PT Login
PT

E agora? 10 pessoas com as quais terão de lidar ao longo dos preparativos para o casamento!

Depois do pedido de casamento perfeito – sim meninas, ele de certeza que seguiu os nossos conselhos! – estão agora a começar a descobrir um pouco mais sobre esta realidade, este mundo novo, que vos acompanhará, por certo, durante meses – e acreditem, que vos dará algumas dores de cabeça: bem-vindos aos preparativos para o casamento!.. Pois bem, mais tarde ou mais cedo, quer vo-lo disséssemos, quer não, vão descobrir que se cruzarão com o mais diverso tipo de opiniões e de reacções, a tudo e mais alguma coisa: vão surpreender-se, vão rir muito… E vão, inevitavelmente, desiludir-se!..

It's all about...Solicite informação sobre “It's all about...”
It’s all about…

O carácter de grande parte dos vossos amigos e familiares, vai revelar-se perante a grande notícia, mas antes, agora, queremos dizer-vos que existem 10 pessoas com as quais terão de lidar ao longo dos preparativos para o casamento! É verdade, 10 pessoas diferentes que, alertamos, poderão deixar-vos de cabelos em pé ou então serem os vossos anjos da guarda! Estão preparados para lidar com todas elas?

Spatium FotografiaSolicite informação sobre “Spatium Fotografia”
Spatium Fotografia

1.- O pai ou a mãe que não se convence de que não é a noiva ou o noivo: na vossa família, haverá, pelo menos, um pai ou uma mãe – e geralmente, o “problema” são as mães – que, não se convencerá, por mais tempo que passe, que o casamento, não é seu!.. Terá sempre algo a dizer sobre a comida, sobre a lista de convidados, sobre a forma como organizarão e planearão cada momento… Não pediram qualquer opinião? Não importa!

O truque é respirar fundo e evitar o confronto directo, relembrando-lhes, calmamente, que o casamento é vosso e que é das vossas decisões que ele depende. Ceder, em determinado momento, poderá fazer com que se sintam incluídos, mas, não se esqueçam, se cederem uma vez, isso, praticamente, obrigar-vos-á a ceder sempre!

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida

2.- O amigo ou a amiga que acha que está convidado, sem estar: todos os casais têm no seu círculo, pelo menos, um conhecido ou uma conhecida – não, não é um amigo ou uma amiga! – que, ao descobrir que vão dar o nó, acha, automaticamente, que está convidado para o casamento. Vai dizê-lo alto e bom som, as vezes que forem necessárias, gabar-se disso e se, de alguma forma sentir a sua posição “ameaçada”, perguntá-lo-á até, vezes e vezes sem conta, para se certificar que sim, é um momento ao qual não faz sentido, não assistir.

O nosso conselho é que lhe dêem conta, o quanto antes, que o casamento terá o seu quê de íntimo e que, apenas alguns amigos – em número muito restrito – estarão presentes. É a melhor maneira de evitar problemas e de evitar também, ferir susceptibilidades.

André Tavares FotografiaSolicite informação sobre “André Tavares Fotografia”
André Tavares Fotografia

3.- O amigo doido ou a amiga doida pelas novas tecnologias e pela organização: todos temos um amigo ou uma amiga assim e só descobrimos a sua obsessão, quando lhes damos conta que estamos a braços com o casamento e com os preparativos para o casamento. Levarão o planeamento ao milímetro, nada escapará ao seu (temível) ficheiro Excel e saberá de cor todos os detalhes do vosso orçamento, de quanto gastaram e de quanto têm para gastar!.. Tarefa alguma ficará por fazer, e o vosso casamento tornar-se-á no objectivo de vida dele ou dela!

Apesar de tudo, o ideal é manterem-no ou manterem-na por perto! É inevitável, mas se não podem vencê-lo ou vencê-la, tirem proveito da sua atenção desmedida porque, afinal, se vocês não se lembrarem de determinado detalhe… Alguém se lembrará!

Diana Nobre FotografiaSolicite informação sobre “Diana Nobre Fotografia”
Diana Nobre Fotografia

4.- O amigo ciumento ou a amiga ciumenta: por norma, trata-se de uma amiga ciumenta… Secretamente, deseja casar-se e não fará muito para esconder que, não estava nos seus planos que casassem antes dela!.. Dos comentários inoportunos, às tiradas raivosas e cheias de “veneno”, com ela por perto, os preparativos para o vosso casamento tornar-se-ão um verdadeiro pesadelo!

O ideal é que lhe dêem a menor importância possível porque, garantimos: pessoas do género, alimentam-se da importância que lhes damos!

Paulo Castro PhotographySolicite informação sobre “Paulo Castro Photography”
Paulo Castro Photography

5.- O amigo ou a amiga que tem sempre um conselho para dar: quer tenham pedido esse conselho, quer não, ele está lá! Quer seja um conselho útil, quer não, ele está lá! Leram aquele artigo de propósito, procuraram aquela determinada imagem de propósito… Tiveram todo aquele trabalho de propósito e não hesitarão em relembrar-vos isso, sempre!..

E o nosso conselho – não o conselho do amigo ou da amiga – é que se armem de paciência – muita paciência!.. – e que escutem… Pode ser, por algum acaso, que entre todo o tanto que têm para dizer, digam alguma coisa útil, que possa, por exemplo, ajudar-vos a evitar os 10 erros que as noivas cometem ao escolher o vestido de noiva.

Filipe Santos - FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos - Fotografia”
Filipe Santos – Fotografia

6.- O amigo ou a amiga cheio de sabedoria: a diferença para o anterior é que não aconselha só… Mas antes, tem uma opinião formada a respeito de todas visitas e reuniões que agendaram, de todos os contratos que assinaram e a sua opinião é (quase) lei. O espertinho ou espertinha – podemos chamar-lhes assim – debitam, com superioridade tudo o que pensam saber e possuem a verdade absoluta, o abc dos casamentos, memorizado – ainda que nunca tenham casado!..

A paciência será, claramente, a vossa melhor aliada porque, infelizmente, se tentarem rebater qualquer uma das teorias deste “amigo” ou “amiga”… Não terão sucesso em “ganhar” essa contenda!

Hélder Couto PhotoSolicite informação sobre “Hélder Couto Photo”
Hélder Couto Photo

7.- O enamorado ou a enamorada pelos casamentos: é muito frequente que, durante os preparativos para o casamento encontrem algum ou alguma, ou até poderá acontecer que, ele ou ela, seja um dos vossos melhores amigos ou amigas, que se transformarão então, num dos vossos melhores aliados ou aliadas. Sabem como planificar um casamento, têm a palavra certa para dar, no momento certo e acima de tudo, desfrutam do facto de vos poderem ajudar!

Escutem os seus conselhos e estejam à vontade para esclarecerem todas as vossas dúvidas. Temos a certeza que moverão céu e terra para vos responder ou então, nem necessitarão de tal: terão a resposta na ponta da língua!

Joaquim Fial FotografiaSolicite informação sobre “Joaquim Fial Fotografia”
Joaquim Fial Fotografia

8.- O amigo ou a amiga que acha que lança tendências: terem um par, próximo, que case pouco tempo antes ou pouco tempo depois do vosso casamento, pode tornar-se um problema. Pela necessidade de atenção, de afirmação ou sabe lá Deus o quê, determinados casais esquecem-se que qualquer casamento só se faz único e só se torna único se corresponder aquilo que são e não exactamente pelos detalhes – que até podem ser belíssimos – que foram “inspirados” no vosso casamento, embora não o admitam.

É nisso que, antes de começarem a arrancar cabelos – os vossos ou os das pessoas em questão – que devem pensar. A história dos noivos, a forma como a vivem, nesse dia, junto dos seus convidados, está acima de qualquer outra coisa. Além disso… O original é sempre o original. Já uma cópia, também nunca deixará de o ser.

Sérgio Guimarães PhotographySolicite informação sobre “Sérgio Guimarães Photography”
Sérgio Guimarães Photography

9.- O amigo ou a amiga extremamente social e dedicado às redes sociais: todos nós temos um amigo ou uma amiga que, em todos os jantares, em todos os cafézinhos, em todas as idas ao cinema, não larga o telemóvel, não desliga do Facebook, não deixa o Instagram e que ainda tem tempo para procurar inspiração no Pinterest! Não esperem que no vosso casamento seja diferente e contem que, provavelmente, atropelará até o vosso fotógrafo, pelo melhor ângulo!

O único conselho que vos podemos dar é que improvisem, por exemplo, um pequeno letreiro – tão, tão na moda! – que gentilmente indique, no vosso casamento, que todos podem e devem desligar todos os aparelhinhos que possam interferir com a cerimónia. Ou então, se, efectivamente, prevêem que tal não surtirá qualquer efeito, pelo menos, peçam-lhe que, no final, vos disponibilize todas as fotografias. E sorriam! Afinal, nunca se sabe quando poderão estar a ser fotografados!

Ilustre FotografiaSolicite informação sobre “Ilustre Fotografia”
Ilustre Fotografia

10.- O amigo ou a amiga que não sabe estar calado: notarão a sua presença, principalmente, quando lhe é dada, por assim dizer, a oportunidade de organizar qualquer coisa que esteja relacionada com o casamento, como a despedida de solteiro ou a despedida de solteira. Se, porventura, as ideias dessa pessoa não forem avante, se nada se passar como essa pessoa pretendia, o mais provável é que vos venham dizer que nada correu bem porque ninguém ajudou – coisa que muitas vezes, não é de todo verdade.

Não deixem que uma única pessoa apenas, essa pessoa, vos faça pensar determinadas coisas em relação aos que vos rodeiam que, não pensariam sem a sua influência. Respirem fundo, ouçam e não dêem relevância!

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Efeito Espontâneo

E no final, depois de tudo isto, acima de tudo, o mais importante além das pessoas com quem partilharam os preparativos do vosso casamento, está o quanto desfrutaram de cada momento. Se é um dos dias mais felizes da vossa vida – e nós temos a certeza que é sim! – relaxem e aproveitem!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação