Filipinas: Uma experiência asiática para uma lua-de-mel exótica inesquecível

Aos poucos e poucos, Filipinas está a emergir como um destino turístico asiático a ter em conta. Porquê? A explicação é bem visível. Este país apresenta todas as excelências dos países tropicais catalogados como paradisíacos, nomeadamente, a extraordinária cultura, a exuberante natureza e as maravilhosas praias. Para além de tudo isto, as Filipinas contam, ainda, com uma escassa afluência turística em comparação com a maioria dos países do sudeste asiático. Portanto, por enquanto, todas as suas virtudes estão salvas. Apetece-lhe ter uma magnífica lua-de-mel aqui? 

Foto via Shutterstock: PhotoRoman

Como é as Filipinas?

As Filipinas é um arquipélago que reúne 7107 ilhas. As suas condições climáticas (desfruta de um maravilhoso clima tropical) e a sua localização privilegiada, justamente na cintura de fogo do Pacífico, têm vindo a criar uma impressionante biodiversidade entre as suas fronteiras.

Devido ao seu passado como colónia espanhola, a sua cultura tem sofrido influências da época indígena pré-hispânica, das correntes chinesas e da cultura hispânica. De facto, o espanhol é, ainda, um dos seus idiomas opcionais, juntamente com o Árabe. A língua oficial é o filipino e o inglês.

Foto via Shutterstock: saiko3p2

Praias que são uma referência mundial

O mundo é enorme com uma grande diversidade e beleza, contando com uma panóplia de praias impressionantes. Contudo, muitos turistas desconhecem as costas que albergam Filipinas, um dos melhores destinos do planeta para se relaxar sobre a areia e explorar em busca de tesouros. O arquipélago de Bacuit, que se alcança através do famoso El Nido, acolhe as ilhas e as praias mais deslumbrantes, como a La White Beach, na Ilha de Boracay. Aqui, Puka Shell Beach, outro centro de luxo para os banhistas mais exigentes, acompanha Boracay Resort and Spa, um retiro com praia Barocay como a sua praia privada.

Foto: Boracay Resort and Spa

O Discovery Shores Boracay Islands é outra préola escondida na ilha, equipada com todas as comodidas: 87 quartos que exibem um autêntico luxo e um fantástico serviço de spa.

Palawan, provincia que se encontra, também, neste arquipélago, conta com o mencionado El Nido, rodeado de praias e bosques que adquiriram a categoria de “melhor destino de praia nas Filipinas“, pela CNN. O seu complexo hoteleiro El Nido brinda os seus visitantes com os seus encantos nas mais variadas zonas, através de quatro maravilhosos espaços que oferecem serviços de luxo e ecológicos  (Apulit Island, Miniloc Island, Lagen Island e Pangulasian Island).

Foto via Shutterstock: saiko3p
Foto: Discovery Shores Boracay Islands
Foto: El Nido

Palawan também exibe a sua fabulosa Playa Corón, cuja cor da água e lagunas é um verdadeiro prazer para os sentidos. Na sua capital, Puerto Princesa, o Sheridan Beach Resort descanse entre o murmurar das montanhas e o canto das azuis águas da Bahía Honda e assume-se como o primeiro hotel verde filipino, pois preocupa-se com o meio ambiente.

A Ilha de Mactán corresponde a outro cenário que representa um cuidado milímetro a milímetro, repleto de facilidades para aqueles que a visitam. O Crimson Resort & Spa recebe os viajantes mais selectivos, pelo que destacam as praias como Siargado, célebre pelas suas águas cristalinas e por apresentar grandes ondas, onde se pode praticar surf. .

Foto: Sheridan Beach Resort
Foto: Crimson Resort & Spa

Fundos marinhos singulares

A escassa exploração das Filipinas permite conservar as suas extraordinárias virtudes, desde as culturais às naturais. Neste sentido, acompanhando as idílicas praias filipinas, os seus fundos marítimos são maravilhosas janelas para um universo completamente novo. As profundezas marinhas das Filipinas são limpas, refrescantes e ideais como habitats para criaturas nunca antes vistas. Convivendo nas suas águas, longe da excessiva influência humana, os recifes de coral de multicores, as espécies fosforescentes e animais como tubarões zorro, tartarugas gigantes e baleias habitam neste mundo submarino.

De facto, no fundo marinho encontram-se verdadeiros tesouros para os seus amantes. O navio de carga japonês Olympia Maru e diversos mísseis norte-americanos da Segunda Guerra Mundial ocupam o fundo do Oceano Pacífico, como se de um sótão se tratasse.

Foto via Shutterstock: Joel Larsson
Foto via Shutterstock: Max Topchii

Maravilhas naturais

Para além das praias de areia branca e vastos lenços de águas cristalinas, Filipinas apresenta tantos outros espectáculos naturais de visita obrigatória. O mais importante é o Parque Nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa, um lugar considerado como uma das sete maravilhas do mundo natural. Localizado em Palawan, esta bela formação natural, com maravilhosas grutas e refrescantes espaços de água turquesa, também, albergam uma grande variedade de fauna e flora. 

As Colinas de Chocolate em Bohol são compostas por 1268 montanhas simétricas, tão impactantes como as fabulosas criações de arroz em Banaue. Para além de tudo isto, exibe, ainda, uma zona vulcânica com diversos pontos interessantes como o Monte Pinatuvo e 37 vulcões, nos quais se destaca o Vulcão Taal. 

Foto via Shutterstock: Rastislav Sedlak SK
Foto via Shutterstock: Frolova_Elena
Foto via Shutterstock: Kim David

Capital e cultura

Devido ao seu passado espanhol, nas Filipinas assistimos a um panorama repleto de contrastes, sobretudo em Manila, a sua capital. É uma cidade que remonta a 1571 e que ostenta um passado colonial muito rico (museus, igrejas, praças,…), mas também uma mistura selvagem de arranha-ceús com bairros extremamente humildes. Intramuros é um dos lugares mais visitados da cidade e Edsa Shangri-La, com jardins tropicais, luxo e centros de descanso é um dos melhores lugares para se hospedar.

Depois de assistir a este mix de situações, todas as pessoas que visitam as Filipinas não podem ir-se embora sem visitar alguns dos sítios indígenas. Aqui, os aetas, de pele escura, baixa estatura e cabelo encaracolado são tão amigáveis que lhes oferece a oportunidade de viver alguns dos seus costumes ancestrais. 

Foto via Shutterstock: Jon Bilous
Foto: Edsa Shangri-La
Foto via Shutterstock: joyfull

Frutas e doces

Filipinas é uma terra maravilhosa porque coloca todos os nossos sentidos à prova. A manga é a sua fruta principal, um sabor que está presente em numerosos países tropicais, mas nas Filipinas pode-se encontrar o seu sabor mais doce, pois alcançou o recorde Guiness como sendo a fruta mais doce e juicy do mundo.

No entanto, dispõe ainda de uma longa tradição de sobremesas, nomeadamente a conhecida “meryenda” (bolos ou chocolates) que se come permanentemente. Por outro lado, o durião e o balut são altamente nutritivos (o primeiro é, também, afrodisíaco), mas o seu cheiro, sabor e apresentação fazem com que as pessoas se “afastem”.

Foto via Shutterstock: photopixel

As suas pessoas

Um dos principais motivos pelos quais gostamos tanto de viajar é pela oportunidade que temos em relacionarmo-nos com os seus habitantes que tornam a nossa estadia muito mais agradável. Nas Filipinas, as “boas vindas” próximas,  atentas e simpáticas das pessoas é fundamental para a integração na cultura local. Assim, torna-se quase impossível apagar os seus sorrisos amorosos das suas caras das nossas memórias.

Foto via Shutterstock: Sascha Burkard

As Filipinas conquistou-o/a? De facto, apresenta tudo o que precisa para uma lua-de-mel digna de recordações mágicas e únicas: desde as suas fabulosas praias à sua cultura rica. Uma combinação perfeita de ingredientes deliciosos e aliciantes.

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação