PT Login
PT

Como escolher o bolo de casamento perfeito

Considerada a “estrela da mesa dos doces”, o bolo de noiva e o seu respetivo corte é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes e marcantes de um casamento. Tomando em consideração as dificuldades que os noivos poderão ter na escolha do mesmo, a Zankyou Magazine preparou este artigo onde revelamos vários aspetos a ter em consideração com base na cobertura, decoração, e sabor do bolo.

Lado C Cake Shop

Para o efeito, a cake designer convidada, Carla Silva, do Lado C Cake Shop, nos explica que “atualmente, é comum observar-se bolos de casamento mais criativos, de dois ou três andares, dispostos numa mesa temática e acompanhados de doces complementares, como cupcakes e cake pops, ou, em alternativa, a substituição do próprio bolo pelos referidos doces”.

Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop

 

Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop

Quando questionada sobre a escolha da melhor cobertura, a Carla Silva refere que “embora exista uma grande variedade de coberturas, os bolos com pasta de açúcar e os naked cakes são os mais procurados. Cada cobertura apresenta as suas vantagens e desvantagens, pelo que a escolha deve ser realizada consoante o evento e o resultado pretendido”, explica a Carla.

Nesse sentido, a organizadora e designer de eventos Joana António, da Doce Lavanda, salienta a importância de uma boa planificação do evento através do estudo pormenorizado de todos os fatores, condicionantes e opções disponíveis com o intuito de garantir um bom resultado. “Em certos eventos, a escolha de um bolo com pasta de açúcar pode revelar-se como sendo a melhor opção para a atingir um determinado resultado, quer por questões temáticas e decorativas, quer por outros factores, como o clima, a exposição do bolo, entre outros. Já noutros casos, poderá ser viável a escolha de outro tipo de bolo, como os naked cakes, pelo que o diálogo com um profissional sobre esta matéria é sempre recomendável”.

“Por exemplo, a cobertura de pasta de açúcar tem uma consistência mais sólida e lisa, proporcionando ao bolo um melhor acabamento estético, ideal quando se pretende um resultado mais artístico”, explica a Carla, acrescentado “com esta cobertura, é possível conservar o bolo durante todo o casamento, sem necessidade de refrigeração”. Por outro lado, salienta que “ devido ao seu peso, o bolo resulta mais dispendioso e, normalmente, é uma cobertura que é retirada pelos convidados”.

Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop

Por outro lado, com os naked cakesdá-se uma maior ênfase ao sabor. Não é um estilo perfeito nem tradicional, mas é precisamente nisso em que recai a sua beleza. São bolos muito elegantes, delicados, e frescos, onde é possível apreciar o recheio através das diversas camadas. Uma boa conjugação de cores e de cremes podem garantir um resultado excecional”, explica a Carla. Como vantagem, a Carla assinala que este bolo “é mais leve sendo, consequentemente, mais económico, além de oferecer frescura e sabor”. Como desvantagem, a Carla salienta que “além de ser preciso um maior cuidado no seu transporte, uma vez que a massa fica exposta, a mesma pode secar”.

Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop

Em relação à decoração, a Carla assinala que se observam várias tendências consoante o tema e contexto decorativo, sendo procurados bolos plissado, pintados a mão, com detalhes de renda, com flores de açúcar, com padrões, motivos geométricos, e os já mencionados naked cakes.

Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop
Lado C Cake Shop

“É importante ainda salientar que, em alternativa ao bolo real, os noivos também podem optar pelos bolos cenográficos” explica a Carla. “Os bolos cenográficos são bolos feitos de esferovite e cobertos com pasta de açúcar utilizados apenas para fins decorativos. Estes bolos, além de manterem-se impecáveis o tempo todo, não precisam de refrigeração e evitam desperdiço, pois como explicado anteriormente, nem todos os convidados gostam do sabor da pasta de açúcar. Nalguns casos, e para fins de corte do bolo, a camada superior é verdadeira”. E acrescenta “quando se opta por um bolo cenográfico, o bolo real fica guardado e protegido na cozinha do buffet, onde será cortado e servido aos convidados”.

No que se refere ao sabor, a Carla Silva assinala que “além dos sabores tradicionais, observa-se uma maior procura por combinações de textura, cor, e sabor que possam despertar o interesse e a curiosidade dos convidados”. “De facto, defendo que o interior do bolo deve acompanhar o seu exterior, ou seja, deve ser igual de bom e agradável”, acrescenta a Carla. “Mas para isso, recomendo que os noivos experimentem a massa e as respetivas combinações antes do fabrico do mesmo, de forma a conferir o resultado”, conclui a Carla.

Portanto, não esqueça! No momento de idealizar o seu bolo, verifique todos os aspetos que mencionamos e garanta o casamento dos seus sonhos. Bons preparativos!

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação