Os Do e Don’t das convidadas

Recebeu o convite de casamento e a fatídica pergunta já assola a sua cabeça: o que vou vestir nesse dia? Vestido longo, curto e… de que cor? Estas e outras perguntas tomam conta da mente de uma mulher quando recebe um convite de casamento. Hoje, para a ajudar, dizemos-lhe o que pode e o que não pode levar a uma boda. Descubra os do e os don’t das convidadas e não erre!

AWE
AWE

Os Don’t

O branco

Pode parecer óbvio, mas ainda existem convidadas que insistem em usar branco num casamento. Devemos, de todo, evitar vestir branco, pois nesse dia o branco é exclusivo da noiva!

O preto

Para além do branco é melhor evitar o preto, pois é é sinónimo de luto, embora seja uma cor cada vez mais tolerada, já que que fica bastante elegante, especialmente à noite. De qualquer forma, aconselhamos a que não use, uma vez que é um tom um pouco triste para um evento tão alegre!

Detail - Life Style Photography
Detail – Life Style Photography

Muito casual

Tente também evitar um estilo extremamente descontraído (esqueça os jeans, sapatilhas ou jardineiras). Para os senhores existem alternativas às sapatilhas como os derby ou os mocassins. Para as mulheres também não são aconselhados os vestidos exageradamente justos e ultra-sexys, pois corre-se o risco de cair no vulgar. 

Pedicure negligenciada 

Especialmente se usar uns sapatos abertos! Se for o caso, necessita de ter uma pedicure adequada.

Fora com os saltos agulha

Para uma cerimónia no exterior, evite os tacões agulha (eles vão enterrar-se no chão). Confie em nós, não vai querer andar assim!

1Love4ever Photography
1Love4ever Photography

Os Do

As cores vivas

Aconselhamos a usar cores vivas ou, inversamente, cores suaves como pastéis, coral, rosa seco ou azul céu.

Sobriedade para cerimónias de manhã ou na igreja

Numa cerimónia de manhã pode usar um vestido ou um conjunto de saia e casaco de cor clara, com um comprimento acima dos joelhos. Conclua o look com um casaco curto de forma a evitar a compactação da silhueta ou com um xaile se tiver medo de sentir frio. Se não quiser ir com as pernas descobertas pode optar por umas calças ou uma combinação com um belo tecido caído e,de preferência, fluido.

Para um casamento na igreja, tenha atenção aos pequenos detalhes: vestido ou saia até ao joelho, não muito mais curto, e um decote discreto e ombros cobertos. Opte por uma maquilhagem e jóias simples.

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

À tarde e à noite

Em cerimónias à tarde e à noite aconselhamos a usar um vestido ou saia comprido, ainda que o curto seja permitido. Prefira cores vivas ou mais escuras, com um tecido mais grosso. Não se esqueça dos acessórios para completar o seu look, tais como uma pochette, um chapéu e sapatos altos ou agulhaPara a noite, um vestido longo com belos tecidos será perfeito. Mas atenção: quando se é pequeno, os vestidos longos não são o ideal. 

Dois vestidos

Em alguns casamentos é habitual usarem-se dois vestidos: um mais sóbrio para a cerimónia e outro mais chique para a noite. Caso não esteja disposta a gastar dinheiro com dois vestidos aposte em acessórios como jóias, brincos, cintos e saltos alto e mudar de roupa. Pode ainda alugar um vestido apenas para a noite!

Algumas dicas se…

O casamento se realiza no Inverno

Para os homens, sapatos de inverno tipo derby vão bem. Em relação às cores opte pelo azul-escuro e cinza. No Verão, os senhores podem usar camisas em tons pastel e mocassins. Acima de tudo, eles devem apostar em materiais mais leves, como linho ou algodão.

AWE
AWE

Eu não sei o que vestir

Se não sabe o que vestir, recomendamos que use um vestido um pouco decotado e ajustado na cintura e no peito. Adicione acessórios como um colar, um anel, uns brincos e uma pulseira. Não se esqueça de usar uns saltos altos, eles vão fazer toda a diferença no seu look. Opte por uma maquilhagem nude com um batom mais forte para destacar a sua boca.

Foto de Sonho
Foto de Sonho

Como ajustar a roupa à sua morfologia: 

Sou gordinho

O objectivo é alongar a silhueta, então deve usar: um casaco curto, calças de corte recto, uma camisa direita. Não use calças slim/fit!

Tenho uns belos músculos

O objectivo é valorizar a estrutura sem exagerar: aposte num casaco cintado, calças slim ou direitas.

Eu sou alto e magro

O objectivo é dar volume: um casaco comprido para esconder a altura. Umas calças direitas.

Sou gordinha

Os vestidos de corte império são muitas vezes apropriados, porque escondem quadris largos. Para acompanhar, opte por um casaco três quartos, ligeiramente ajustado. 

Sou pequena

Para as mulheres pequenas favorecerá os vestidos curtos, de uma altura de um palmo acima do joelho.

Sou alta

Opte por vestidos de cortes rectos e não muito apertados para evitar o famoso “efeito palito”. Os estampados ficam muito bem nas mulheres altas.

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

Tenho o peito grande

Para as mulheres com muito peito opte por vestidos com decote coração ou decote quadrado e evite os vestidos com decote cai-cai.

Tenho pouco peito

Para as mulheres com peitos pequenos podem usar decotes recortados: gola com folhos, decote em V…

1Love4ever Photography
1Love4ever Photography

Complete o seu look e inspire-se em: Mãos em primeiro plano: nail art das noivas 2017 e os Vestidos para madrinhas 2017: Irá causar sensação!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação