PT Login
PT

Lua-de-Mel nas Ilhas Turcas e Caicos: uma jóia nas águas atlânticas das Caraíbas

O planeta tem abundantes paraísos repartidos pela sua ampla geografia. Alguns são sobejamente conhecidos, mas existem outros lugares de beleza inusitada que resistem à vasta afluência de turistas, com a finalidade de aumentar o mistério e perpetuar a faísca que nos permite preservar a ilusão. As Ilhas Turcas e Caicos é um desses édenes quase secretos, perfeitos para uma viagem de lua-de-mel impressionante, digna dos seus melhores sonhos.

Foto: BlueOrange Studio

Assim são as Ilhas Turcas e Caicos

O Oceano Atlântico guarda extraordinários tesouros. Um deles são as Ilhas Turcas e Caicos (TCI), localizadas ao norte da ilha Hispaniola, onde se encontram o Haiti e a República Dominicana. Apesar da sua localização quase caribenha, pois não estão banhadas pelo Mar das Caraíbas – e apesar de pertencerem à Comunidade do Caribe, que lhes permite manter a extraordinária aparência cristalina das suas águas – são um território britânico ultramarino dependente do Reino Unido. Consequentemente, o idioma oficial é o inglês, embora a presença de cidadãos dominicanos permita encontrar uma multidão de hispanos falantes. A Este, as Ilhas partilham o cenário marinho com Cuba e as Bahamas.

O território é composto por dois grupos de ilhas tropicais do arquipélago Lucaiano: as Ilhas Caicos, constituídas por seis ilhas principais e duas menores, cujo nome se deve aos recifes de coral que decoram as suas coloridas paisagens marinhas, um dos maiores presentes para os noivos mais intrépidos; e as Ilhas Turcas, compostas por duas ilhas fabulosas, Cayo Sal e a Grande Turca. No seu conjunto, o território ultramar, com capital em Cockburn Town, compreende 28 ilhas extraordinariamente atractivas, com uma magnífica temperatura média de 26 graus, que permite desfrutar da praia durante todo o ano.

Foto: EpicStockMedia
Foto: Jo Ann Snover

Magia natural em terra firme

Em ilhas destas características, e na ausência de uma estrutura urbana exuberante (que não faz falta nenhuma!), a flora e fauna são as suas principais atracções. Ali, o cenário vegetal está repleto de pinheiros e manguezais, que representam a grande biodiversidade da região e pintam com a sua palete verde o vasto e magnífico panorama que é apresentado aos noivos que o visitam. Como líder deste exército natural destaca-se o cacto vermelho, que faz lembrar um chapéu turco – o “fez” – apesar do nome da ilha se dever aos piratas otomanos, a quem lhes chamavam “Turcos”. Nestas terras, as melhores fotos tiradas neste belíssimo cenário vão ter certamente um carácter documental, quer pelos seus relevos íngremes e lagoas no meio da natureza, quer por se encontrarem no meio da rota das migrações. Com efeito, nestas ilhas vivem cerca de 150 espécies animais, apesar das grandes estrelas serem os impressionantes flamingos rosa.

Foto: Jo Ann Snover

Praias insuperáveis

As Ilhas Turcas e Caicos possuem uma costa de 332m2. Na superfície, as areias brancas fundem-se com a água límpida do Atlântico, bela e transparente como um cristal eterno. A Grace Bay Beach, a praia mais deserta e imperdível de Providenciales, é considerada uma das melhores praias do mundo. Ali se encontram a maior parte dos grandes hotéis do arquipélago, tal como o  The Regent Grand, um fantástico resort com uma absoluta privacidade, tranquilidade, elegância, estilo requintado, campo de golfe e magníficos espaços ajardinados. Por seu turno, The Tuscany oferece uma incrível vista a partir das suas suites, assim como um recital de experiências incríveis.

Entretanto, The Venetian Grace Bay, também localizado nesta impressionante praia, é um dos espaços mais sofisticado das ilhas, um centro de luxo no qual se destaca o seu Provo Golf Club e uma ampla gama de actividades dedicadas ao culto do corpo.

Nesta zona pode também encontrar o Beach House Turks&Caicos, com a aparência de uma casinha de bonecas, que oferece actividades como spa, golfe ou mergulho, entre muitas outras. Por fim, também como uma referência de luxo, salientamos o Seven Stars Resort & Spa, que mantém uma cuidada essência tropical e tem uma importante influência grega.

Foto: Jo Ann Snover
Foto: The Regent Grand

No Aquamarine Beach House é possível desfrutar dos seus quartos acariciados pelo murmúrio das ondas, perfeitos para relaxar. Gansevoort, por outro lado, está desenhado com a elegância nova-iorquina característica da sua cadeia de resorts de luxo, mas agradavelmente adaptada ao ambiente das TCI. Finalmente, o The Somerset é composto por villas em frente ao mar, formando uma pequena aldeia com uma das vistas mais espectaculares do mundo, para além de oferecer divertidas actividades e uma maravilhosa tranquilidade.

Baía de Zapote, Baía de Taylor e a Praia do Governador são outras das faustosas praias das Ilhas que poderá explorar com a sua cara-metade. A Baía Longa e Banco Caicos, em particular, é um grande destino para desfrutar de desportos aquáticos, como o  kayake e o kiteboarding.

Foto: Gansevoort Turks & Caicos

Beleza no fundo do mar

É nas profundezas do mar que banha as Ilhas Turcas e Caicos que vai poder assistir  ao grande espectáculo protagonizado por enormes extensões de recifes de coral, pois este arquipélago é uma magnífica surpresa para os noivos que procuram aventuras no mundo subaquático. Para além disso, graças à sua localização sobre rochas calcárias das ilhas e ao levantamento do solo da zona, a profundidade não é excessiva, pelo que a visibilidade é muito ampla, permitindo dar “rédea solta” às inúmeras possibilidades de actividades. Para este feito, destacamos o  Recife da Bahía  e o Recife de Smith.

Entretanto, nesta incrível paisagem do fundo do oceano, entre corais e farta vegetação, vivem também baleias jubarte, mantas, raias, golfinhos, tartarugas, tubarões, meros e barracudas, isto apenas para mencionar as espécies mais espectaculares que por ali circulam com a parcimónia de quem está em casa. Uma verdadeira maravilha para os olhos de autênticos aventureiros!

Foto: TheBigMK
Foto: Ethan Daniels

Costumes nas Ilhas Turcas e Caicos

Apesar de políticamente não ter nada a ver com as Bahamas, a verdade é que as Ilhas Turcas e Caicos fazem parte do seu arquipélago, pelo que partilham uma boa parte da sua cultura. Se optar por visitar este pedaço de paraíso, incentivamos a provar os seus pratos mais típicos e saborosos, muitos dos quais procedentes da Concha, um caracol marinho que faz parte de muitas das receitas da região, incluindo os famosos bolinhos e saladas.

Entretanto, uma viagem de lua-de-mel implica a exploração do país em questão, desde a sua superfície até ao seu coração. Por isso, recomendamos-lhe desfrutar do Ripsaw e do Junkanoo, dois géneros musicais locais e das Bahamas, respectivamente, que enchem as ilhas de belas e ritmadas melodias. Para além disso, convidamo-la a descobrir a arte e o artesanato que ali sobrevivem, apesar da extinção da comunidade india responsável por todo o seu maravilhoso legado cultural.

Foto: Ethan Daniels

Conhecia as Ilhas Turcas e Caicos? Se não, acabamos de brindá-la com uma excelente ideia para elevar a sua lua-de-mel ao mais alto nível. Não deixe escapar a sua oportunidade e atreva-se a conhecer este paraíso!

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação