Damas de honor: 10 coisas que TODAS devem fazer no dia do casamento dela!

O grande dia aproxima-se, todos os detalhes estão acertados e finalizados e vocês… São as damas de honor! Lá por dentro, estão nervosas, nós sabe-mo-lo… Afinal, terão um lugar de destaque e também um papel de destaque, ambos, sujeitos aos olhares de todos… E que grande responsabilidade é, ou acham que não? Pois se querem que o casamento da vossa melhor amiga, prima ou irmã, seja um sucesso, então, há pelo menos 10 coisas que todas devem fazer! Com as nossas dicas, temos a certeza que ficarão para a história das damas de honor! Vamos a elas?

Rui Cardoso Photography
Rui Cardoso Photography

1. Dar uma mãozinha aqui e ali

A noiva poderá ter uma wedding planner e nesse caso, deverão, acima de tudo, respeitar o seu trabalho. Não sendo o caso, façam por estar a par dos momentos que acontecerão no grande dia, por saber quem são os profissionais que assegurarão que tudo correrá na perfeição e estejam disponíveis para servir de ponte entre eles e os noivos. Não tentem, de forma alguma, ser a cabeça de toda a organização, porque, temos a certeza, chegarão ao final do dia exaustas e, provavelmente, algum detalhe vos escapará, deixando-vos frustradíssimas – quando tudo o que queremos são damas de honor felizes!

Ilustre Fotografia
Ilustre Fotografia

2. Ser a pequena mala da noiva

Um segundo par de sapatos, um pequeno kit de maquilhagem para ir retocando o look… Acessórios extra… As damas de honor devem encarregar-se pelo transporte de tudo aquilo que possa ser necessário à noiva e claro, devem garantir que nada se perde a meio do caminho! A noiva deverá estar confiante e segura de que vocês têm tudo o que ela precisa para se sentir bem e para estar bem até ao final da celebração e, se a virem, em pleno copo-de-água, a esbracejar na vossa direcção, já sabem: está dado o alerta vermelho e há uma desgraça a caminho que só vocês podem resolver!

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

3. Zelar pelo mais belo dos álbuns de casamento

Se a noiva elegeu um modelo com cauda, preparem-se!.. Uma das vossas principais tarefas é assegurarem-se que ela está na posição certa e pronta para aparecer nas fotografias de casamento da vossa noiva. À chegada ao altar, à saída da igreja… Esses pequenos instantes são vitais assim como vital deve ser a vossa atenção a esse pequenino detalhe… Graças a vocês, se a vossa missão for bem sucedida – e tem de ser! – os noivos terão, temos a certeza, o mais belo dos álbuns de casamento. E, sem cauda!..

Imastudio fotografia
Imastudio fotografia

4. Cumprimentar os convidados

Apesar de poderem não ser parte da família, as damas de honor têm uma responsabilidade básica: cumprimentar todos os presentes! Serem boas anfitriãs, no fundo! Disponibilizem-se para algo que seja necessário, mostrem-se prestáveis, sorridentes e, claro, felizes! Todos se derreterão com o vosso comportamento e tanto a noiva como o noivo só terão porque vos agradecer! Além disso, quem sabe se isto não fará a diferença nos olhares dos solteiros mais giros da festa?.. Pode ser que encontrem o vosso príncipe encantado!

135 milímetros
135 milímetros

5. Ajudar a noiva na casa-de-banho

Descabido? Não, não é! A casa-de-banho pode tornar-se num pesadelo vivo para qualquer noiva! Ou o vestido, é relativamente fácil de “controlar” e a noiva consegue fazê-lo sozinha, ou, inevitavelmente, é da vossa responsabilidade ajudá-la – uma das mais comuns e das mais conhecidas, aliás. Temos a certeza que, apesar de poder parecer uma situação constrangedora, viverão momentos de muita diversão… Fechadas na casa-de-banho!

6. Manter a noiva relaxada

O dia do casamento está carregado de emoções… E é provável que a noiva, a determinada altura, se possa deixar levar por elas. É fundamental que, de quando em vez, se aproximem dela, conversem com ela e que a façam sentir, a noiva mais bonita do Mundo! Digam-lhe que os convidados estão a divertir-se imenso ou que o músico é incrível e giríssimo! Assim, dessa forma, conseguirão arrancar-lhe umas boas gargalhadas, fazer com que respire fundo, que se sinta mais aliviada e que aproveite, em pleno, a festa e o dia do seu casamento.

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

7. Deverão estar lá para a troca

Se a noiva optou por ter um segundo outfit, no dia do seu casamento, então, aconselha-mo-vos a estarem por perto, para aquilo a que chamamos, a troca. Temos a certeza que a noiva precisará de vocês mais do que nunca! Assegurem-se de que a mudança de look decorre sem pressas, e que, no final, a maquilhagem está impecável e irrepreensível e nada arruinou um fio de cabelo sequer! A noiva terá de regressar à celebração, belíssima, dos pés à cabeça e, assim, conta com a vossa ajuda!

Filipe Santos Fotografia
Filipe Santos Fotografia

8. Brindar aos noivos

Agora, que todos estão a desfrutar da festa, tomem o microfone de assalto e brindemos! Não há dama de honor perfeita se não houver lugar a um pequeno discurso comovedor, de fazer chorar as pedrinhas da calçada. Não precisam de se estender por uma hora! Ou duas… Umas simples, sentidas e significativas palavras farão a diferença… Falem da vossa amizade, de algumas das confidências que trocaram ao longo do tempo, do quanto foram felizes com os longos meses de preparativos e claro, terminem em grande: desejem ao casal o melhor do Mundo! É uma nova etapa que, para eles, se abre e começa!

João Almeida
João Almeida

9. Ter uma boa atitude

É possível sim, que, ao longo de todo o dia, não tenham sequer um minuto para recuperar o fôlego… No entanto, a noiva precisa de vocês, da vossa dedicação, para aproveitar o dia do seu casamento ao máximo! Terem uma boa atitude, encararem cada circunstância com alegria e ligeireza, é meio caminho andado para que tudo corra bem! Desfrutem também, vocês, de cada segundo, dancem, comam muito e, acima de tudo, sorriam! Já de madrugada, só vos restarão memórias…

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

10. Dançar com a noiva

Claro que, todos quererão ter um momento, ainda que sejam apenas alguns segundos, com os recém-casados… No entanto, assegurem-se que conseguem agarrá-los para, pelo menos, dançarem juntos aquela vossa música preferida! Se até à altura, ela já tinha um significado especial, então, imaginem depois desse momento… Recordá-la-ão para sempre!

Lounge Fotografia
Lounge Fotografia

Se gostaram desta matéria, recomenda-mo-vos também, que leiam as seguintes: saibam o que fazer quando as vossas amigas odeiam o vosso futuro marido, fiquem a saber quais as 14 reacções possíveis das vossas melhores amigas ao vosso casamento, deliciem-se com as melhores ideias para uma despedida de solteira de arrasar e não percam os 23 momentos em que as vossas amigas são absolutamente necessárias.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação