Escolha o vestido de noiva que mais se adapta ao seu corpo

A busca pelo vestido de noiva perfeito não é uma tarefa fácil. Não basta se apaixonar por um certo modelo que vir na loja e pronto… Tem de se certificar que este tem o design e estilo que mais se adequa à sua silhueta. Caso contrário, corre o risco de transmitir o efeito oposto ao desejado. Afinal, você quer fazer furor no dia do seu casamento! Mais vale que vá com um modelo que lhe “caiba que nem uma luva”, do que ir com um belo vestido, mas que não a favorece. É por isso que é importante saber qual a forma do seu corpo e quais os cortes que podem valorizá-lo.

Tome nota dos vários tipos de corpo e descubra qual o seu. Depois, é só começar a procurar um vestido que lhe fique a matar!

Solicite informação sobre Ingral
Ingral
Solicite informação sobre Amour Glamour
Amour Glamour

A forma de triângulo invertido

Características: mulheres com ombros mais largos que os quadris, bacia estreita e pernas finas.

Objectivos: desviar a atenção da parte superior do corpo, criando a ilusão de quadris mais largos.

Os conselhos dos especialistas: Equilibrar o meio com a parte inferior do vestido. A saia deve ter pouco volume e marcar a cintura. Evitar vestidos sem alças.

Os cortes ideais: um vestido evasée ao estilo de sereia, ou de princesa, com uma saia curta ou racha para revelar um dos maiores bens da noiva: as pernas!

A Gio Rodrigues tem a solução ideal para si, já que o seu objectivo máximo é a satisfação do cliente, embelezando o seu corpo com uma peça de cortar a respiração. E olhe que este é mesmo o principal capricho da marca! O que acha das imagens abaixo? Ficaria linda ou não?

Apesar de o último vestido não ter alças, a parte de baixo é das mais indicadas para fazer com que os olhares se desviem só para as pernas. Via-se com uma peça similar?

Como pode ver, tem várias opções para deslumbrar no seu Grande Dia!

Solicite informação sobre Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues. Foto: Vítor Hugo
Solicite informação sobre Atelier Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues. Foto: Vítor Hugo
Solicite informação sobre Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues. Foto: Vítor Hugo

Forma oval

Características: mulheres com ombros e quadris com a mesma largura. A cintura é pouco definida e a área abdominal larga.

Objectivos: Esconder a barriga e alongar a silhueta.

O conselho dos especialistas: Evite os designs demasiado marcados ou simétricos e prefira vestidos com linhas, decotes e cortes mais fluidos e moldáveis. Este tipo de corpo é propício a movimentos ondulantes, que ficam beneficiados por saias leves e flutuantes. Esses cortes salientam a voluptuosidade do caminhar de uma mulher com o corpo oval.

Os cortes ideais: vestidos estilo império, decotes em V ou em coração.

Como pode ver, estes vestidos de Pureza Mello Breyner encaixam-se na perfeição na sua silhueta. Não é por isso de estranhar que a equipa desta criadora adore assistir à concretização de um sonho que sai directo do papel para o corpo de uma noiva feliz. Neste atelier, o importante é ver noivas satisfeitas e descontraídas. “Adoramos bordar, recortar, ‘dar um toque’.”, confessa Pureza à Zankyou.

Solicite informação sobre Pureza Mello Breyner
Pureza Mello Breyner
Solicite informação sobre Pureza Mello Breyner
Pureza Mello Breyner

 Forma rectangular

Características: mulheres com um corpo rectilíneo, ombros e quadris da mesma largura, pouco peito e uma cintura pouco marcada.

Objectivos: Criar mais curvas e acentuar a cintura.

Conselho da Berço das Noivas:Para quem tem corpo rectangular uma das melhores opções é o modelo princesa com saia rodada, já que dá volume aos quadris e valoriza o busto“, afirma Ângela Castro, fundadora desta loja.

Os cortes ideais: há muitos estilos disponíveis, com ou sem mangas, estilo sereia ou império.

Se quiser ter variedade de escolha, com acesso a várias marcas, vá à Ingral. Esta empresa é distribuidora, logo não vende directamente às noivas, apenas a empresas profissionais do ramo. No sentido de podermos ajudar as noivinhas a encontrarem as nossas marcas e a fim de lhes poupar tempo e custos em deslocações, estamos sempre disponíveis para lhes indicar qual o ponto de venda mais perto da sua área de residência“, explica a responsável da loja.

O que acha da imagem sugerida pela Ingral para dar vida ao seu corpo (rectangular)?

E da do Berço das Noivas? Caia-lhe que nem ginjas!

Solicite informação sobre Ingral
Ingral
Solicite informação sobre Berço das Noivas
Berço das Noivas

Forma triangular

Características: mulheres com quadris mais largos que os ombros. A parte superior mais pequena e a cintura definida.

Objectivos: criar um equilíbrio e chamar a atenção para a parte superior do corpo.

O conselho do especialistas

David Purves: Para mim, o vestido trapézio é o modelo perfeito, porque revela a parte superior do corpo mais afilado e esconde os quadris mais largos.

Bérangère Cardera: “A ideia é realçar é a estatura fina e apagar os quadris. Deve-se favorecer os grandes decotes nas costas e optar por saias sem muito volume.

Berço das Noivas: Apesar de o mais importante ser a noiva gostar e sentir-se bem com o modelo escolhido, Ângela Castro explica à Zankyou que “para o corpo triangular o aconselhado é usar vestidos de corte recto e saias levemente rodadas, para equilibrar as proporções e disfarçar as partes mais volumosas“.

Os cortes ideais: os império e os sereia. Opte por utilizar colares para chamar a atenção à parte superior do corpo.

Sabendo que o vestido de noiva é um dos mais importantes componentes do seu casamento, a Maxima Bridal confecciona cada vestido à medida, para que assente perfeitamente e realce o melhor do corpo da futura esposa. O que pensa deste modelo sereia (segunda imagem abaixo) com as costas decotadas? Um must, certo?

O modelo da Gio Rodrigues, imediatamete abaixo, é simples e sofisticado ao mesmo tempo. Indicado para mulheres práticas, que gostam de se mexer à vontade, mas nunca descurando de um toque de sofisticação.

Solicite informação sobre Gio Rodrigues
Gio Rodrigues. Foto: Vítor Hugo
Solicite informação sobre Maxima Bridal
Maxima Bridal

Forma em ampulheta?

Características: Mulheres com a parte superior do corpo superior do mesmo tamanho que a inferior. A cintura e o peito são bem definidos.

Objectivos: Manter o equilíbrio natural do corpo.

Conselho do especialista David Purves: “o ideal seria um vestido decotado à frente e marcado na cintura com um espartilho.

Berço das Noivas:As noivas com o corpo ampulheta podem optar pelo modelo princesa, que destaca a cintura, ou pelo modelo sereia que realça a silhueta“, sublinha a responsável por esta loja.

Os cortes ideais: vestidos de noiva sereia ou com bainha.

E, se para além de encontrar o vestido à medida do seu corpo, encontrasse um que fizesse jus ao seu gosto por sofisticação? A Amour Glamour é a loja ideal para si. Reconhecida internacionalmente, esta marca está espalhada por três lojas na zona do porto. É um negócio familiar que se distingue também pela capacidade criativa de Maria do Carmo, a estilista que surpreende a cada criação, com modelos executados a partir dos desejos das noivas. São 26 anos de experiência e “olho” para lhe aconselharem o vestido que mais se adapta à sua morfologia.

Este modelo princesa da Ti Amo (segunda foto abaixo) foi criado a pensar nas noivas mais exigentes. Faz parte de uma colecção cheia de glamour, sofisticação e romanticismo. Este atelier representa  nomes como Mori Lee, Ronald Joyce, MGNY, entre outros.

Solicite informação sobre Amour Glamour
Amour Glamour. Foto: Sophia Tolli
Solicite informação sobre Ti Amo
Ti Amo

Para além da forma do corpo, a noiva deve ter em conta a sua estatura na hora de escolher o vestido de noiva perfeito para si.

Fique já a saber que, segundo a Berço das Noivas, as mais baixinhas devem escolher vestidos estilo sereia. Já as mais altas não têm restrições: tanto o de sereia, como o de princesa assentam-lhes bem.

Se for espigadota, inspire-se nesta galeria com 35 vestidos de noiva para mulheres altas a não perder.

Já se for baixa, tome nota destes 40 modelos que a vão deixar boquiaberta!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação