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Foi você que pediu um casamento low cost?

Os casamentos low cost estão cada vez mais cool. Poupam-se nos euros mas nunca na criatividade. A prova disso são empresas como a Outlux. Com pacotes de casamento (chave na mão) que começam nos 5000 euros sem abrir mão da elegância e beleza que sempre caracteriza estes dias festivos, é fácil perceber os milhares de fã desta empresa com pouco mais de um ano de actividade.

Fomos falar com a criadora do conceito, Sandra Gomes, e perceber o que a levou a deixar uma carreira de advogada por uma carreira no mercado dos casamentos. E aproveitámos para lhe pedir umas dicas que podem servir de inspiração às noivas e curiosas que nos lêem.

1. Foi um casamento que inspirou o nascimento da Outlux? Como nasceu o projecto?

Este projecto surge numa fase em que tinha que tomar opções. Por motivos pessoais e de conjectura familiar seria o momento de suspender (temporariamente) o meu percurso na Sociedade de Advogados onde me encontrava a trabalhar há 8 anos. Não foi de todo uma decisão fácil. No entanto era aquela que na altura, para mim, fazia mais sentido. Porque não queria também estar parada, optei por, inspirada na minha Mãe (que trabalhou durante muitos anos nesta área), explorar a área dos eventos mas com qualquer coisa que fosse diferente. Tinha-me casado há cerca de um ano e meio e durante a fase de organização e planeamento do meu casamento apercebi-me também que existam algumas lacunas neste sector que poderiam ser exploradas.

Quando pensei em desenvolver mais concretamente a ideia e modelo de negócio, tinha 2 ou 3 certezas: tinha que fazer algo que goste e que me identifique para me entregar de corpo e alma (e trabalhar com paixão), teria que ser algo que as pessoas nunca deixarão de fazer (acredito que as pessoas, de uma maneira ou de outra, continuarão a casar, a baptizar os filhos, a festejar, a partilhar estes bons momentos), enquadrado na era low cost em que vivemos neste momento!

2. Estão com as noivas em todos os passos de planeamento? Que serviços oferecem?

A Outlux é uma empresa de organização de casamentos e outros eventos e assente em 3 premissas. Oferecemos um conceito original de casamento (tentamos fugir às Quintas tradicionais, às tendas), packs organizados por conceitos com todos os serviços integrados (desde o espaço e decoração, catering, vestido de noiva, bouquet, alianças) e a preços acessíveis. Out of Cliches, Out of Worries, Out of Money.  A ideia não é garantir os preços mais baratos do mercado mas oferecer packs originais, com todos os serviços integrados. Estamos sim presentes em todos os passos de planeamento e acabamos por criar uma cumplicidade com os nossos noivos, principalmente com as noivas! Emociono-me em muitos casamentos!

3. Casamentos de verão! Ideias Outlux para eles?

O nosso Pack Hippie Chic, claro! Praia, calor, ambiente descontraído, informal e muita festa!

4. Quel o pacote mais pedido?

Os packs mais pedidos têm sido o “Garden Chic”, o “Rustic”, o “Transparency” e o “Antique”. Mas é engraçado que muitas vezes estes vários conceitos misturam-se num só casamento e o resultado é fantástico. Os packs não são completamente estanques e procuramos sempre que o casamento seja, de alguma forma, a revelação da história dos nossos clientes/noivos.

5. Quantos casamentos já “amadrinharam”?

Já “amadrinhamos” cerca de 20 casamentos. Este ano devemos fechar o ano com cerca de 40/45 casamentos adjudicados, que é óptimo.

6. Há pequenas preocupações comuns a todas as noivas?

Diria que sim, apesar de ser difícil traçar um estereotipo das nossas noivas. Temos noivas super relaxadas (que nem se lembram que é suposto haver bouquet, ou musicas para alguns momentos) temos outras mais minuciosas e que se entregam de corpo e alma e preocupam-se com todos os pormenores. Preocupações comuns têm sido talvez a parte do catering (os portugueses gostam de comer bem!) e a parte da festa/animação (querem festa sem limite de horário).

7. E dicas para controlar a ansiedade no grande dia?

Transmitir confiança e elas sentirem que está tudo controlado (por nós). A nossa presença no dia do casamento também as tranquiliza bastante.

8. Quem são os vossos parceiros estratégico?

Temos parcerias com fornecedores de todo o tipo de serviços que oferecemos: Espaços, caterings, djs, bar, material de decoração, joalheiros, brindes, bolos, fotógrafos, camera man, florista, estética/cabeleireira, empresas de criativos e gráficas, atelier de Costura, transportes, animação, agência de viagem. E estamos sempre à procura de novas parcerias!

9. Em quem confiam para tratar da tarefa hercúlea de fazer deslumbrantes vestidos de noiva?

Trabalhamos com um atelier que faz os vestidos por medida. Não é apenas uma costureira, ou seja, há um acompanhamento e aconselhamento mais personalizado. Por coincidência foi também a quem confiei o meu próprio vestido de noiva, o que é bom sinal!

10. Quando o tema é styling, menos é mais?

ideal será algo in between. Cada vez mais as pessoas procuram conceitos clean, despretensiosos e simples…mas com um certo glamour. Penso que esta vertente deve aparecer apenas nos pormenores…são estes que marcam a diferença.

11. Qual o ingrediente que nunca pode faltar numa festa de casamento?

Good mood e muita boa energia! Cada vez tenho mais a certeza que isto é o essencial e o ponto de partida para que tudo corra bem! E já agora…uma mãozinha da Outlux.

12. Something borrowed something new and something blue, a tradição ainda é o que era até para a noivas modernas?

Todas conhecem mas acho que já ninguém liga muito a isso. Normalmente o nosso Atelier coloca something blue no interior do vestido, o saiote é muitas vezes emprestado e coisas novas é o que não falta! Por isso acho que, mesmo sem querer, acaba sempre por se concretizar.

13. Foi para a Sandra?

Se foi, foi por mero acaso (risos). Mas sinceramente não me recordo.

14. O vosso primeiro ano foi feliz (qual o balanço)?

O balanço foi muito positivo e superou claramente as expectativas. O nosso conceito teve imensa adesão, realizámos cerca de 12 casamentos no primeiro ano de actividade, o feedback tem sido extremamente positivo e aprendemos imenso! Foi um ano fantástico e muito cansativo…mas claramente valeu a pena!

15. Uma palavra final às “brides to be”?

Dont’t worry, be happy!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

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