PT Login
PT

Linguagem corporal: o que significa a vossa posição a dormir?

Não é o que dizemos, é o que fazemos. Dizer amo-te é fácil, mas será que o nosso comportamento inconsciente diz o mesmo? Os psicólogos levam muito a sério a forma como agimos e o modo como essas acções reflectem o que sentimos. E a forma como dormimos a dois pode dizer muito sobre o relacionamento que temos. Hoje, a Zankyou conta-lhe o que os psicólogos dizem sobre o que significam as oito posições mais comuns. Preparada para saber?

Foto vía Shutterstock: Dima Sidelnikov

1. Quando estão os dois na mesma posição, mas não se tocam

Dizem os especialistas que todas as posições em que não haja algum tipo de contacto não são o melhor sinal. E no caso de dormirem sem se tocarem e sem estar voltados um para o outro, isso é particularmente negativo.

2. Quando os dois dormem de costas voltadas um para o outro

Pode parecer mau sinal, mas não o é necessariamente. Se dorme melhor de lado e a sua cara-metade também, é natural que queiram assumir essa postura. Mas há um pequeno detalhe que faz a diferença: se dormem de costas voltadas um para o outro mas adormecem com algum tipo de contacto (costas com costas, mão nas costas, mão na mão) isso é positivo. Diz quem estuda o comportamento humano que isso significa que os dois julgam que a presença do outro é essencial e que o vêem como uma espécie de pilar de apoio. Caso esse contacto não exista, o caso é outro!

Foto vía Shutterstock: varuna

3. Quando dormem voltados um para o outro mas sem se tocarem

É uma posição de harmonia, sentimental e sexual. Significa que ambos querem manter a sua individualidade mas estão sempre voltados um para o outro, conscientes da presença dessa pessoa e felizes pela vida que partilham com ela.

4. Quando as posições de dormir variam, mas há sempre algum tipo de contacto

Nesta categoria, encaixam-se vários tipos de contacto. Os pés entrelaçados podem ser alarmantes. Não significa que a relação esteja em perigo mas talvez ela mereça um pouco mais de atenção. Se os dois dormem com alguma distância mas procuram-se com as mãos, a relação é geralmente marcada por alguma espontaneidade. Os dois não precisam de estar sempre colados, mas divertem-se quando estão. Quando um dos elementos dorme de costas para o outro e o outro promove um contacto, é sinal que ambos estão felizes com a vida que têm e que se apoiam.

Foto vía Shutterstock: Tom Wang

5. Quando os dois dormem entrelaçados

Geralmente, esta é uma postura de dormir que acontece mais na fase inicial dos relacionamentos, quando a chama da paixão ainda está acesa e quando essa intensidade desmedida dita toda a relação. Com o passar do tempo, a relação começa a ganhar outra dinâmica e é normal que o casal comece a dormir de outra forma. Se, contudo, a posição se mantiver (apesar do passar do tempo) pode ser um sinal (negativo) de co-dependência.

6. Quando adormecem abraçados

É sinal que ambos se sentem seguros, acarinhados, amados. Não precisam de dormir assim (até porque pode ser desconfortável) mas a vontade de adormecerem nos braços um do outro é sintomática da conquista de uma felicidade éterea, onde ambos se aceitam e se protegem.

Foto vía Shutterstock: Africa Studio

7. Spooning

É o termo que usamos para descrever a posição em que um dos elementos do casal está de costas, encaixado no corpo do outro. Há alguma controvérsia entre os psicólogos na interpretação desta posição. Quando ela não causa desconforto ao casal e os dois a sentem como uma posição natural, é sinal de harmonia (encaixe perfeito). Quando ela acontece de uma forma que parece artificial, pode significar que há algo de errado com a relação, algo que nenhuma das partes quer enfrentar. E estar em negação nunca é um sinal positivo.

8. Hogging

A interpretação óbvia é de desequilíbrio. Uma das partes do casal (egoisticamente) domina a relação e a outra é obrigada a moldar-se a ela. Este tipo de interacção gera inevitavelmente frustrações e não é indício de que haja um final feliz à espera do casal.

Foto vía Shutterstock: Alan Bailey

Não é uma ciência exacta. E, claro, cada caso é sempre um caso. E há ainda quem adormeça de várias formas distintas. Mas há algumas coisas nestas interpretações que podem ajudá-la a descobrir os pontos mais fracos da sua relação e a melhorá-los!

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação