PT Login
PT

Lua de mel em Botsuana: um tesouro escondido na África mais profunda

África é ainda um mistério. Com efeito, do ponto de vista turístico, a propensão para explorar os países desenvolvidos tem limitado ao longo dos tempos a afluência de curiosos ao Continente Africano. E quem sabe seja melhor assim! Desta forma, países como o Botsuana continuam a desfrutar da sua solidão, da vida selvagem e das particularidades que caracterizam uma terra única, esculpida com a essência da terra. Para uma lua-de-mel sem stress, tão especial como um entardecer africano, Botsuana é uma opção mais do que fabulosa!

Foto: Suha Derbent

… Assim é Botsuana

Apesar do seu tamanho, muito similar a países como Espanha, Tailândia ou França, o Botsuana é habitado apenas por dois milhões de pessoas. De facto, o território destaca-se pela maravilhosa expressão da Natureza em todo o seu esplendor e na sua mais absoluta intimidade, sem recriações nem aparências. Por sua vez, o deserto de Kalahari ocupa cerca de 70% da superfície do país, maioritariamente plana e pronta a ser percorrida de ponta a ponta, tendo como principal caminhante o elefante.

Situado no sul de África, o Botsuana está aninhado entre África do Sul, Namibia, Zimbabwe e Zambia, sendo caracterizado pela ausência de mar. E apesar de haver ainda muito por fazer, o seu crescimento económico e educativo está no bom caminho. De facto, pouco a pouco, as suas maravilhas naturais e extraordinária cultura vão sendo mostradas aos olhos do mundo ocidental.

No que diz respeito à vossa escolha de lua-de-mel, verão que uma viagem até este país abre os olhos, potencia a tolerância e desperta o lado mais solidário das pessoas.

Foto: Mike Dexter
Foto: Bobby Bradley

Jóias da Natureza

A fauna e a flora de Botsuana são ricas, variadas e estimulantes para os mais aventureiros. Uma das suas grandes atracções é o Delta do Okavango, o maior delta do mundo, formado onde o Rio Okavango encontra uma placa tectónica, no Kalahari. Um delta de incomparável beleza, ainda não explorada pelo homem, que conta na sua área circundante com o Ghoha Hills Savuti Lodge, o principal estabelecimento hoteleiro para viajantes aventureiros, situado em plena natureza e misturando luxo com compromisso ecológico.

Neste espectáculo virgem e puro, apenas sujeito aos caprichos da natureza, convivem em paz e harmonia elefantes, hipopótamos, girafas, antílopes e crocodilos, entre muitas outras espécies. Como programa para uma lua-de-mel apaixonante, aconselhamos a percorrerem o delta a bordo de um mokoro, típica embarcação da zona fabricada a partir de um tronco, que irá transmitir-vos uma forte conexão com as entranhas do mundo mais puro. Imaginem: vocês os dois, a água, os papiros e os nenúfares. Nada mais.

Foto: Vadim Petrakov
Foto: Andaman
Foto: Ghoha Hills Savuti Lodge

deserto de Kalahari é um território surpreendente, que também invada a Namíbia e a África do Sul. No seu interior, alheio ao mundo que o rodeia, vive o grupo nómada conhecido como os bosquímanos, constituido por 50000 pessoas espalhadas por 10 famílias. O deserto é o seu lar, partilhando o habitat com roedores, antílopes, girafas e leões.

rio Zambeze, que poderão desfrutar com actividades como o rafting, é uma das suas grandes atracções. É o quarto rio mais longo de África e atravessa sete países, com as Cataratas Victoria como grandes aliadas em parte do seu trajecto. A zona é tão espectacular que motivou a construção de grandes estabelecimentos hoteleiros, como o The Kaza Collection, que oferece múltiplas actividades nos países que partilham fronteira com Botsuana.

Foto: EcoPrint
Foto: kavram

Parques naturais

A autenticidade de Botsuana é tal que preserva no norte vários parques nacionais virgens. Na Chief’s Island, uma das ilhas do Delta de Okavongo, encontram Moremi, onde podem desfrutar da natureza e da atmosfera das planícies e da selva, explorando o território em todo-o-terreno (safaris) mas sem perder cada detalhe da vegetação e das concentrações de animais que as alimentam. Nos limites da reserva, a aldeia Khwai serve como excelente alojamento para recém-casados, com cabanas de luxo e imagens espectaculares da natureza.

Foto: Vadim Petrakov
Foto: Anton_Ivanov

Chobe é outra das maravilhas que tem vindo a ser conservadas até ao mínimo detalhe, num parque que conta com cerca de 60.000 elefantes num dos que é considerado um dos lugares mais surpreendentes e desconhecidos do planeta. Hipopótamos, búfalos e pukus pastam num território único, onde se reúnem cerca de quatro ecossistemas diferentes.

Na região de Chobe que acolhe o parque, destaca-se o Camp Kuzuma, o Chobe Game Lodge e Cresta Mowana Resort & Spaalojamentos de luxo com possibilidades de safaris no parque nacional de Chobe.

Entretanto, muito perto do país mas já dentro do território nacional de Namibia, merece também a pena visitar o Parque Nacional Bwabwata, que devem visitar na época das migrações de elefantes e, de caminho, visitar as impressionantes cascatas de Popa que nascem do rio Okavongo. Procurem também conhecer o parque nacional Nxai Pan, um lago salgado fóssil, também protegido.

Foto: Vladislav T. Jirousek
Foto: Chobe Game Lodge

A bacia de Makgadikgadi

Há milhares de anos que o antigo lago Makgadikgadi tem vindo a secar, dando lugar a esta impressionante região com vastas poças de água salgada e planícies cobertas de capim, que combina o espírito do lago  – um dos maiores de África de sempre – e a magia da sua actual composição. A sua temporada seca é tão dura que pouca flora e fauna se deixa ver por ali. No entanto, após as chuvas é um paraíso para grandes populações de aves migratórias, gnus e zebras, que desfrutam dos frutos das savanas, das pastagens e dos pântanos. O Baobab  – fruto do Imbondeiro, uma árvore icónica nativa de África, apelidada de a Árvore da vida, e que chega a viver vários milhares de anos – é a  grande estrela deste lugar, uma das grandes referências de todo o continente.

Entretanto, sem ser uma ilha propriamente dita, a chamada ilha de Kubu é uma das jóias da região, construída em granito sobre o antigo lago. Ali concentra-se um exército de Baobas fantasmas, consumidos pelo tempo e expostos irregularmente sobre a superfície, formando uma incrível miragem. O conjunto de árvores centenárias, os restos de fósseis e a sua aparência desértica converteram-se num lugar de culto, um espaço sagrado para os nativos daquele lugar. Aluguem um 4×4, contratem um guia (se quiserem) e descubram este extraordinário refúgio de paz!

Foto: Henning de Beer

Cidades importantes

Apesar dos seus grandes atractivos residirem em plena natureza, o Botsuana também possui núcleos urbanos que, em muitas ocasiões, servem de lugar de passagem antes de enfrentar grandes aventuras. Gaborone é a sua capital e, além de dar abrigo à universidade, alberga a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (conhecida como SADC), criada para o desenvolvimento económico e o fim da dependência da África do Sul. Manu, por outro lado, é a cidade perfeita enquanto preâmbulo aos muitos safaris dos parques nacionais, oferecendo inúmeras unidades hoteleiras para a respectiva preparação. Destacam-se o African Horseback Safaris com a sua suculenta oferta de exploração a cavalo e o Ker & Downey.

Entretanto, Kasane é outro ponto de interesse, sobretudo pela sua privilegiada localização, muito perto dos chamados “quatro cantos de África” (Namibia, Zimbabwe, Zambia e Botsuana). Para além disso, o parque nacional de Chobe e as Cataratas de Victoria, a muito poucos quilómetros, são outros dos seus destinos estrela.

Foto: African Horseback Safaris

Descubram um país com tudo o que precisa para viver, sentir e sonhar como recém-casados. Botsuana é selvagem e inebriante, uma fonte de segredos nas entranhas de África. Procuram uma lua-de-mel inesquecível? Deixem-se levar pelo apelo da natureza.

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação