Estamos noivos! E agora? A Zankyou está aqui para ajudar!

É natural que a primeira reação após o pedido de casamento ou decisão conjunta de dar este grande passo nas vossas vidas seja começar imediatamente a organizar tudo para o grande dia. Afinal, “estamos noivos” e há tanto para fazer, dirão vocês! O primeiro conselho, no entanto, é resistir a esta tentação. Concedam algum tempo a vocês próprios, para poderem saborear o noivado e o romance inerente a este momento. E sigam os conselhos da Zankyou, que está sempre aqui para ajudar.

João Almeida
João Almeida

«Estamos noivos e agora?» Reflictam sobre o vosso sonho de casamento

Conversem sem qualquer tipo de pressão sobre a visão que cada um de vocês tem sobre o grande dia. Estão de acordo com o sonho de uma festa espantosa com mais de 200 convidados? Ou preferem uma cerimónia mais íntima que inclua apenas os vossos familiares mais próximos e amigos? E a cerimónia? Querem que seja religiosa ou não?

Tudo isto convém ser bem conversado antes de partirem para ação. A fase da organização do casamento vai exigir de vocês o mesmo que uma vida a dois: negociações prioritárias, discussões sobre questões financeiras e resolução de situações familiares delicadas. Em última análise, vocês precisam de encarar o planeamento do vosso casamento como um trabalho de equipa.

Filipe Santos Fotografia
Filipe Santos Fotografia

«Estamos noivos e agora?» Decidam se querem ou não um(a) Wedding Planner

Antes de darem o primeiro passo na organização do casamento, vão ter de tomar uma importante decisão conjunta: querem fazer tudo sozinhos ou preferem ter ajuda profissional? Neste caso, há que ponderar as vantagens em contratar um(a) wedding planner, contrapondo o investimento financeiro necessário.

E quais são essas vantagens?

Muito resumidamente, a experiência e os contactos que um profissional possui ajudar-vos-á a encontrar com maior facilidade o que idealizaram para o vosso grande dia, dentro do vosso orçamento, do vosso tempo disponível e prioridades. Para além disso, um(a) wedding planner terá a importante tarefa de os alertar para tudo o que implica realizar o vosso casamento de sonho, assegurando uma boa gestão de expectativas para que possam ir tomando boas decisões e proporcionando uma organização mais descontraída, coesa, divertida e inclusivamente mais controlada em termos de custos. Veja na Zankyou as vantagens em contratar um(a) wedding planner.

Ilustre Fotografia
Ilustre Fotografia

«Estamos noivos e agora?» Estabeleçam prioridades

Qualquer equipa que tenha de tomar decisões necessita de estar de acordo nas suas prioridades. No caso da organização do casamento, podemos estar a falar de uma “equipa” apenas formada pelos noivos ou de uma “equipa” formada também pelos pais, caso sejam eles que estejam a financiar toda a celebração. Por isso, numa primeira fase há que definir o que não é negociável. Do que é que não abdicam? Da data? Do número de convidados? Do espaço? Do estilo do casamento? Estarem todos em sintonia nesta questão é crucial para que todo o planeamento do casamento seja um processo agradável.

Imagens de Sonho
Imagens de Sonho

«Estamos noivos e agora?» Discutam um orçamento realista

Não custa nada sonhar. Mas os sonhos podem revelar-se bem caros quando os trazemos para a realidade e muitos noivos “entram em choque” quando se apercebem quanto custa o casamento que idealizaram. Por isso, é muito importante conhecer e pesquisar bem os diferentes fornecedores dentro do mercado dos casamentos para poder adequar as vossas escolhas e desde logo estabelecer um orçamento viável que garanta tudo aquilo de que não pretendem abdicar.

Há uma enorme variedade de preços dentro de cada categoria de fornecedores e serviços, que permitem margens de manobra confortáveis para poderem gerir o vosso orçamento disponível, de acordo com as vossas expectativas.

Aliás, este processo não difere da compra de qualquer outro produto ou serviço. Há que fazer escolhas: se para algumas famílias é mais importante um carro do que uma casa com vista para o mar, para outras será mais importante a vista. Tudo dentro da capacidade financeira de cada um. Não há nenhuma fórmula mágica que permita termos tudo quando não possuímos um orçamento inesgotável.

Imagens de Sonho
Imagens de Sonho

«Estamos noivos e agora?» Criem e priorizem a vossa lista de convidados

O número de pessoas que irão partilhar convosco o vosso grande dia irá condicionar as diferentes escolhas que vão ter de fazer ao longo de todo o processo da organização do casamento. Não será apenas determinante na escolha do espaço, mas também no vosso orçamento. Custos como a comida, bebidas, alugueres, convites, centros de mesa, etc., estão directamente relacionados com esse número.

Fotolider
Fotolider

«Estamos noivos e agora?» Descubram onde podem ser flexíveis

Se devem estabelecer uma lista das coisas das quais não abdicam, devem também concordar com o que para vocês pode ser flexível. Por exemplo, alguns casais preferem garantir o casamento com que sempre sonharam e, para o poderem concretizar, convidarem menos pessoas. Nesse caso, é no número de convidados que ambos concordam em ser flexíveis. Para outros será o estilo de casamento, a escolha da animação ou até mesmo o local do casamento, etc. De qualquer forma, estarem de acordo nesta matéria é muito importante para garantir que o vosso orçamento real permita a concretização dos vossos itens indispensáveis.

Quinta da Bichinha
Quinta da Bichinha

«Estamos noivos e agora?» Marquem a data e encontrem um espaço

Assim que determinarem uma lista do que para vocês é indispensável e do que é negociável, bem como o número de convidados e orçamento disponível, podem começar a pensar em marcar uma data verificando a disponibilidade de Igreja ou Notário, ao mesmo tempo que procuram espaços que reúnam as condições para o casamento que idealizaram.

Marcar uma data e escolher o espaço para celebrar o vosso casamento, nomeadamente as suas regras e condicionamentos, será crucial antes de contratar qualquer outro fornecedor.

1Love4ever Photography
1Love4ever Photography

«Estamos noivos e agora?» Avisem os amigos e familiares

Assim que tiverem marcado uma data para o casamento avisem de imediato os vossos amigos e familiares para que a possam reservar para o grande dia. Podem enviar um “Save The Date”, algo que era um costume anglo-saxónico mas que por cá já se começa a praticar com alguma frequência.

Tal como o nome indica em inglês, o “Save the Date” tem por objectivo “reservar a data”, tendo pouco detalhes e não substituindo o convite formal. Mas como é enviado com bastante antecedência – entre 4 a 12 meses antes – acaba por facilitar a vida aos convidados, que assim não planeiam nada para o dia, sobretudo se o casamento ocorre em época de férias ou alguma data especial. Logo aqui podem começar a ser originais: porque não fazer um Save The Date filmado?

AhHA! Photos
AhHA! Photos

«Estamos noivos e agora?» Mantenham-se organizados

Quer estejam a trabalhar sozinhos ou com um(a) wedding planner que vos dê as ferramentas necessárias para que possam manter as vossas tarefas em dia, encontrar uma forma de se manterem organizados é a chave para o sucesso. Podem ter uma pasta exclusiva para guardar todos os contratos com os fornecedores e demais papelada; criar uma folha de Excel para ir controlando os custos, nomeadamente as verbas já pagas e as estimadas; criar uma forma de manter a vossa lista de convidados organizada para que todo o planeamento seja pacífico, incluindo a escolha dos menus, a organização das mesas e até mesmo o tipo e número de lembranças que pretendem oferecer e as notas de agradecimento que terão de enviar, etc.

Moments Forever
Moments Forever

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação