PT Login
PT

Como organizar um casamento express em 3 meses: os 9 passos essenciais

O tempo não espera por ninguém…! E o seu é precioso. A sua cara-metade pediu-a em casamento e você não quis esperar um ou dois anos pelo seu grande dia. Um pouco por impulso ou embevecida pela promessa de felicidade que se avizinha, marcou a data para breve, muito breve. É natural. Todos temos sempre tanta pressa para amar (e ser amados).  Mas agora há que pôr as mãos à obra! E a Zankyou quer ajudar e por isso hoje diz-lhe quais são os 9 passos essenciais para organizar um casamento em três meses ou menos. E garante uma festa inesquecível. Antes de continuar a ler, lembre-se: é proibido entrar em pânico!

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Foto Mary Me

1. Marque uma data

É a primeira grande decisão: o dia e a hora da sua festa! Só a partir daqui poderá planear tudo o resto. Não demore a fazer a escolha. Pese os prós e os contras e decida rápido. Não se deixe vencer pela indecisão.

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Foto Mary Me

2. Escolha o modelo de festa: cerimónia civil ou cerimónia religiosa

Assim que se tiver decidido por um modelo, entre em questão mais prácticas: certifique-se que tem todos os documentos necessários para o casamento. E procure ser inteligente na escolha do venue: se puder concentre a cerimónia e a festa no mesmo espaço. Lembre-se, procure escolher um espaço com o qual se identifique, um espaço com uma decoração e styling nos quais se reveja.

Cereja WeddingsSolicite informação sobre “Cereja Weddings”
Foto via Cereja Weddings

3. Faça a lista de convidados

Este é o passo mais complicado. Diz a etiqueta que três meses de antecedência é pouco tempo para dar aos convidados. Por isso, o melhor é apostar numa lista reduzida: familiares, amigos mais próximos, pessoas importantes na sua vida e na vida da sua cara-metade. Os casamentos muito ambiciosos com listas de convidados de 200 ou mais pessoas não se ajustam tão facilmente a um timing de preparação de poucos meses. Com uma lista pequena – entre 30 a 75 pessoas – será mais fácil para si fazer o tracking e pedir as respostas aos convites.

Cereja WeddingsSolicite informação sobre “Cereja Weddings”
Foto via Cereja Weddings

4. Estabeleça prioridades

Aqui, um serviço de wedding planning pode ser absolutamente vital, nem que seja apenas uma sessão de consultoria. As meninas da Diamond Events têm um serviço que se ajusta a si: SOS Bride. O apoio que um profissional que conhece bem o negócio e as suas vicissitudes pode ser fulcral numa período de preparação relativamente curto para um casamento. Uma wedding planner não deixará qualquer detalhe ao acaso. E saberá lidar com obstáculos que podem surgir quando o tempo é menor. Se o orçamento não o permitir, sente-se com a sua cara-metade e faça uma checklist de tudo o que será necessário. Escreva tudo. Depois, siga-a religiosamente.

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Foto Mary Me

5. Lembre-se: a Internet é a chave!

Como não dispõe de muito tempo, aproveite para encurtar as distâncias e acelerar os processos usando a Internet. Como? Envie o convite de casamento por email, por exemplo. Faça os follow-ups usandos os chats das redes sociais. Aproveite o Skype para reunir com os seus fornecedores e evite as deslocações, as horas no trânsito e outras pequenas contrariedades. Mais ideias? Investigue na Internet o vestido perfeito, o penteado ideal, o estilo de fotografia que mais gosta e aborde os seus fornecedores já com ideias mais concretas daquilo que pretende. Acredito, isso vai economizar-lhe imenso tempo!

Veja como organizar o seu casamento 100% na Internet e descubra o nosso guia!

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Styling Mary Me. Foto João Almeida Fotografia

6. Decoração? Agradeça à internet pelos muitos tutoriais DIY

Três meses não é muito tempo para um styling estratégico. Será talvez complicado encomendar peças únicas e apostar num décor muito sofisticado. Não desanime. Pense numa decoração Do It Yourself! Pesquise algumas ideias no Pinterest, por exemplo. A Zankyou também ajuda: leu o nosso artigo sobre 8 ideias de decorações low cost em papel? E seja inteligente e estratégica na escolha do venue: espaços exteriores bonitos geralmente pedem menos decorações.

Pilar EventosSolicite informação sobre “Pilar Eventos”
Styling Pilar Eventos. Foto Francesca Vita
Cereja WeddingsSolicite informação sobre “Cereja Weddings”
Foto Cereja Weddings

7. E porque não comemorar a sua festa num hotel? 

Veja os preços e descubra se estão dentro do seu orçamento. Unidades hoteleiras estão habituadas a eventos e são versáteis e flexíveis. Aproveite esse savoir foir a favor do seu casamento e eliminará preocupações com o catering e com a decoração, por exemplo.

Pilar EventosSolicite informação sobre “Pilar Eventos”
Styling Pilar Eventos. Foto Storytellers
Pilar EventosSolicite informação sobre “Pilar Eventos”
Styling Pilar Eventos. Foto Storytellers

8. Pense já nos cartões de agradecimento

Possivelmente não conseguirá encomendar presentes personalizados para todos os seus convidados. Só a discussão de orçamentos com fornecedores neste preparativo pode levar muitos dias. Não pense que isso será um problema. Resolva a questão preparando já cartões de agradecimento personalizados para todos. Depois, se o tempo se revelar suficiente e ainda conseguir comprar pequenas lembranças, só precisará de anexar os cartões.

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Styling Mary Me. Foto João Almeida Fotografia

9. Não se esqueça de desfrutar da organização!

O período de preparação do seu casamento também é uma altura para criar memórias. Estes momentos fazem parte do ritual que é o seu casamento. Usufrua disso. Não deixe que o stress interfira com estes momentos.

Mary MeSolicite informação sobre “Mary Me”
Styling Mary Me. Foto João Almeida Fotografia

Com estes 9 fáceis passos, o seu casamento estará seguro. Garantimos três meses felizes e inesquecíveis. Porque o que se faz com amor, faz-se bem.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação