PT Login
PT

Guerra dos Tronos: como conseguir uma festa de casamento inspirada na série

É um dos maiores fenómenos da televisão e já conquistou uma (merecida) legião de fãs. A Guerra dos Tronos transporta-nos para um imaginário muito particular, onde se travam batalhas épicas, se vive pelo código de honra, há criaturas míticas e a beleza das pessoas é atemporal. Não é, portanto, de estranhar que os livros de George R. R. Martin e a série que a HBO popularizou já tenham começado a ser usadas como inspiração para a decoração de casamentos. Hoje, a Zankyou mostra-lhe como transportar o imaginário da Guerra dos Tronos para o seu casamento.

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
Foto João Almeida
Foto Willinghams Photography

Explore a dicotomia gelo e fogo no styling

A grande base de apoio para a construção de todo o cenário que envolve a Guerra dos Tronos é a Idade Média. Sim, há elementos que remetem para o fantástico; mas muitos outros elementos foram recuperados desse período. Estamos a falar, claro, dos castelos, dos ambientes e sua decoração.

Conhecido como um período obscuro (o que propicia a aura de secretismo que envolve a nossa ideia da Idade Média e que domina na Guerra dos Tronos), é igualmente uma altura em que são privilegiados os cenários com uma forte carga dramática. Para recuperar essa atmosfera no seu caminho, importe para a decoração elementos como velas, pergaminhos, estandartes, bandeiras ou mapas mundo (de preferência envelhecidos e com referência aos países da Guerra dos Tronos). Em vez de copos, use cálices. Em vez de pratos de louça, use marcadores de bronze! Prefira cores como o vermelho, o roxo e o dourado. E nos padrões decorativos que escolher, certifique-se que escolhe brasões que sejam fáceis de relacionar à Guerra de Tronos. Cada casa tem um animal, certo? Use isso na sua decoração: veados, lobisomens, dragões!

Cereja WeddingsSolicite informação sobre “Cereja Weddings”
Cereja Weddings
Foto Coasters & Coastlines
Foto Vix Venture
Foto João AlmeidaSolicite informação sobre “Foto João Almeida”
Foto João Almeida
Foto Pat Dy Photography

Escolha cuidadosamente o estacionário do casamento

Nos convites que enviar já deve ser evidente a temática do casamento. É importante que o tema medieval esteja expresso na escolha do material dos convites,  no seu layout, na letra usada, nos símbolos e emblemas que neles figurem. Uma ideia gira que pode usar é lacrar os envelopes dos convites com o selo do seu brasão.

Foto Nerd Approved
T.DESIGNlabSolicite informação sobre “T.DESIGNlab”
T.DESIGNlab
Foto Divulgação Hilton Convites
Ideia GenialSolicite informação sobre “Ideia Genial”
Ideia Genial

Noiva ou princesa?

Lembra-se da mítica frase de Daenerys Targaryen, «Não sou uma princesa, sou uma Khalessi». A figura feminina na série da Guerra de Tronos não é símbolo de fragilidade. Pelo contrário. Na sua sensualidade e delicadeza, estas mulheres são fortes, determinadas, com personalidades marcadas. Mais do que princesas, são líderes. E a roupa que vestem, mostra este carácter que as define. O seu vestido de noiva deverá reflectir o mesmo. Em vez do vestido de corte princesa tradicional, prefira um vestido mais próximo do guarda-roupa da série. Não escolha o branco, prefira o azul ou o dourado. E expresse a sua personalidade nos detalhes, acessórios e, claro, no penteado (as tranças são a opção óbvia). É aqui que pode aproximar o seu visual do visual da mãe dos dragões.

Os vestidos fluídos são os que melhor representam o espírito da série. Escolha entre a elegância de Cersei Lannister; a voluptuosidade misteriosa de Margaery Tyrell; a sensualidade sóbria de Sansa Stark.

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida
Foto Willinghams Photography
Foto Captive Photography by Jo Hughes
Foto Willinghams Photography

Oficial e cavalheiro!

Para os noivos, a fasquia é igualmente alta. A ideia é que troquem o smoking e o fato de gala por uma armadura. Na Guerra dos Tronos, todas as figuras masculinas estão sempre prontas para a batalha. São definidos por isso, aliás. É importante que o noivo se vista à altura da ocasião, como um dandy do século XII. Exige-se ao look do noivo a virilidade de uma armadura reluzente! Ele é, enfim, o «knight in shining armor. E isso exige uma traje, uma capa e até a espada. Prepare-se!

Foto Willinghams Photography
Foto Candice Benjamin Photography

Grandes salões

O espaço para o seu casamento é outra escolha determinante se está a tentar reproduzir a aula da Guerra dos Tronos. O ideal seria realizar a cerimónia num castelo ou numa casal senhorial. Mas se não tiver orçamento para isso, opte então por um salão amplo, com pouca luz, tectos altos e paredes em pedra. Este tipo de espaço combinará com outros elementos decorativos que interessa ter também: os candelabros, os estandartes vermelhos, os escudos com os brasões das famílias, as mesas de madeira.

Um casamento ao ar livre, num bosque, também é uma possibilidade para uma festa inspirada na Guerra de Tronos. A natureza também ganha algum protagonismo na série e pode sempre chamá-la a ter o papel principal no seu casamento.

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida
Foto ZT Photography
Solar de VilarSolicite informação sobre “Solar de Vilar”
Solar de Vilar
Mosteiro São Bento da VitóriaSolicite informação sobre “Mosteiro São Bento da Vitória”
Mosteiro São Bento da Vitória

O banquete de reis

Para o catering, esqueça a tendência gourmet que pede que sirva doses pequenas de sabores complexos, esqueça os modernos buffets de self-service em que os convidados se servem ordenadamente e esqueça também o menu de degustação de quatro pratos. O que se quer é um banquete como os que se faziam na idade média. Pede-se qualidade e quantidade. Aliás, quanto maiores forem as doses servidas, melhor! Em tabuleiros de bronze e prata, devem estar as pernas de cordeiro, os leitões, as pescadas. A acompanhar, sirva batata (cozinhada de mais do que uma forma, se preferir). Vinho e cerveja serão as bebidas de eleição, servidas de jarros de barro para cálices de madeira, de preferência. E não espere por depois do jantar para que haja animação: num cenário Guerra dos Tronos, o jantar serve-se ao som de música. Violoncelos, violinos, gaitas de foles, você escolhe o tipo de sonoridade.

Adão Gomes EventosSolicite informação sobre “Adão Gomes Eventos”
Adão Gomes Eventos
Aldeia Catering HotelariaSolicite informação sobre “Aldeia Catering Hotelaria”
Aldeia Catering Hotelaria

Deliciosos e perigosos, os doces!

Se há um elemento que vai precisar de nota artística, esse elemento é, sem dúvida, o bolo da noiva. E, claro, todas as restantes sobremesas e doces que servir vão precisar de estar à altura desse bolo! Pode pedir à sua cake designer que traga algumas das personagens míticas da Guerra de Tronos para a decoração dos bolos. Mas lembre-se: os sabores continuam a preferir-se rústicos. Pense nos clássicos: mel, chocolate, pão de ló! E roube inspiração às deliciosas sobremesas de doçaria conventual portuguesa: que tal um bolo estilizado para parecer ovos de dragão colocado sobre uma cama de fios de ovos?

Foto Candytuft Cakes
Prenúncio de Festa - CateringSolicite informação sobre “Prenúncio de Festa - Catering”
Prenúncio de Festa – Catering
Foto Semi Sweet Design

Se a sua cara-metade aceitar o desafio consigo, invista então numa festa de casamento diferente. Inspire-se na temática da Guerra dos Tronos e trave uma batalha épica!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação