PT Login
PT

Inteligência emocional: 5 boas razões para trabalhar a sua

Por mais alto que seja o seu QI, uma vida feliz depende igualmente da sua inteligência emocional. E já está mais que na altura de cuidar da sua. Por si, pelas pessoas que ama e por todos aqueles com quem convive diariamente. As suas relações vão melhorar, a sua relação consigo mesma também e os seus objectivos vão parecer-lhe mais fáceis de atingir. Desenvolvido pelo psicólogo Daniel Goleman, o conceito de inteligência emocional remete para a nossa capacidade de reconhecer e reagir aos nossos sentimentos e emoções e aos sentimentos e emoções dos outros. Parece simples, mas nem sempre é. Hoje, damos-lhe 5 boas razões para trabalhar a sua inteligência emocional e ficar atenta às suas emoções e às das pessoas que a rodeiam. Sensibilidade é tudo.

Pedro VilelaSolicite informação sobre “Pedro Vilela”
Foto Pedro Vilela

1. Vai melhorar a sua auto-estima e a sua capacidade para lidar com desilusões

Conhecer as suas emoções, os impulsos que estão por detrás delas e as coisas que despoletam reacções em si é a forma mais eficaz de estar confortável consigo própria e de ganhar mais confiança nas suas decisões e atitudes. Elimine o ruído que tantas vezes condiciona as suas acções e concentre-se na tomada de consciência daquilo que a move. Ao fazê-lo, estará mais sensível aos sentimentos dos outros também, trabalhando para relações mais completas.

Lounge Fotografia Solicite informação sobre “Lounge Fotografia ”
Lounge Fotografia

2. Assumir o controle das suas acções torna-se mais fácil. E responsabilizar-se por elas também!

Ao desenvolver a sua inteligência emocional (e a sua consciência), vai deixar de sentir que a sua vida é vivida em piloto automático. Vai aperceber-se do poder das suas decisões no desenrolar dos acontecimentos da sua vida e conseguir compreender quais as atitudes que a levarão ao caminho que a fará mais feliz. Controlar os seus impulsos só poderá ser uma tarefa fácil se primeiro os compreender.

Marco Torre Beyhond PhotographySolicite informação sobre “Marco Torre Beyhond Photography”
Foto Marco Torre Beyhond Photography

3. Vai despertar o melhor das outras pessoas e gerar empatia com mais facilidade

Compreender-se é o primeiro passo para que possa compreender os outros e estar atenta e sensível ao que eles precisam de si. As pessoas vão reagir a esse estado de espírito e as suas relações vão tornar-se mais felizes e até mais próximas. Motivar as outras pessoas passará a ser uma coisa natural para si. E fá-lo-a sem as julgar ou estereotipar.

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Foto Love and Thanks

4. Vai viver no presente

Em vez de remoer o seu passado ou de se concentrar e focar no seu futuro. A inteligência emocional ajuda-o a concentrar-se “no aqui e no agora” e a desfrutar do momento, ajudando-a a controlar a ansiedade, mesmo em momentos de maior stress.

Love and ThanksSolicite informação sobre “Love and Thanks”
Foto Love and Thanks

5. Os conflitos passam a ser prevenidos, em vez de resolvidos

E isso é especialmente verdade nas relações que estabelece com as pessoas que lhe são mais queridas.

Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Lounge Fotografia”
Foto Lounge Fotografia

Se ao seu QI puder juntar uma boa dose de inteligência emocional, então tem tudo o que precisa para uma vida feliz, nos seus termos.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação