PT Login
PT

Experimente uma lua-de-mel na Croácia com sabor medieval e mediterrâneo

A Croácia está na moda. Talvez pelas seu águas azul turquesa, pela sua vegetação luxuriante, ou até pelo clima sensacional e pelos espaços urbanos e naturais invulgares. É até difícil de perceber como é que este país não subiu à ribalta mais cedo. Convidamo-lo a ler atentamente este artigo. Vai ver que a Croácia é um destino à altura de qualquer lua-de-mel.

Split. Foto: xbrchx

… E assim é a Croácia

A Croácia tem tudo para seduzir. Esta península das Balcãs que mergulha nas águas do Mar Adriático – uma massa de água pertencente ao Mar Mediterrâneo – é composta por 1185 ilhas, espalhadas ao longo de 1700 quilómetros que percorrem a pitoresca e azulada costa da Dalmácia. Tal como grande parte do sul da Europa, o seu clima é ameno e agradável, graças à fórmula secreta que combina a brisa do mar com o sol. Esta estrela é, aliás, o que mais realça no céu croata. Em todo o país respira-se paz, tranquilidade e a doçura da essência do Mediterrâneo.

A história da Croácia é rica e excitante, combinando na perfeição com os movimentos vanguardistas dos últimos anos, presentes nos núcleos cosmopolitas. Este país conseguiu a independência da Segunda Jugoslávia em 1992. Desde então lutou para alcançar a democracia. E foi em 1999 que atingiu o auge do seu objectivo, com as primeiras eleições totalmente democráticas. Em 2013, depois de uma profunda transformação, atingiu uma das suas principais ambições: aderir à União Europeia. Zagreb é a sua capital.

Pula. Foto: OPIS Zagreb
Dubrovnik. Foto: Ajan Alen
Dubrovnik. Foto: Gaspar Janos

Conforto no litoral

As 1185 ilhas e os 1700 quilómetros de litoral são ideais para visitar de barco. É possível que este seja mesmo o melhor meio de transporte para desfrutar da sua viagem lua-de-mel na Croácia, na companhia da luz quente do Mediterrâneo. Ao navegar as águas do Adriático, vai maravilhar-se com as diferentes tonalidades de azul. As suas águas simbolizam infinitas obras pintadas pela mãe natureza. A praia Raduca, perto da cidade de Primosten, é uma das mais belas do país.

Playa de Brela. Foto: lukaszimilena

As ilhas são as principais atracções do país. Hvar pretende tornar-se num lugar de peregrinação no Mediterrâneo, graças às suas praias e hotéis espectaculares, como o Adriana Hvar Spa Hotels e o Amfora Hvar Grand Beach Resort. Em Brac, a praia de Zlatni Rat, localizada junto a um pinhal e a uma antiga vila romana, é a atracção turística mais importante do país, pela sua beleza e peculiaridade, incluindo o seu aspecto em forma de chifre ou gancho, que se vai alterando de acordo com as condições climáticas e agitação das águas.

Apesar de o Hotel Bol ser um dos mais populares, existem outros tesouros ilhéus. De destacar Korkula, o berço de Marco Polo; Cres, reconhecida pelo seu prato à base de cordeiro; e Rab, pelas suas actividades costeiras e pela sua história medieval. Mas as maravilhas não se ficam por aqui. A colecção de ilhas de museu é de deixar qualquer um extasiado. A água cristalina das suas praias funde-se com a cor pálida da areia. A praia de Stiniva, escondida entre as rochas, é um exemplo. Na ilha de Ciovo, o  Hotel St. Cross Villa Saint Cross e o Hotel Bol esperam-no de braços abertos.

Foto: Adriana Hvar Spa Hotels

A península de Istrian também oferece o melhor da costa. Tem hotéis de luxo, como o Lone, de design exclusivo, várias piscinas e spas; e o Monte Mulini, que combina a beleza dos seus jardins com a sua impressionante piscina e cozinha vanguardista. Ambos, como muitos resorts na área, e alguns outros Vrsar, pertencem à prestigiada cadeia de hotéis Maistra Hotels & Resorts.

Foto: Hotel Lone

Ainda em Istra, é de destacar Umag que, graças à cadeia de hotéis Istatourist, é responsável por proporcionar excelentes acomodações. Se é amante de piscinas, saiba que no Hotel Meliá Coral há várias zonas onde se pode deliciar a dar umas boas braçadas. Depois, pode sempre aproveitar os centros de bem-estar asiáticos das instalações. Sabia que o Hotel Sol Aurora – também do segmento de luxo – foi considerado o primeiro hotel croata preocupado com o meio ambiente?

Foto: Hotel Meliá Coral

Natureza mediterrânea

A chancela mediterrânica estende-se pelas principais paisagens do país. A Croácia é inclusivamente um dos países europeus com o maior biodiversidade, fazendo parte de quatro grandes eco-regiões (Mediterrâneo, Alpina, Pannonia e continental), onde estão presentes todo o tipo de flora e fauna.

As florestas mediterrânicas e as árvores de madeira de clima temperado são os seus ecossistemas por excelência. E é aqui que vivem a maioria das plantas e animais da Croácia. Estima-se que em todo o território existam entre 50.000 a 100.000 espécies, mil das quais consideradas endémicas. Mas a riqueza natural da Croácia não se fica por aqui. O país é composto por zonas húmidas, prados, pântanos, mangues, matas e ambientes costeiros e marinhos. Se é amante da natureza, já pensou em passar a lua-de-mel numa excursão pela natureza? Nada o fará sentir-se mais autêntico!

Parque Nacional de los Lagos de Plitvice. Foto: Creative Travel Projects

O Parque Nacional Plitvice Lakes é uma das grandes atracções do país. É um paraíso com 16 lagos de cor turquesa, cascatas, rochas e uma floresta de vegetação imensurável, perfeito para viagens em casal, onde pode recolher fotos magníficas. Por sua vez, o Parque Nacional Krka representa a importância dos espaços naturais e ecossistemas protegidos. É o caso de Skradinski Buk, uma piscina natural rodeada por cachoeiras.

Parque Nacional de los Lagos de Plitvice. Foto: mpaniti

Grandes e encantadoras cidades

Zagreb, considerada a “Pequena Viena”, é a capital do país e um paraíso desconhecido por muitos habitantes do mundo. A oferta cultural variada é a ideal para encher os dias de uma lua-de-mel muito ao estilo europeu. Os vestígios do Império Austro Húngaro continuam a marcar toda a cidade, avenidas, parques e edifícios emblemáticos. Além disso, o cidadão de Zagreb consegue desfrutar, em qualquer época do ano, de actividades ao ar livre, em terraços, parques e praças. Descubra a Cidade Baixa, viaje ao passado na Cidade Alta, visite a Plaza Trg Josipa Jelacica, o cemitério Mirogoj, os seus belos jardins e a catedral imponente.

Zagreb. Foto: Dreamer4787

Outra das suas joias é, sem dúvida, Dubrovnik, uma cidade mágica de atmosfera medieval que conserva muitas peças dessa época, como a já restaurada muralha do século X. Na verdade, Dubrovnik foi uma cidade muito maltratada por guerras e catástrofes naturais, mas conseguiu preservar o charme do passado graças ao trabalho dos seus conservadores.

Hoje, é uma cidade encantadora, desenhada na perfeição, mantendo os traços da Idade Média. De tal forma que foi um dos principais cenários da série Jogos de Tronos! Tome nota do que pode visitar: a muralha da cidade (as suas 16 torres oferecem vistas fantásticas), a Rua Stradun e a Praça Luza, que hospeda o Palácio de Spanza, a Torre do Relógio e a Igreja de São Brás. Destacamos também as suas praias de pedra, tanto as da cidade (não perca Gradska Plaz), como as da ilha de Lokrum, com acesso de barco. Dois ambientes perfeitos para uma lua-de-mel completa!

Dubrovnik. Foto: Mila Atkovska

Split completa o trio das mais famosas cidades croatas, embora existam muitas outras que também mereçam atenção. Também aqui se denota forte influência medieval, sendo de destacar os seus palácios, os vestígios romanos e a requintada aldeia à beira-mar. Por todas estas razões, Split foi declarada Património da Humanidade.

Como principais pontos de interesse da cidade, destacam-se o Palácio de Diocleciano, uma imponente estrutura com torres, portas (Aurea, Argentea, Ferrea…),  bem como a Catedral de Split. Mas não é só aqui que pode e deve desfrutar da sua lua-de-mel. Esta localidade é em si uma maravilhosa composição de ruas, onde se pode “perder”, até chegar ao belo Passeio Marítimo.

Split. Foto: xbrchx

Centros culturais e históricos

A Croácia é conhecida pela sua história turbulenta: uniões, divisões, períodos monárquicos de grande importância, comunismo, guerras e independências. Estes estigmas do seu passado estão registados em construções, como as muralhas de Ston, uma das maiores na Europa, ou o castelo de Trakoscan.

Duas cidades de grande importância histórica são também Varazdin – com as suas igrejas e mosteiros – e Primosten, que, estando localizada numa pequena ilha, presenteia os apaixonados com praias extraordinárias.

Castelo de Trakoscan. Foto: iascic
Primosten. Foto: OPIS Zagreb
Primosten. Foto: Gaspar Janos

A Croácia é um pequeno paraíso no meio da Europa. Hoje, com a melhoria das suas infraestruturas turísticas, oferece uma excelente oportunidade para descobrir os seus encantos. Desfrute de uma lua-de-mel divertida, variada e especial, com a essência do Mediterrâneo como estandarte.

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação