PT Login
PT

Como eleger o wedding planner perfeito: 18 perguntas que devem fazer!

Ele declarou-se, de joelho no chão e anel em riste, vocês morrem por escolher o vestido de noiva perfeito, a mãe e a sogra deliram e desfazem-se em pranto, o pai e o sogro, embevecidos, nem encontram palavras para dizer o que quer que seja e a partir daí… Nem vocês sabem bem o que fazer, com o tanto que há para fazer! Pois bem… É fácil! Porque não começarem por procurar e eleger o wedding planner perfeito? Porque não sabem como? Também isso é fácil! Nós, aqui, na Zankyou Magazine, com a ajuda da Mary Me – Eventos – a equipa certa para que tudo corra como desejam! – ajudamo-vos!
Hoje, dizemo-vos quais as questões que não podem ficar de fora: 18 perguntas, 18 respostas e, claro, segredos que só quem ama o que faz, poderia partilhar convosco – e connosco!

Paulo Castro PhotographySolicite informação sobre “Paulo Castro Photography”
Paulo Castro Photography

A nossa data de casamento, está, ainda, livre?

Claro que o wedding planner será o primeiro, à partida, a dar-vos esta indicação – ainda que possa não o fazer de forma directa porque, se assume um contacto convosco, tecnicamente tem sim, essa disponibilidade… Ainda assim, se não se sentirem confortáveis com a falta de um reconhecimento claro, e se o vosso interlocutor não parecer ter intenções de o fazer, não hesitem: perguntem!

Quantos casamentos planeiam, para um mesmo dia?

Algumas empresas presentes no mercado e relacionadas com a organização e gestão de eventos, têm diversas datas, preenchidas com diversos casais… Isso não implica que o trabalho que desenvolvem tenha menos qualidade que o trabalho que as restantes desenvolvem – que apenas assumem um evento por dia!.. – mas implica que, todo o processo de decisão tenha de ser também claro, para vocês… Afinal, querem encontrar-se com a pessoa A, para, mais tarde, o vosso casamento ser acompanhado pela pessoa B?..

Hélder Couto PhotoSolicite informação sobre “Hélder Couto Photo”
Hélder Couto Photo

Há algum valor médio, que corresponda aos vossos serviços?

O orçamento, embora não devendo ser o factor distintivo entre os diferentes wedding planner’s que contactarem, deve ser sim, considerado na decisão final e deve corresponder a um valor médio ou, pelo menos, a um intervalo de valores, numa primeira fase, que, mais tarde, ainda antes de optarem pelas mesmas pessoas A ou B, deve ser concretizado e esclarecido… Não aceitem condições ambíguas! Surpresas de última hora, não obrigado!

Poderão organizar o nosso casamento, tendo em conta que o nosso orçamento disponível é de X?

Devem, claro, pensar no vosso orçamento disponível, ainda antes de encetarem contactos com qualquer que seja o profissional!.. E devem fazê-lo de forma séria e realista, tendo em conta os valores familiares envolvidos porque, se contas são contas, são eles que contam! Na hora de decidirem, questionem o wedding planner a respeito do montante que têm em mente e se, então, é possível contar com eles para transformar o sonho em realidade!..
Ainda que a maioria dos profissionais do sector trabalhe segundo esse molde, nunca será de mau tom, quererem saber se cada uma das vossas ideias é compatível com cada um dos cifrões disponível!..

Moisés Soares Wedding PhotographerSolicite informação sobre “Moisés Soares Wedding Photographer”
Moisés Soares Wedding Photographer

Qual é a forma de pagamento?

Terão de adiantar algum valor, por conta do casamento? Será tudo pago, assim que a festa terminar? Qual é, no fundo, a forma de pagamento? Todas estas questões devem ser, previamente, feitas, para que não vos falhe a resposta que precisam, na hora de elegerem o wedding planner perfeito!

Até que ponto participaremos na organização do nosso casamento?

O ideal é que qualquer equipa que contactarem, seja flexível: porque se, de facto, vocês até poderão não querer, de todo, ter qualquer responsabilidade na organização do grande dia, por outro, outros casais, poderão querer tomar cada uma até, das mais pequeninas decisões… Qualquer que seja o caso, perguntar não ofende e, só assim, ficarão a saber de que forma também, trabalham os profissionais em questão – e se a sua forma de trabalho está de acordo com as vossas expectativas!

Rui Teixeira Wedding PhotographySolicite informação sobre “Rui Teixeira Wedding Photography”
Rui Teixeira Wedding Photography

Que tipo de serviços oferecem?

Sendo que os profissionais do wedding planning, gerem sempre, muito além dos eventos, equipas multidisciplinares que fazem com que contos de fadas saltem para a vida real, é normal que dominem determinadas áreas de intervenção, de alguma forma, como o design ou a decoração… Assim, é importante terem em conta as valências oferecidas por cada um dos contactos que fizerem e de que forma poderão elas ser úteis, ao longo de toda a organização do casamento!

Mas, muito além dos serviços disponibilizados por um qualquer wedding planner, o importante é que se identifiquem, acima de tudo, com o wedding planner eleito, com a sua forma de trabalhar, com o seu estilo e cunho pessoal, segundo a Mary Me – Eventos!.. Empatia é, afinal, o primeiro passo para a confiança… E nada deverá sobrepôr-se ao vosso instinto, na hora de decidirem, finalmente!

No dia do casamento, poderemos contar convosco?

A resposta a esta pergunta deve ser clara e limpa – como a água! – e assim, não deverão não fazê-la! É importante sim, que saibam se terão quem gira também, o grande dia, ou se, por outro lado, ficarão entregues a vocês mesmos!.. Temos a certeza que este é um dos aspectos que não quererão deixar de considerar!

Ilustre FotografiaSolicite informação sobre “Ilustre Fotografia”
Ilustre Fotografia

Trabalharam já, com todos os profissionais que pensam ser os mais adequados para, também, trabalharem connosco?

Sentirem confiança em todos os profissionais envolvidos no processo, é meio caminho andado para um casamento memorável… E isso só é possível se também o vosso wedding planner – ou possível wedding planner – conhecer bem os profissionais que está, naquele preciso momento, a recomendar… Atentem: a resposta foi segura? Então, o profissional em questão é, certamente, uma boa escolha!

Poderemos eleger um outro profissional que não aqueles com quem habitualmente trabalham?

Se cada casal é único e espera, claro, coisas diferentes de outros casais, para o seu casamento, então, também é normal que não considere todos os profissionais, os mais adequados para o seu grande dia!.. Normalmente, os wedding planner’s têm uma lista de nomes que satisfazem as expectativas da maioria dos enamorados mas… Não se coíbam, claro, de perguntar!.. Perguntar, como já dissemos, não ofende!.. Não acham?

Diana Nobre FotografiaSolicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia”
Diana Nobre Fotografia

Têm algum desconto em particular, com algum dos profissionais que recomendam?

Se no poupar é que está o ganho, é normal também, que preocupe todos os noivos – aliás, é até estranho se tal não vos passar pela cabeça!.. Assim, e tendo em conta, que os wedding planner’s, de igual forma, trabalham com os mais diversos nomes, relacionados com o sector nupcial, perguntar… (Não, não vamos dizer que não ofende!..) Não custa e não dói! Lembrem-se sempre que, a cada pergunta que fazem e a cada resposta que vos é dada, mais completa será a vossa decisão!

De que formas o poderemos contactar?

É importante que, ainda antes de se decidirem, definitivamente, por um wedding planner em concreto, tenham claro, de que formas poderão contactá-lo e como agilizará ele, a organização de todo o casamento!.. Reunir-se-ão de tempos a tempos? Estarão em contacto, permanentemente, por exemplo, através do WhatsApp? Estará disponível via Skype, se necessário? São, invariavelmente, questões importantes, cujas respostas poderão fazer-vos, certamente e rapidamente, mudar de ideias!..

Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia

Será necessário que nos reunamos com os restantes profissionais?

De alguma forma, relacionada já, com outra questão que fizeram, e que dependerá um pouco daquilo que pretendem do wedding planner, é importante ainda assim, que estejam certos de que a vossa presença não será necessária – se não quiserem que seja necessária – para que todo o casamento, aconteça!

Tendo em conta que a sua formação abrange o design floral, poderemos contar com o seu apoio? Se sim, que tipo de custos estão envolvidos?

O facto da formação de origem do wedding planner ser diversa, não implica que ele desenvolva cada um dos serviços, em cada um dos casamentos que planeia – aliás, por isso mesmo lhe perguntaram que tipo de serviços oferece! Mas, se têm interesse em que ele leve também, neste caso, enquanto exemplo, toda a sua experiência de design floral, para o vosso casamento, deverão estar bem informados a respeito das condições envolvidas e dos custos que cada um dos pequenos extras, à vossa disposição, poderá custar!

Sérgio Guimarães PhotographySolicite informação sobre “Sérgio Guimarães Photography”
Sérgio Guimarães Photography

Quantos anos de experiência tem, no sector?

Esta questão, além de vos dar a conhecer um pouco do percurso profissional do vosso interlocutor, dar-vos-á também, pelo menos, uma ideia geral do número de casamentos que já terá encabeçado… Se não o fizer ou se, por algum motivo, restarem dúvidas… Perguntem, claro! O wedding planner em questão, terá o maior dos interesses em responder às vossas perguntas de forma amável e esclarecedora!

Poderão mostrar-nos o vosso portefólio?

Se uma imagem vale mais que mil palavras… O que valerão mil imagens? Não receiem em pedir, a qualquer um dos wedding planner’s que contactarem, que vos mostre algumas imagens, vídeos e até pormenores concretos, dos casamentos que organizou ou que ao longo do tempo foi organizando! Não só vos ajudará a entender melhor, todo o trabalho que ele desenvolve, como vos poderá inspirar-vos, agora que estão a um passo de dar o nó!

Para a Mary Me – Eventos, ainda antes de um primeiro contacto, deverão avaliar todo o portefólio disponível nas redes sociais – Instagram, website, Facebook… – e, também, analisar as críticas e testemunhos patentes nas mais diversas plataformas!
Já numa reunião sem compromisso, que deverá sim, ter lugar, para se conhecerem melhor, e como os casais gozam do direito de privacidade – não tendo os wedding planner’s autorização para a divulgação de determinadas imagens! – não hesitem, como já dissemos: perguntem! A Mary Me – Eventos não poderia concordar mais, garantimo-vos, com a nossa pergunta “poderão mostrar-nos o vosso portefólio?”.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Efeito Espontâneo

Organizam casamentos em todo o Portugal?

Se têm em mente casar-se numa cidade diferente daquela que vivem ou daquela onde se situa o escritório do wedding planner que estão a considerar, tentem perceber se, numa primeira fase, é viável fazê-lo… Na maior parte dos casos, não existem problemas mas… É uma circunstância que, claro, poderá trazer custos acrescidos à proposta que o profissional de que falamos, terá para vos fazer!..

E se algo falhar no dia do casamento?

Ainda que não seja provável – porque contar com ajuda profissional e especializada tem esta vantagem! – não é errado, de todo, quererem uma resposta a esta pergunta e, principalmente, quererem ver uma reacção perante esta pergunta… Imprevistos? Acontecem, claro! Tal como imprevista será a vossa pergunta… Que vos permitirá avaliar a capacidade de resposta daquele profissional, perante uma determinada dificuldade!..

MarcoClaro Wedding PhotographerSolicite informação sobre “MarcoClaro Wedding Photographer”
MarcoClaro Wedding Photographer

Agora que conhecem todas as perguntas que não vos podem escapar, no vosso primeiro contacto com um wedding planner, a Mary Me – Eventos, deixa-vos mais um conselho: tenham a certeza que querem, de facto, quando decidirem, um wedding planner! Só poderão ter a certeza que estarão com a melhor e que a escolha foi a mais acertada, se estiverem preparados para a deixarem trabalhar livremente e para confiarem, inteiramente, no seu trabalho!
Preparados para a caça ao wedding planner perfeito? Então… Partida, largada, fugida! Ah! Só mais uma coisa: mais tarde, depois, não se esqueçam de nos contar tudo! Nós, merecemos! Não acham?..

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação