PT Login
PT

Como evitar que os pais interfiram na organização do casamento

Um casamento significa família, confiança, amor, respeito e, sobretudo, felicidade. A felicidade desse dia, dos prévios (durante a organização) e dos que estão para chegar. Para que o objectivo se cumpra é necessário ter bastante claro um princípio básico: o casamento é vosso, seu e da sua cara-metade e mais ninguém. Aprendido isto está na hora de colocar mãos à obra, organizar e desfrutar!

Apesar de tudo isto parecer muito simples, em algumas famílias não é bem assim e é certo que os pais tendem a intrometerem-se, alguns até em assuntos mais íntimos do casamento. Então, o que fazer para que isso não aconteça?

Rui Teixeira PhotographySolicite informação sobre “Rui Teixeira Photography”
Rui Teixeira Photography

1. Contar com una opinião “externa”

É inevitável que eles, os seus pais e os seus sogros, se intrometam nos vossos assuntos. Eles querem o melhor para vocês, o problema é quando os deixam “dominar” em demasiado e as vossas opiniões já não contam. Lembrem-se que são vocês que vão casar!

Recomendamos que oiçam as sugestões que têm para vos dar, uma vez que é sempre bom ouvir e ter outro ponto de vista. Cada um tem uma opinião e, colocando-as em comum, podem chegar a um acordo e eleger aquilo que seja melhor para todos e, em especial, para vocês. Nada como uma boa comunicação para resolver tudo.

FarawaySolicite informação sobre “Faraway”
Faraway

Por exemplo, se a sua mãe ou a sua sogra querem ter alguns assuntos do casamento sob controle (em demasiado) e isso cause um choque frontal. Bem, respire. É um casamento e não necessita de se aborrecer assim, uma boa ideia poderá ser ter uma terceira pessoa que a ajude e que seja mais objectiva, é aqui que entra em jogo o papel das wedding planners!

Para isso podem apoiar-se em profissionais como Onefivenine Consultingcujo objectivo é surpreender com histórias originais para cada casal no dia do seu casamento. Como o conseguem? Através da sua experiência com mais de 10 anos na área da organização de eventos.

Onefivenine ConsultingSolicite informação sobre “Onefivenine Consulting”
Onefivenine Consulting

Por outro lado, a Âme Casamentos, uma agência criativa, que vai trabalhar consigo e para si no desenho e concretização de momentos únicos. Sempre com bom gosto e uma elegância inata adaptando-se sempre ao vosso gosto e orçamento.

Âme MomentosSolicite informação sobre “Âme Momentos”
Âme Momentos

2. Ter cuidado nas provas do vestido

Passamos a outro ponto: o vestido de noiva! Se a sua mãe e/ou a sua sogra a acompanharem na prova do vestido de noiva, deixe que opinem sobre o que mais gostam e sobre o que melhor lhe assentaria mas, no final, o que verdadeiramente importa é a sua opinião e o seu gosto.

É importante que a noiva vá acompanhada mas não com muita gente uma vez que, quantas mais pessoas mais opiniões e conselhos o que não será fácil para si. Muitas vezes acontece que, a noiva, escolhe o seu vestido e já não sabe se o fez porque alguém o recomendou ou porque realmente gostou dele.

Estúdios Santa CruzSolicite informação sobre “Estúdios Santa Cruz”
Estúdios Santa Cruz

3. Escolha bem o fotógrafo e o videógrafo

No que diz respeito à fotografia não há que discutir, o importante é que o fotógrafo vos transmita esse feeling necessário para se sentirem confortáveis e que, além do mais, gostem do seu trabalho. Sim, a vocês, aos noivos e não aos pais. Assim, podem conhecer os profissionais dos Estúdios Santa Cruz, cuja fotografia é natural, trata de capturar o momento e permite que não se esqueçam nem o mais pequeno detalhe do vosso grande dia.

Estúdios Santa CruzSolicite informação sobre “Estúdios Santa Cruz”
Estúdios Santa Cruz

E se a imagem é importante, quanto esta tem movimento converte-se em algo imprescindível. Neste caso podem contar com videógrafos que permitirão que guardem uma bonita recordação que vos fará cair as lágrimas cada vez que reviverem um dos momentos de plena felicidade. Por exemplo, os profissionais de AWE, procuram ser o mais flexíveis possível, compreendendo que cada casal é diferente na forma como interage entre si, a personalização é o seu pilar fundamental.

4. Ter em atenção ao local de celebração e aos detalhes

O local de celebração é outro dos detalhes em que os pais se costumam intrometer. Que não sei quem casou aqui, que este local é melhor, aqui tem boa comida, este é muito longe… As opiniões são variadíssimas.

O truque está em que você e a sua cara-metade visitem aqueles que mais gostem e que, aí, se informem sobre tudo. A decisão será mais fácil no local. Há, sim, um detalhe que devem ter em atenção e que passa ao lado de muitos casais, as toalhas! Algo tão simples mas muito importante.

Love XLSolicite informação sobre “Love XL”
Love XL

5. Saber quem convida e o que oferecer 

Por último, um dos temas onde os pais mais se intrometem é no assunto de quem convidar para o casamento. Eles devem saber que não são eles que se casam. O seu momento já passou e agora é a vossa vez. No entanto, também devem penar que têm “certos compromissos” e que querem que eles se sintam bem. Assim, porque não convidar alguns dos seus amigos ou aqueles primos que vocês não têm muita relação mas os vossos pais sim?

Quando já tenham a lista de convidados toca a pensar no que oferecer e queremos fazer-lhe duas propostas diferentes e, ao mesmo tempo, muito originais. Por um lado, Maria Chocolate, uma marca registada, orgulhosamente portuguesa, de Chocolates Finos Artesanais. Formada por uma equipa de pessoas apaixonadas pelo que fazem de forma a tornar ainda mais especial o seu dia. Adoce os seus convidados!

Maria ChocolateSolicite informação sobre “Maria Chocolate”
Maria Chocolate

A outra opção é a PAW – Photo Art & Wood, que, através de uma técnica de fotografia transferida para madeira, transforma as suas fotos de família mais memoráveis em autênticas obras de arte. Uma lembrança completamente personalizada!

Paw - Photo Art & WoodSolicite informação sobre “Paw - Photo Art & Wood”
Paw – Photo Art & Wood

Claro que, os seus pais querem o melhor para nós, não só apenas durante o casamento, como também na nossa vida em conjunto. Assim, viva o momento, esqueça os problemas e desfrute de cada instante do seu grande dia com eles, afinal eles são o nosso orgulho e o nosso mundo e, com certeza, esse dia não seria tão especial sem a presença deles.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Efeito Espontâneo

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação