PT Login
PT

Como definir o estilo do seu casamento: dicas dos especialistas

O pedido foi feito, o “Sim” foi pronunciado e agora chegou a hora de organizar o vosso casamento. O que fazer? Por onde começar?

Um dos primeiros passos a dar, e que vos irá facilitar todas as vossas escolhas futuras, é encontrar uma coerência que una todos os detalhes do vosso casamento. Por outras palavras, definir um estilo que mais apreciem e com o qual se identifiquem, a partir do qual irão basear as escolha de todos os outros elementos até ao grande dia, desde o espaço, ao vestido de noiva, ao fotógrafo, convites e, sobretudo, à decoração.

Por MagiaSolicite informação sobre “Por Magia”
Por Magia

A tarefa não é simples, sobretudo porque hoje em dia são vastas as inspirações e tendências que maravilham os nossos olhos e coração. Por isso, a Zankyou falou com a Amê Casamentos, TFY Weddings, a Love XL, Por Magia e a Prenúncio de Festa – Produção de Eventos, que nos deram dicas preciosas e explicaram como é que normalmente se processa o desenvolvimento de um conceito do casamento.

Âme Momentos Solicite informação sobre “Âme Momentos ”
Âme Momentos

Vejam também: Estamos noivos! E agora? A Zankyou está aqui para ajudar!

Como encontrar o vosso estilo de casamento

Qualquer um dos nossos especialistas concorda que uma das primeiras decisões com a qual os noivos se deparam no processo de planeamento do casamento – senão a mais importante! – é, então, como salienta a Por Magia, perceber qual o estilo que mais apreciam e se identificam, para se poderem rever no ambiente que sempre sonharam ter no grande dia. Assim, e apesar de salientar que tudo depende do que os noivos pretendam transmitir, a Âme Casamentos destacou algumas dicas fundamentais que podem ajudar – e muito! – a tomar uma decisão certeira, que estão também de acordo com o que os outros profissionais partilharam connosco.

1. A vossa personalidade enquanto casal

A Âme Casamentos aconselha a que avaliem o que mais gostam e o que mais se identifica verdadeiramente convosco. Assim, se adoram estar perto do mar ou do campo, talvez o estilo que mais se adeque seja algo mais descontraído. Se, por seu turno, não se imaginam longe da cidade, talvez procurem um estilo mais moderno e elegante.

Festa Aluga Solicite informação sobre “Festa Aluga ”
Festa Aluga

Também a Prenúncio de Festa defende que o estilo escolhido pelos noivos tem de corresponder à personalidade do casal. Por isso, no seu trabalho sentem que muitas vezes começam por assumir um pouco o papel de “psicólogos”, de forma a chegarem “à alma dos seus noivos”, gostando sempre de lhes perguntar o que fazem na vida, quais os seus hobbies, as suas cores, livros e filmes preferidos, etc., para rapidamente chegarem ao estilo mais adequado. E salientam ainda algo muito importante: nunca tiram conclusões pela forma como os noivos se apresentam vestidos, por exemplo, porque isso é muitas vezes um grande erro.

Festa AlugaSolicite informação sobre “Festa Aluga”
Festa Aluga

De qualquer forma, e de acordo com a sua experiência, a Prenúncio de Festa explicou-nos que tendencialmente os noivos mais introvertidos e tímidos preferem um ambiente intimo, com cores neutras, enquanto os extrovertidos gostam de locais diferentes, vistas deslumbrantes, com estilos arrojados, cores mais fortes e mescladas.

TFY WeddingsSolicite informação sobre “TFY Weddings”
TFY Weddings

Também no caso da TFY Weddings, o processo de desenvolvimento de um conceito de um casamento passa obrigatoriamente pelo trabalho conjunto com os noivos, sendo fundamental conhecê-los bem – quer seja presencialmente ou por Skype – para que se possam identificar e perceber as suas preferências, estilos e gostos. A partir daí, há uma troca de imagens e ideias, através de várias plataformas, para que possam partilhar o máximo de sugestões e inspirações. Não têm necessariamente de ser de casamentos, pode ser qualquer motivação! Uma cor ou cores de preferência, decoração de interiores, cidades, enfim… qualquer coisa! É importante é que haja partilha, para que seja possível perceber qual é o estilo dos noivos e saber com o que é possível trabalhar.

2. O local escolhido

Segundo a Âme Casamentos, o local escolhido também irá ajudar a definir o estilo do vosso casamento. Com efeito, não é raro os noivos apaixonarem-se por um local, mesmo sem terem um estilo já definido, sendo que esse espaço tem, só por si, características que remetem para um. Assim, por exemplo, um palácio invoca um estilo mais clássico, enquanto uma quinta no meio das vinhas pede um estilo mais campestre, natural e até vintage, por exemplo.

Âme CasamentosSolicite informação sobre “Âme Casamentos”
Âme Casamentos

Também a Prenúncio de Festa nos salientou a importância do local escolhido. Habituados a trabalhar com Destination Weddings, salientam que a escolha do local onde os noivos vão casar tem de traduzir logo à partida o estilo de casamento que irão ter.

3. Gostos em comum

Finalmente, se sentirem perdidos, a Âme Casamentos aconselha a que escrevam algumas das coisas (objectos, espaços, cores) que mais gostam e partilhem entre os dois. Vejam o que têm em comum e em que estilo se podem enquadrar.

Âme CasamentosSolicite informação sobre “Âme Casamentos”
Âme Casamentos

Quais os estilos mais comuns?

Mesmo tendo em conta a vossa personalidade e gostos pessoais, nem sempre é fácil chegar a um único estilo, dada a variedade de inspirações que podem encontrar hoje em dia. Os nossos especialistas destacaram os estilos que são mais comuns.

Estilo Clássico

Segundo a Âme Casamentos, este é um estilo mais tradicional e elegante, que nos poderá remeter a um ambiente mais discreto ou luxuoso, consoante os elementos que o compõem, sendo o estilo ideal para quem procura um dia com glamour.

PalaceteDonaMariaSolicite informação sobre “PalaceteDonaMaria”
Palacete Dona Maria
Palacete Dona MariaSolicite informação sobre “Palacete Dona Maria”
Palacete Dona Maria
Âme CasamentosSolicite informação sobre “Âme Casamentos”
Âme Casamentos

Também a Por Magia associa o estilo clássico a e tradicional a noivos discretos, formais e conservadores, salientando que, por norma são casamentos elegantes com tons suaves, onde o branco poderá ser o tom base. Neste tipo de ambientes, habitualmente as escolhas passam por porcelanas e cristais para se conseguir resultados sofisticados e requintados, sendo a rosa a flor maioritariamente escolhida.

Estilo Vintage

A Por Magia revela-nos que este é um estilo que tem estado muito na moda nestes últimos anos, sendo ideal para noivos românticos que apreciam reviver momentos e detalhes antigos, nomeadamente pormenores de renda, molduras antigas, cores envelhecidas misturadas com elementos craquelados, etc. Detalhes que criam ambientes aconchegantes e ricos em detalhes, onde se encontram cores como o branco, bege e outras cores claras e neutras.

Prenúncio de Festa - Produção de EventosSolicite informação sobre “Prenúncio de Festa - Produção de Eventos”
Prenúncio de Festa – Produção de Eventos
The Quinta - My Vintage Wedding Solicite informação sobre “The Quinta - My Vintage Wedding ”
The Quinta – My Vintage Wedding

Segundo a Âme Casamentos, neste estilo o segredo é recuperar tudo o que ficou esquecido no passado (objectos, vestido, um espaço que remeta para este ambiente), sendo ideal para quem quer delicadeza e alguma descontração.

Estilo Moderno

A Âme Casamentos destaca este estilo para quem sempre gostou do que é contemporâneo e das novas tendências, sendo ideal para os noivos que sonham com um dia cheio de sofisticação.

Pedro Filipe FotografiaSolicite informação sobre “Pedro Filipe Fotografia”
Pedro Filipe Fotografia
Rui Teixeira Photography Solicite informação sobre “Rui Teixeira Photography ”
Rui Teixeira Photography
The Wedding Portugal Solicite informação sobre “The Wedding Portugal ”
The Wedding Portugal

A Por Magia fala-nos de um estilo Moderno e Minimalista, para o qual a definição “Less is more” se encaixa na perfeição. Destinado para noivos discretos e práticos, por norma citadinos e a par das tendências e actualidades, nestes ambientes destacam-se elementos básicos, linhas retas e ambientes clean, simples mas não menos elegantes.

Estilo Romântico

Segundo a Âme Casamentos, este é um estilo versátil e que pode ser combinado com outros estilos que se adequem, sendo ideal caso procurem algo mais discreto e delicado.

Por MagiaSolicite informação sobre “Por Magia”
Por Magia
The Wedding Portugal Solicite informação sobre “The Wedding Portugal ”
The Wedding Portugal

Já a Por Magia fala-nos em flores, flores e mais flores, assim como muitas velas e decorações que nos remetem para um conto de fadas ou princesas, com decorações geralmente baseadas em cor-de-rosa e tons pastel. Os noivos e noivas sonhadores, delicados e românticos enquadram-se na perfeição neste género de casamento.

Estilo Rústico

A Por Magia destaca ainda o estilo rústico como uma das grandes tendências para 2017, que combina na perfeição com noivos descontraídos, amantes da natureza e eco-friendly.

Festa AlugaSolicite informação sobre “Festa Aluga”
Festa Aluga
TFY WeddingsSolicite informação sobre “TFY Weddings”
TFY Weddings

Neste estilo escolhem-se elementos ligados à natureza e ao campo, com rodelas de madeira, pipas e fardos de palha a criarem zonas de convívio. Um estilo que utiliza muitas vezes as “ideias DYI” e para o qual se trabalha com uma paleta de cores de cores quentes e fortes, a lembrar o campo.

Estilo Boho Chic

Este é outro estilo mencionado pela Por Magia, muito direcionado para pessoas descontraídas, habitualmente até mesmo ligadas à arte e design ou apreciadores de um estilo hippie chic, também portadoras de uma ligação à natureza e às causas ambientais.

Quinta da TorreSolicite informação sobre “Quinta da Torre”
Quinta da Torre
Quinta da TorreSolicite informação sobre “Quinta da Torre”
Quinta da Torre
Quinta do HespanholSolicite informação sobre “Quinta do Hespanhol”
Quinta do Hespanhol | Foto Nuno Ferreira Photography

Nestes ambientes encontram-se elementos misturados com toque rústico e hippie chic, acompanhados de romantismo. Tons quentes como bordeaux, marsala e beringela, ficam lindamente neste estilo de casamento.

Casamento Temático

Por fim, a Por Magia menciona os casamentos temáticos, ideais para noivos aficcionados em algo em particular, que gostariam de ver recriado no seu grande dia. Enquadram-se neste estilo os casamentos inspirados em filmes, hobbies, viagens e locais por onde o casal e namorados tenha passado, etc.. A partir dos gostos dos noivos escolhe-se o tema e todos os detalhes e pormenores no casamento irão estar ligados a ele.

JL Fotografia Solicite informação sobre “JL Fotografia ”
JL Fotografia

Tendência: O lado chique dos casamentos de Cidade

No âmbito da escolha dos estilos do casamento, a Love XL salientou um estilo em particular: os casamentos urbanos ou os chamados Urban Weddings, uma grande tendência nas grandes cidades cosmopolitas como Nova Iorque, Paris e, claro, Lisboa.

Love XLSolicite informação sobre “Love XL”
Love XL
Love XLSolicite informação sobre “Love XL”
Love XL
Love XLSolicite informação sobre “Love XL”
Love XL

A mais recente e a mais chique de todas as tendências personaliza o glamour dos tempos modernos, revelando a necessidade cada vez maior de fugir ao “Casamento Tradicional” e procurar algo diferente e único, algo inesperado, com capacidade de realmente surpreender tudo o todos. A distanciar-se do comum e a rumar ao diferente, descobre-se espaços únicos como, por exemplo, a Lx Factory, espaço de pura criatividade e bom gosto, uma  “Tela Branca” que se pode transformar em puro requinte e glamour.

Love XLSolicite informação sobre “Love XL”
Love XL
Love XLSolicite informação sobre “Love XL”
Love XL
Love XLSolicite informação sobre “Love XL”
Love XL

Os noivos que seleccionam um espaço tão diferente como este são muitas vezes jovens que vivem e apreciam o ambiente citadino e valorizam todas as experiências fantásticas que a maravilhosa Lisboa tem para oferecer, sendo que nada melhor os define enquanto pessoas modernas e irreverentes do que um espaço totalmente fora do normal, que conjuga na perfeição com a visão alternativa que têm. Um espaço que pode combinar elementos modernos, de estilo chic e industrial, com elementos vintage/rústicos com grande naturalidade.

Love XLSolicite informação sobre “Love XL”
Love XL

E depois de escolhido o estilo? O que acontece?

No caso da TFY Weddings, depois da partilha de imagens, a equipa trabalha na concepção de uma mood board. Este momento do processo irá depender muito do próprio casal, pois tal como salientam, existem casais que já têm uma ideia fixa do que pretendem, seja de um conceito ou de um estilo que querem seguir, embora hajam outros que estão um pouco mais perdidos e precisam mais de ajuda. Neste último caso, normalmente é sugerida mais do que uma mood board, cada uma com o seu conceito.

Há mesmo casais, como nos assinalou a Prenúncio de Festa, que chegam com uma ideia fixa que viram numa foto ou inspiração mas que quando o estilo começa a ser desenvolvido acabam por perceber que – afinal – não gostam…

Mas enfim, depois da escolha de um conceito, e segundo a TFY Weddings, o passo seguinte é, naturalmente, a execução de toda a decoração do casamento (baseado sempre no conceito eleito pelo casal).

Quinta da Azenha de BaixoSolicite informação sobre “Quinta da Azenha de Baixo”
Quinta da Azenha de Baixo

Em jeito de conclusão, e tal como nos alertou a Âme Casamentos, o importante é não esquecerem que tudo deve estar em harmonia – o local, o vestido da noiva e o fato do noivo, a hora de início do casamento, as cores. São todos estes elementos que vão contribuir para definir o estilo do vosso casamento;

Lembrem-se sempre que no grande dia devem transmitir o que são, a vossa personalidade, pelo que o mais importante é escolherem o estilo com o qual mais se identificam, independentemente do que possa ser ou não um tendência actual.

Aliás, na TFY Weddings até se vai mais longe e acredita-se que não faz sentido catalogar estilos, mas sim criar um conceito de casamento na qual os noivos se sintam identificados e completamente à vontade. Seja uma cor, um objecto ou um tema!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação