada zona, insistindo nas que são mais propensas à acumulação de células mortas: costas, cotovelos, joelhos e pés; e depois, enxagua-se. Estes produtos são vendidos em supermercados, mas inclusivamente pode fazer um exfoliante caseiro com açúcar, limão e mel.

4. Que o protector solar seja o seu melhor amigo

Ele ajudar-lhe-á a prevenir a presença das odiadas manchas e conseguirá, com calma, um bronzeado uniforme. Se não sabe qual comprar, peça ajuda numa loja para escolher o mais adequado de acordo com o seu tipo de pele. Se é das que prefere os óleos, evite os que não têm protecção, uma vez que aceleram o envelhecimento prematuro da pele e favorecem as queimaduras solares.

MarcoClaro Wedding Photographer
MarcoClaro Wedding Photographer

O ideal é aplicar o protector 30 minutos antes de sair de casa e aplicar a cada duas horas durante a exposição ao sol, de forma a conseguir um melhor bronzeado. Deve ter também em atenção as zonas mais sensíveis como os lábios, as pálpebras, cicatrizes e sinais. Para eles pode usar sticks solares, que existem agora também em roll-on.

Helder Couto Photo
Helder Couto Photo

5. Exposição ao sol

Mude de posição para evitar uma insolação e queimaduras solares. No final do dia tome um banho com água morna para eliminar os resíduos do protector solar e fechar os poros. Tenha cuidado com medicamentos como antibióticos e outros, uma vez que que eles geram uma foto sensibilização da pele, que favorece o surgimento de manchas. Fale com o seu médico e peça-lhe conselhos.

6. Hidrate muito bem a pele

Lembre-se de beber dois litros de água por dia e ingerir alimentos hidratantes, para além da aplicação de leite ou gel depois do sol. Os ideais são os que contêm manteiga de coco ou aloé vera, uma vez que possuem efeitos calmantes, anti-inflamatórios e regeneradores.

Estúdios Santa Cruz
Estúdios Santa Cruz

Não se esqueça de ter em conta outros dados bastante importantes, tais como as horas mais criticas para apanhar sol, que não a beneficiam mesmo se for por pouco tempo e de forma intensiva: das 12h às 16h da tarde. O melhor é optar por uma exposição solar progressiva e saudável, com protecção, claro. Tudo isto irá traduzir-se num bronzeado mais duradouro para o dia do casamento e depois. 

Por último, recomendamos-lhe que veja o biquini de acordo com o destino da lua-de-mel, os 12 livros que deve ler antes de casar e as 10 coisas que deve fazer antes de dizer o “sim, aceito!“.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação