Como preparar o casamento perfeito em 12 meses?

São muitas as tarefas e os detalhes a considerar na organização de um casamento perfeito. Por isso, um ano será provavelmente o tempo ideal para preparar um dia magistral, pois será suficiente para que os noivos possam pensar em tudo com calma, fazendo as escolhas certas.

Como nós sabemos que nem sempre é fácil saber sequer por onde começar, a Zankyou dá uma ajuda para que nada falhe e tudo aconteça conforme o que sempre sonharam. Um bom planeamento é suficiente para preparar o casamento perfeito em 12 meses.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Efeito Espontâneo

12 a 10 meses antes

Um ano pode parecer muito tempo, mas na verdade os dias passam a voar! Por isso, quanto mais cedo começarem a tratar de tudo, menos stress vão sentir nos dias que antecedem o dia do casamento.

O primeiro passo na preparação de um casamento perfeito é estabelecer uma data, mesmo que não venha a ser a final, devido a condicionantes que estão fora do vosso controlo, como a disponibilidade dos espaços, por exemplo.

Depois, façam uma checklist registando tudo o que têm de fazer pela frente, anotando desde logo datas e metas que considerem mais ou menos certas. Esta lista irá ajudar-vos durante toda a preparação do casamento perfeito em 12 meses.

O passo seguinte será definirem um orçamento. Sentem-se com a calculadora à frente e contabilizem tudo, estabelecendo montantes para cada item do casamento, desde os sapatos até aos centros de mesa e, caso seja esse o caso, articulando com os pais. Este orçamento será a vossa bussola, que deverão seguir rigorosamente para não se perderem no caminho.

Paulo Castro PhotographySolicite informação sobre “Paulo Castro Photography”
Paulo Castro Photography

Entretanto, antes de começarem à procura de espaços para o vosso casamento perfeito têm de definir que tipo de celebração querem. Civil ou religiosa? Uma parte na igreja outra no salão? Cerimónia e festa num só local? Casamento íntimo ou de grande dimensão? Tradicional ou mais ousado? Um casamento temático? Ao ar livre? Na praia? Ou num salão fechado? Estas perguntas e respectivas decisões irão marcar o tema do casamento, o tipo de cerimónia e a festa, que por sua vez irão ser decisivos na hora de escolher o local da festa, a decoração e demais fornecedores, bem como o valor que vão querer gastar com cada um deles.

Tomadas estas decisões, há então que fazer a lista de convidados e começar a procurar espaços disponíveis, conciliando a disponibilidade com a Igreja ou Conservatória, bem como do pároco que efectuará a cerimónia. Encontrada a data, o melhor é começar logo a tratar da papelada que irá dar início ao processo do vosso casamento perfeito.

Esta será também a altura de decidirem se vão querer organizar tudo sozinhos ou contar com a ajuda profissional de um Wedding Planner para a organização de um casamento perfeito.

Detail Life Photography Solicite informação sobre “Detail Life Photography ”
Detail Life Photography

Finalmente, pode parecer prematuro mas 12 meses antes devem também escolher fotógrafo e profissional vídeo, pois são tão ou mais concorridos do que os espaços para a festa de casamento.

Ao nível pessoal, caso não mantenham uma rotina de exercícios regulares e pretendam estar em forma no dia do casamento, esta é o momento certo para começarem uma dieta e um plano de exercício a 12 meses.

10 a 8 meses antes

Se querem ter um casamento perfeito, comecem já a pensar no estilo ou no tema, em particular na decoração. A quinta ou espaço que contrataram trata de tudo? Se não trata, comecem a contactar e a analisar empresas de decoração, bem como floristas, se houver necessidade disso.

O mesmo em relação ao que vão servir aos vossos convidados no grande dia. A contratação da quinta inclui o catering? Se não inclui, está também na altura de contactar empresas de catering.

Quinta Palácio RaulianaSolicite informação sobre “Quinta Palácio Rauliana”
Quinta Palácio Rauliana

Nesta altura devem também pensar na música para animar o vosso casamento: DJ ou banda? E para a cerimónia, querem acompanhar com coro gospel ou tradicional? Definam o que pretendem, bem como o orçamento disponível, e comecem já a pesquisar no sentido da contratação.

Definam também se querem ter animação adicional no vosso casamento perfeito, nomeadamente animação infantil, photobooth, etc. e peçam orçamentos.

Escolham e organizem um convívio, jantar ou almoço, para convidar os padrinhos, madrinhas e damas de honor. Também reúnam os contactos das pessoas da lista de convidados e pesquisem e peçam orçamentos de designers para a criação da identidade gráfica do casamento, que inclui convites, menus, marcadores de mesa, organizador de mesas (placard) e Save the Date. O ideal é adjudicarem tudo ao mesmo profissional, para manterem uma coerência.

AhHA!PhotosSolicite informação sobre “AhHA!Photos”
AhHA!Photos

Caso pretendam fazer alguns tratamentos de beleza para estarem deslumbrantes no dia do casamento, este é o momento certo para procurarem centros e profissionais da área para darem início aos mesmos.

8 a 6 meses antes

Se a noiva ainda não foi ver o vestido de noiva, esta é a altura certa para o fazer. Veja muitos modelos, dentro do que procura, para escolher o ideal para si. Defina também as roupas e acessórios para as meninas ou meninos das alianças e das crianças que farão a entrada na Igreja, caso seja esse o caso.

Nando Duarte EstúdioSolicite informação sobre “Nando Duarte Estúdio”
Nando Duarte Estúdio

Esta será também uma boa altura para ver e encomendar o bolo de casamento, que irá protagonizar um dos momentos principais do vosso casamento perfeito.

Marque também a maquilhagem, idealize o seu penteado e marque cabeleireiro. Pode parecer precipitado, mas se faz questão de contratar um determinado profissional é melhor não correr riscos.

Finalmente, pesquise já onde vai passar a noite de núpcias e faça a reserva.

6 a 4 meses antes

Geralmente o noivo deixa sempre para mais tarde a escolha da vestimenta que irá usar no seu casamento perfeito. De qualquer forma, esta será uma boa altura para começar a escolher modelos de fatos de noivo, para ver tudo com calma e optar por aquele que melhor se adequa ao seu estilo e gosto pessoal.

Tratem também das alianças, informem as empresas onde trabalham da grande novidade e comecem já organizar a vossa lua-de-mel.

Está também na altura de enviar o Save The Date, que tal como o nome indica em inglês, tem por objectivo “reservar a data”. Assim, sendo um pré-convite que não substitui o convite formal, serve apenas para avisar os convidados, não contendo detalhes como a hora e o local exacto onde irá decorrer o vosso casamento perfeito.

Lugares e MomentosSolicite informação sobre “Lugares e Momentos”
Lugares e Momentos

Provavelmente estará também a altura de fazer a primeira prova do vestido de noiva e pesquisar e encomendar orçamentos para o bouquet, bem como para as flores das lapelas do noivo, pais e padrinhos.

Finalmente, há que pensar já como será a despedida de solteira/o, conversando com a madrinha, padrinho ou pessoa responsável pela organização sobre as vossas expectativas. Sejam bem claros com o que pretendem, para não terem surpresas pouco agradáveis. Não há nada mais desconfortável do que odiar stripteases e ver-se de repente no meio de um espectáculo…

4 a 2 meses antes

Chegou o momento de fazer e/ou entregar os convites de casamento, que deverão estar em consonância com o design de todos os outros materiais gráficos, reflectindo a decoração e o estilo do próprio casamento. Não esqueçam que os convites são o primeiro vislumbre que os convidados vão ter do vosso casamento perfeito! Entreguem-nos no máximo com 3 meses de antecedência, de preferência pessoalmente.

Caso estejam a pensar em fazer uma lista de casamento, este é o momento. Não é preciso entrar em loucuras, o importante é serem práticos. Coloquem apenas o que precisam, escolham preços acessíveis a todos os bolsos ou repartam as prendas mais caras. Se possível, coloquem os dados no convite. Podem mesmo fazer uma lista de casamento online.

Cor PúrpuraSolicite informação sobre “Cor Púrpura”
Cor Púrpura

Cerca de três meses antes, e se vão casar na Igreja, devem também ver com a florista e com os responsáveis pela Igreja a decoração dos altares. Verifiquem também as datas de cursos de preparação para o casamento (CPM), que é sempre necessário frequentar.

2 a 1 mês antes

O vosso casamento perfeito está nesta altura a aproximar-se a passos largos. Está na hora de definir o protocolo da cerimónia, com todos os detalhes. Escolham as leituras, definam quem faz o quê e marquem o ensaio da cerimónia, caso pretendam fazê-lo. Se ainda não escolheram as músicas da cerimónia religiosa não adiem mais. Definam também a ordem do cortejo, se houver.

Entretanto, chegou também o momento de comprar ou elaborar as lembranças do casamento para oferecer aos convidados.

1 mês a 2 semanas antes

Quando faltar pouco menos de um mês para o vosso casamento perfeito, verifiquem com as madrinhas/padrinhos os detalhes da despedida de solteiro/a. Jamais saiam na véspera, já não se usa e não há necessidade de passar o grande dia entre bocejos desesperantes. O ideal é uma semana antes, embora haja até quem prefira fazer a despedida de solteiro/a um mês antes.

Miller StudioSolicite informação sobre “Miller Studio”
Miller Studio

Está também na altura de fazer uma sessão de fotos pré-casamento e de a noiva fazer o teste de cabelo e maquilhagem, de preferência no mesmo dia de uma prova do vestido, para visualizar o seu visual completo. Marque também depilação, limpeza de pele e outros cuidados de beleza para fazer imediatamente antes do grande dia.

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Love and Thanks

Entretanto, verifiquem toda a documentação do processo de casamento e também a que irão necessitar para a vossa viagem de lua-de-mel.

E não esqueçam de preparar os vossos votos!

2 semanas antes até ao dia

Confirmem tudo com todos os serviços contratados, nomeadamente as datas, as moradas, horários, etc. para que nada falhe no vosso casamento perfeito.

Preparem as malas para lua-de-mel sem esquecer a máquina fotográfica e os documentos necessários. Por segurança, podem digitalizá-los e enviá-los para o vosso email.

João de Medeiros & Pamela LeiteSolicite informação sobre “João de Medeiros & Pamela Leite”
João de Medeiros

Está também na altura de fazer uma última prova do vestido e ver quem irá buscá-lo ou se o mesmo será entregue em casa. O mesmo para o bouquet e as lembranças de casamento.

Entretanto, confirmem a presença ou ausência dos convidados que ainda não disseram nada até à data.

1 dia antes e no próprio dia

Na noite anterior ao vosso casamento perfeito, façam exercícios de relaxamento e verifiquem se têm tudo o que precisam, nomeadamente roupa e acessórios. Durmam bem, bebam muita água e alimentem-se correctamente. Nada de experimentar comida desconhecida, que podem não cair muito bem no estômago!

No dia do casamento, acordem cedo para que o fotógrafo consiga fotografá-los nos preparativos antes da cerimónia e não se atrasem. Nem mesmo a noiva! Já não se usa, nem sequer fica bem deixar o noivo e convidados à espera mais do que 15 minutos.

E aproveitem bem o dia, que será único nas vossas vidas. Divirtam-se e façam dele uma das vossas melhores memórias!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação