PT Login
PT

Diversidade cultural em pleno Oceano Índico: Maurícia, uma perfeita lua-de-mel na praia

Com uma densa vegetação a repousar nas águas quentes do Oceano Índico emergem as Ilhas da República Maurícia, famosas pelas suas enormes praias de águas cristalinas e suaves areias brancas. A tranquilidade que oferece e a variedade cultural que ali se pode encontrar fazem deste país um dos destinos mais populares do mundo para as viagens de lua-de-mel. Curiosos por conhecer melhor este paraíso na Terra?

Foto vía Shutterstock: Ppictures

Veja também Uma lua-de-mel no Sri Lanka entre a natureza, a arte e a cultura

Paraíso terrestre

O nome oficial é República da Maurícia, mas este país insular é comummente conhecido simplesmente por Maurícias ou  – mais popularmente – por Ilhas das Maurícias. Com um clima tropical temperado pela água do Oceano, a ilha Maurícia  - uma das ilhas Mascarenhas orientais e a mais famosa – encontra-se coberta por coqueiros, a sua imagem de marca conhecida pelo mundo inteiro, sendo rodeada por lagoas azuis graças aos impressionantes recifes de corais que a rodeiam.

Maurícia foi uma colónia portuguesa, holandesa, britânica e francesa, o que faz deste lugar uma autêntica mescla de culturas, onde convivem desde europeus a africanos, até indianos ou chineses. Por isso, na Ilha Maurícia poderão encontrar uma gastronomia que inclui o melhor de cada cultura, bem como vivenciar inúmeras festividades consequentes da diversidade de religiões. Um lugar que, sem dúvida, não deixará de vos surpreender!

Foto vía Shutterstock: ohrim

Veja também Diga adeus aos presentes inúteis e diga olá à lua-de-mel dos seus sonhos!

Impressionantes praias cristalinas

Se há algo que caracteriza a Ilha Maurícia é o seu extenso litoral, com mais de 165 quilómetros de incríveis praias de areia branca fina. Como a ilha se encontra rodeado por um recife de coral, apesar de haver vento, nas praias nunca há grandes ondas, pelo que podem ter a certeza de encontrar grande calma e tranquilidade.

A zona mais turística encontra-se na costa norte, na qual se concentram a maior parte dos hotéis de luxo e onde se organizam a maioria das actividades aquáticas. É também nessa zona onde brilha mais o sol durante todo o ano e onde a chuva é menos abundante.

Nesta costa poderão disfrutar da praia da Grand Baie, na qual estão concentrados numerosos estabelecimentos hoteleiros, ou da praia de Troux aux Biches, uma enorme praia muito familiar, destino dos habitantes das Maurícias nos seus dias de descanso.

Foto vía Shutterstock: Photobeginner

Veja também Descubra um novo paraíso com uma lua-de-mel na Malásia!

Por outro lado, na costa este encontram-se as praias mais virgens da ilha, onde o turismo de massas é escasso e onde podem desfrutar de uma incrível paisagem e lagoas. Aqui se encontra a região de Morne Brabant, um lugar paradisíaco, rodeado por uma paisagem muito similar à savana africana, na qual inclusivamente poderão descobrir algumas armas, vestigios de guerra entre ingleses e franceses.

De qualquer forma, se decidirem escolher a Ilha Maurícia como vosso destino de lua-de-mel, não podem deixar de realizar uma excursão à Ilha Aux Cerfs, onde se encontram as por muitos consideradas as praias mais bonitas de Maurícia. Aliás, esta ilha é provavelmente o lugar mais romântico e agradável do País, situado em frente à costa este e caracterizada pelas suas praias de intenso azul e sua natureza selvagem.

O mais frequente é que os hotéis organizem viagens de um dia em catamarã, que incluem refeições a bordo, mergulhos no mar e algum snorkel. Também é possível jogar golfe num impressionante campo ou desfrutar de uma boa refeição num dos seus muitos restaurantes.

Foto vía Shutterstock: KKulikov

Veja também Visite o paraíso com uma lua-de-mel na Costa Rica

Sim aos desportos aquáticos

Se vão viajar até à Maurícia, o mais provável é que sejam uns entusiastas do mar e do sol. Por isso, sem que tenham de deixar de lado os momentos íntimos e românticos, saibam que a oferta de actividades aquáticas é, realmente, ampla. Além de que, na maioria dos hotéis de luxo essas actividades estão incluidas, por isso podem desfrutar delas facilmente.

Graças ao vento constante e às tranquilas lagoas, windsurf  e o kitesurf são desportos muito comuns. Nos últimos anos também tem crescido a moda do padelsurf.

Claro que também o mergulho e o snorkel são duas actividades imprescindíveis na ilha Maurícia. Devido ao recife de coral que rodeia a ilha, a variedade de peixes que pode ser observada é simplesmente fabulosa. E graças às suas águas claras, é fácil contemplar a sua rica fauna sem necessidade de submergir demasiado.

Foto vía Shutterstock: ohrim

Do colonialismo de Port Louis à magnificência dos templos

Não só de praias vive Maurícia. O ideal mesmo é passar uma semana na ilha, para poder dedicar três dias ao turismo e nos restantes desfrutar do mar e descansar. O melhor é começar em Port Louis, a capital fundada pelos holandeses, onde se irão certamente sentir atraídos pela mistura entre a arquitectura colonial e os edifícios mais modernos, assim como pelo espectacular passeio marítimo Caudan Waterfront.

A apenas 11 km de Port Louis vão encontrar também o Jardim Botânico Pamplemousses, o mais antigo do hemisfério sul e um local perfeito para uma ocasião tão romântica como a lua-de-mel.

Por outro lado, a natureza está em todo o seu esplendor nos templos do Grand Bassin, um dos lugares mais espectaculares do sul da ilha. Ali encontram vários templos hindus, para onde se deslocam uma multidão de fiéis durante todo o ano.

Foto vía Shutterstock: BlueOrange Studio

Luxo em estado puro

A oferta de hotéis disponível na Ilha Maurícia é fabulosa, englobando estabelecimentos dignos de reis, nos quais poderão desfrutar da viagem mais especial da vossa vida.

Na costa norte encontram o Trou aux Biches Beachcomber Resort & Spa, um luxuoso alojamento que é considerado por muitos como o hotel mais romântica de Maurícia, graças aos impressionantes pôr-do-sol que dali se podem observar. É o primeiro hotel ecológico de Maurícia, um lugar único com toda a privacidade, espaço e romantismo.

Também nesta costa encontra-se o Oberoi Mauritius, uma experiência incrível de luxo, assim como o Constance Le Prince Maurice, o Radisson Blue Poste Lafayette Resort & Spa e o Le Palmiste Hotel.

Foto: Le Palmiste Hotel

Na costa oeste situam-se o Sofitel Mauritius l’Imperial Resort & Spa e o Sand Suites Resort & Spa, os locais ideais para começarem a vossa vida em comum.

Por outro lado, na costa leste, encontram o hotel The Residence Mauritius, um estabelecimento espectacular com reminiscências ao colonialismo, onde poderão viver uma experiência única. Encontram também o impressionante Lux Belle Mare.

Foto: Lux Belle Mare

Escolher a Ilha Maurícia como destino de viagem de lua-de-mel é escolher a tranquilidade de um pedaço de paraíso na Terra, um lugar mágico e espectacular no qual se encontram as praias mais incríveis e é possível vivenciar uma mistura impressionante de culturas. Escolher a Ilha Maurícia é escolher uma das experiências mais apaixonantes da vossa vida!

Para garantir que a sua viagem corre conforme o planeado, conte com o apoio de agências especializadas, como é o caso da RH Boutique Travelda Yes Travel ou da Leavingtours.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação