Acessórios do noivo: o guia para fazer as escolhas certas!

A 'vaidade' não é uma exclusividade da noiva. Escolha os acessórios, combine-os, use-os e faça com que o dia do seu casamento seja perfeito com este guia completo sobre os acessórios para o noivo!

Os acessórios não podem ser encarados como um assunto trivial. Afinal, deles pode depender o maior ou menor sucesso do visual do noivo. E também o noivo deve estar à altura do grande evento! Essa escolha dos acessórios do noivo e a forma como eles são usados dependem muito do fato escolhido e dos protocolos que lhe estão (ou não) associados. E, apesar de, hoje em dia, estes serem muitas vezes ignorados, é certo que muitos se mantêm, sobretudo quando se opta por conjuntos que seguem regras.

Hoje, aqui, vamos analisar todas as variantes que compõem a gama de acessórios para o noivo, alguns sujeitos a normas e outros fruto da personalidade do implicado. Siga estes 5 passos e saberá identificar os acessórios imprescindíveis para um visual de noivo impecável!

Passo 1. Ter em conta o tipo de fato escolhido

Em primeiro lugar, escolha o fato que melhor lhe convier e que melhor se adapte a si, pois os acessórios estão frequentemente ligados aos trajes, caso cumpra o protocolo estabelecido e, sobretudo, se optar pela casaca, smoking ou fraque.

Fraque para o noivo

O fraque está sujeito a regras bastante estritas. A jaqueta é de botão único, com abas e pontas semicirculares na parte de trás, o que lhe dá uma aparência muito característica, frequentemente comparada a um pinguim. Deverá usar-se com camisa branca abotoada, bem como duplo punho para poder usar os clássicos botões de punho, perfeitamente indicados para esta indumentária. No caso de optar por usar fraque, deverá acompanhar com uma gravata e nunca com laço. A mesma deve ser feita com um nó windsor e colocada por baixo de um colete, que pode ser reto ou cruzado e de várias cores.

Para a parte de baixo o protocolo manda usar calças pretas, cinzentas ou com riscas verticais, de acordo com o gosto de cada um. Os sapatos podem ser de couro e se gosta de seguir a tradição à letra, o chapéu é o complemento perfeito, apesar de poder ser excessivo nos dias que correm.

Guardar
Noivos no campo O fraque é a indumentária masculina com mais etiqueta. | Foto: Edgar Dias Fotografia

Smoking para o noivo

O outro traje sujeito a normas é o smoking, o conjunto mais recorrente nas festas de gala,  a peça ideal para usar nas cerimónias que ocorrem ao final da tarde ou à noite. É composto por um casaco preto ou azul, de corte reto, com opção de lapelas em seda ou cetim e sem abas. A camisa é branca com pescoço para colocar um laço, sempre preto. Os restantes complementos também são pretos, nomeadamente o colete, as calças e a faixa da cintura, que deve ter algum brilho. Por fim, as luvas, que apesar de ser raro utilizarem-se hoje em dia, devem ser brancas ou cinzentas.

Guardar
O smoking é o conjunto mais recorrente nas festas de gala. | Foto: Miguel Matos

Casaca para os noivos

Como peça máxima de etiqueta, a casaca também tem as suas limitações no que diz respeito aos acessórios. O casaco é usado aberto, sendo mais curto à frente do que atrás, onde tem longa cauda em formato de tesoura. Inclui colete de piqué de marfim, gravata borboleta branca, calças pretas e sapatos pretos com atacadores.

Alternativas mais casuais para noivos modernos

Se o noivo quiser afastar-se de qualquer uma destas opções mais tradicionais, pode escolher entre os inúmeros cortes mais casuais que dão muito maior abertura em termos de acessórios. Assim, nestes casos, qualquer camisa, gravata, laço, sapatos e demais complementos são aceitáveis, apesar de necessário manter um certo rigor visual que a ocasião exige, mas sempre com a liberdade de inovar.

Guardar
Fato Gio Rodrigues | Foto: Adriana Morais

Passo 2. Adaptar os acessórios à sua personalidade

Tal como acontece na seleção de qualquer outro elemento do casamento, quer seja na escolha do espaço, da decoração ou até mesmo do fato do noivo, a sua personalidade é fundamental para eleger os acessórios que irão complementar o seu visual. Por isso, a escolha certeira só dependerá de si!

O nosso conselho é que procure combiná-los quer com o vestido de noiva, como com o estilo do casamento. Mas, perguntará você, se eu não sei como irá ser o vestido, como é que vou combinar com o mesmo? A verdade é que o estilo definido diz tudo e a sua escolha irá certamente ser a certa, mesmo sem dar conta, pois geralmente as personalidades do casal tendem a coincidir (salvo algumas exceções) e toda a organização acaba por se precipitar numa perspetiva comum.

Guardar
Visuais Gio Rodrigues | Foto: Adriana Morais

Acessórios de noivo para um casamento formal

Sendo assim, caso o seu casamento tenha um elevado grau de formalidade, tenha em conta os clássicos que lhe mostrámos anteriormente, pois respeitam as tradições. Neste caso, estamos a falar de um casamento de gala, no qual seguramente não se irá importar de seguir à risca o guia de acessórios já mencionados.

Guardar
noivo com fraque Créditos: Cheshire Menswear

Acessórios de noivo para um casamento informal

No caso de estar à procura de alternativas e de não ser uma pessoa muito formal, esqueça as convenções e procure uma opção mais adequada à sua personalidade. Vai encontrar numerosos estilos que nada têm a ver com as indumentárias clássicas que falámos anteriormente. Os noivos que seguem uma estética hipster, por exemplo, optam por casacos totalmente independentes das calças (isto se usarem casaco!), camisas de cores estranhas, gravatas com estampados curiosos ou divertidos, laços originais, suspensórios e assim por diante.

Se preferir um estilo mais desportivo, não precisa de usar laço ou gravata e o fato será mais simples, quase sem nenhum acessório. A informalidade, na realidade, também determina a escolha dos acessórios.

Guardar
foto de noivos a andar na praia A informalidade determina a escolha dos acessórios. | Foto: It's all about...

No que diz respeito aos casamentos boémios ou hippies, que geralmente são celebrados em ambientes rurais ou na praia, os noivos optam por peças vaporosas de cor branca, que esvoacem e imprimam à ocasião a sensação de liberdade. Neste caso, o noivo pode optar por peças de linho ou, simplesmente, por uma camisa e umas calças de tons brancos, sendo que dificilmente leva acessórios (até mesmo sapatos, pois podem ir descalços). Eventualmente, podem ter flores ao pescoço ou na lapela.

Como vê, a personalidade dita tudo.

Guardar
Noivo casamento na praia A personalidade do noivo dita tudo! | Foto: Helder Couto

Passo 3. Conhecer as opções de cada um dos acessórios

Com o passar do tempo, os designers têm vindo a empenhar-se cada vez mais a fundo nos seus trabalhos para conceberem uma infinidade de acessórios, dentro dos que já existiam.

Gravata para o noivo

Às gravatas largas mais comuns, com medidas bastante clássicas (entre 8 a 9,5 cm), juntam-se atualmente outros modelos com larguras bem diferentes. É o caso da gravata slim, bem mais moderna, que em preto é super elegante e fica bem com tudo. Estas gravatas, no entanto, não servem para ambientes mais formais. Neste caso, pode optar pelas primeiras, mas procure não escolher os padrões que se utilizam sobretudo para trabalhar, que eventualmente não serão a melhor escolha para um casamento.

Entretanto, a tendência vintage voltou a colocar na moda as gravatas em algodão, com diferentes estampados e um aspeto clássico-moderno. O mesmo aconteceu com estas peças em ponto tricotado, muitas delas de pontas rematadas, em corte reto paralelo ao chão. Estas gravatas, de qualquer forma, são ideais para os noivos mais revolucionários, que ignoram as normas.

As gravatas bordadas também estão em voga hoje em dia, com riscas e desenhos que oferecem uma sofisticação especial ao visual. Este estilo, denominado preppy, é proveniente dos colégios e universidades mais influentes dos Estados Unidos, onde alunos utilizavam gravatas de cores sóbrias.

Guardar
casamento gay A gravata em preto é super elegante e fica bem com tudo. | Foto: Gabriell Vieira. Fashion Stylist e Design: Gio Rodrigues

Laço (borboleta)

Há duas grandes famílias de laços, mas, dentro delas, as opções são similares. Dividem-se nos ready tied ou de clip - os laços que já estão feitos - e as self-tie, que o noivo tem de laçar. A primeira opção é mais informal e não é aconselhável (isto para não dizer proibida) nos fatos que se regem pela etiqueta.

No que diz respeito aos materiais, o tecido mais elegante e utilizado em eventos de alto gabarito, sobretudo para os trajes de etiqueta (Black Tie ou smoking/White Tie ou frque), é a seda, mas os laços de algodão e lã, mais informais, estão muito fortes e ficam estupendos em qualquer fato de noivo. Neste caso, usam-se muito os estampados, apesar das versões lisas também terem bastante público.

Leia também:
Guardar
Homem com laço borboleta O laço é um acessório muito utilizado pelos noivos atuais. | Foto: João Almeida

A camisa do noivo: e se for personalizada?

A camisa, já que é uma das peças que mais está à vista, deve ser aproveitada para transmitir o que você está a sentir no momento: felicidade e amor. Por isso, não seria má ideia mandar coser as suas iniciais e da sua noiva, precisamente no lugar do coração.  Lembre-se, é claro, de escolher uma cor de linha que combine com outros complementos, como a flor de lapela ou o lenço.

Botões de punho: para quem aprecia o detalhe

Quando decide vestir um fato que cumpre a etiqueta nupcial, estará certamente disposto a acatar todas as regras associadas ao mesmo. Ora, neste estilo clássico estão incluídas as camisas de punho duplo, preparadas para os famosos e elegantes botões de punho. Por isso, se optar por uma indumentária clássica, prepare-se para brilhar com estes complementos nas mangas.

Já os fatos que se afastam da etiqueta não requerem os botões de punho, mas, se quiser, pode sempre utilizá-los.

Guardar
noivo a arranjar-se botões de punho flor da lapela Prepare-se para brilhar com botões de punho nas mangas. | Visual Gio Rodrigues | Foto: Miguel Matos

Existem botões de punho muito diversos: quadrados ou circulares, com ou sem jóias, forrados com seda, de ouro, carbono (resistentes e leves), prateados, de cristal de safira (Kevlar), cobre ou totalmente personalizados. 

Com efeito, para uma celebração tão especial, muitos noivos escolhem personalizar os seus botões de punho com as iniciais do seu nome, com uma mensagem que identifique a sua amada ou com elementos com os quais sentem uma afinidade especial. Se o noivo for ciclista, por exemplo, teria tudo a ver escolher um botão de punho em forma de roda de bicicleta. Se for jornalista ou escritor, imprimir uma máquina de escrever ou uma caneta de tinta permanente no botão. Uma coisa é certa: lojas especializadas em personalizar este acessório não faltam. E a imaginação não tem limites!

Colete para o noivo

Os coletes são obrigatórios nos fatos de noivo de etiqueta. No fraque, este acessório pode ser em cinza, amarelo, verde, roxo e azul, embora quase todos os homens usem o mesmo tom do casaco. No smoking, o colete é preto e combina com o resto do fato, enquanto na casaca o colete tem de ser de marfim para completar corretamente o visual.

Fora deste ambiente mais clássico, os coletes são geralmente diferentes, mas quase sempre estão em concordância com o resto do fato, compondo três peças que, normalmente, aumentam a sofisticação do conjunto. Também se encontram coletes diferentes e originais, que dão um toque quase que revolucionário ao conjunto, nomeadamente com padrões de bolinhas ou quadrados e algumas cores mais inusitadas.

Guardar
Fato do noivo com colete e gravata Normalmente o colete aumenta a sofisticação do conjunto do look noivo. | Foto: It's all about...

O cinto do noivo

Há várias opções: cintos de pele, entrançados, de lona ou camurça. Mas para um casamento recomendamos sempre a pele e fivela simples, pois é uma opção elegante e não muito ostentosa. No conjunto, o cinto deve aparecer, mas praticamente despercebido, apenas como elemento decorativo, muito ao leve, apenas para completar. Embora o preto e o castanho sejam as cores mais procuradas, para o seu casamento a regra básica é combiná-lo com os sapatos. A partir daí... é consigo!

Flor de Lapela e Lenços

Os noivos geralmente usam flores ou lenços nas lapelas ou bolsos, embora nunca os dois em simultâneo, de acordo com as normas do protocolo. Na verdade, essa combinação seria excessiva, por isso recomendamos que a evite.

No que diz respeito à flor de lapela, são poucos os noivos que se lembram de personalizar este acessório icónico de acordo com o seu estilo. Preferem seguir o protocolo, combinando-o com o bouquet da noiva. Mas, como não nos cansamos de dizer, a tradição já não é o que era, e os noivos estão cada vez mais livres para criar. Por isso, já se vai vendo noivos a preferir dar o seu cunho pessoal a cada pormenor… Até mesmo nas flores de lapela, escolhendo modelos e cores que combinem mais com o seu “eu” e o seu gosto pessoal.

Guardar
Noivo a preparar-se e mexer na flor de lapela Cada vez mais os noivos preferem dar o seu cunho pessoal a cada pormenor do seu visual | Foto: Gabriell Vieira. Fashion Stylist e Design: Gio Rodrigues

No que diz respeito ao Lenço, a cor branca é a protagonista, mas, para personalizá-lo, o noivo pode recorrer a um design diferente. Imagine mandar coser as suas iniciais no lenço, mas pedindo que um dos caracteres se destaque dos outros, talvez por coincidir com a inicial da sua noiva. Também pode pedir que bordem um desenho relacionado com a temática da boda, em cores que combinem com a indumentária da noiva e com o bouquet

Guardar
noivos abraçados foto a preto e branco O noivo pode combinar a cor do lenço com a indumentária da noiva e com o bouquet. | Foto: Instante Fotografia

Suspensórios: hoje são modernos!

Os suspensórios, que antes estavam associadas a homens antiquados, regressaram em força, trazendo consigo um toque bastante moderno. Estes acessórios podem ser de uma única cor ou combinados, sendo autênticas surpresas nalguns looks.

Guardar
noivo a preparar-se com suspensórios Os suspensórios, que antes estavam associadas a homens antiquados, regressaram em força. | Foto: João Almeida

Meias do Noivo

Muitas pessoas dizem que as meias são a parte divertida da roupa interior. Para o seu casamento, pode fazer o que já fizeram muitos outros casais e aproveitar essa faceta de humor, optando por cores estridentes, estampados curiosos, desenhos ou frases que trazem uma faísca especial ao conjunto e chamam mais atenção. Pode também combiná-las com a gravata ou laço, se tiverem uma cor especial.

Outros noivos, no entanto, preferem que a cor das meias combine com os sapatos para, ao contrário dos anteriores, não chamar muita atenção. Você decide!

Relógio do noivo

Entretanto, o relógio perfeito para os noivos é o analógico, já que dá uma aparência mais sofisticada ao pulso e combina melhor com o fato num momento com as características tão particulares como é um casamento. Além disso, tendo em conta a variedade de mostradores e relevos que um relógio pode ter - para o qual geralmente não há nenhum protocolo -recomendamos que, pelo menos, opte pela correia de couro (castanha ou preto) em vez de uma metálica.

Guardar
noivo a preparar-se para o casamento O relógio perfeito para os noivos é o analógico, para dar um ar mais sofisticado. | Foto: It's all about...

O forro do casaco

Embora o exterior do casaco tenha de ir ao encontro da solenidade da cerimónia, o interior desta peça pode ter tons mais brincalhões e que representem a personalidade do noivo. As tonalidades ou desenhos, escolhidos para o forro, até podem ser transferidos para o exterior, em pequenos detalhes, como é o caso da gola, dos botões ou mesmo de alguns bordados. Concorda?

Sapatos do noivo

No caso das noivas, é comum levarem sapatos extra (mais confortáveis) para trocarem durante a festa. Sim, porque ninguém aguenta horas a fio com uns saltos altos. No caso dos homens, isso já não é necessário. Têm a sorte de poder usar peças mais práticas e confortáveis. Não quer com isso dizer que não possam surpreender pela positiva, envergando roupas ou acessórios que representem a sua personalidade e criatividade. Os sapatos, por exemplo, são perfeitos para que estes insiram algumas frases que o definam a ele e à sua noiva, como casal“Mas onde?”, pergunta você. “Na sola, claro”. Por norma, o calçado usado no casamento, só é usado nesse dia, fora uma ou outra exceção. Por isso, os sapatos que usar podem funcionar como um “recuerdo” do Grande Dia, tão válido como qualquer outro.

Guardar
sapatos de noivo calvin klein Os sapatos do noivo são acessórios fundamentais | Foto: Aguiam Wedding Photography

Passo 4. Protocolo

Já vimos qual o protocolo que certas roupas exigem, mas também será interessante saber o que é apropriado de acordo com o momento da celebração, isto é, se o casamento é de dia ou de noite.

O fraque é uma peça de vestuário que remete aos cavalheiros ingleses que montavam a cavalo, uma prática que se realizava durante o dia. Assim, regra geral esta peça de vestuário deve ser usada em casamentos realizados durante o dia ou início da tarde, estando sujeito a regras bastante estritas. No entanto, em Portugal, é considerado formal, pelo que geralmente é utilizado mais à noite.

O smoking, sendo um traje de festa, é usado de noite, sendo geralmente a nota dominante em jantares e eventos de gala. Os cavaleiros do século XIX e XX usavam-no para fumar (smoking) depois dos jantares nas grandes casas, por isso a peça é conhecida por esse nome. Para brilhar num smoking, será em casamentos de final da tarde ou à noite. E, claro, o laço, neste caso preto, é o elemento estrela.

O mesmo vale para a casaca, a peça de etiqueta mais alta que só é usado quando a noite cai. Esta é a roupa que melhor se adapta a eventos privados que exigem um dress code especificado no convite. Muito ligado à aristocracia, aqui o protocolo é realmente rigoroso, e o laço é branco.

Guardar
fato de noivo pendurado no armário Adeque os acessórios ao momento da celebração. | Créditos: Mary Me Eventos | Foto: João Almeida

Passo 5. Seguir os nossos conselhos

Independentemente do estilo escolhido, a comodidade durante o casamento é o mais importante. Não encha o seu conjunto de acessórios se o seu objetivo é estar relaxado no seu grande dia e desfrutar de alguma liberdade de movimentos. É claro que os acessórios dependem da escolha do fato, pois - como já vimos - alguns trazem consigo acessórios de caráter "obrigatório". Mas quando for escolher tenha em mente que um casamento pode durar mais de 12 horas e que acontecem muitas situações, muitas delas sujeitas a bastante stress e agitação, como a receção de convidados, o baile e a festa.

Guardar
Foto artística dos noivos No dia do seu casamento, seja fiel a si mesmo. | Foto: It's all about...

Outro dos conselhos que lhe damos é que seja fiel a si mesmo. Olhe para o passo número dois e tenha em consideração a sua personalidade para fazer a escolha dos acessórios. Não opte por nada que não esteja de acordo com a sua maneira de ser, nem se deixe levar por convencionalismos. E mesmo que seja o seu fato a decidir, a verdade é que ele deverá ser escolhido por si, de acordo com os gostos. É o seu dia, não tente ir "disfarçado" de outra pessoa que não tenha nada a ver consigo!

De qualquer forma, é preciso alguma sensibilidade, pelo que outra das nossas recomendações é que encontre uma coerência no estilo do conjunto, considerando também o casamento e o espaço.

Veja também as melhores dicas para escolher o seu fato de noivo neste nosso vídeo. [embed]

E já conhece o nosso ebook para ajudar na organização do casamento?

 

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.