Manchas do sol, como prevenir e como resolver

Todo o ano ansiamos pelo verão, pelo pôr-do-sol majestoso das 9 horas, o calor que convida a banhos de mar, as tardes longas e as noites quentes. Mas até o verão e o sol têm um lado menos feliz: os efeitos nocivos dos raios UV na nossa pele. Com o passar dos anos (e se não nos protegermos), podem começar a surgir pequenas manchas castanhas no nosso rosto e corpo.

A exposição ao sol desprotegida nas horas em que os raios UV estão mais intensos danificam a nossa pele e, ao fazê-lo, obrigam o nosso corpo a produzir melanina em excesso. Mais pigmento = escurecimento da pele. E não é um escurecimento uniforme ou saudável. Há, contudo, três tipos de manchas: as que estão à superfície (na epiderme, se preferir) e portanto mais fáceis de tratar; as que já chegaram à derme (e portanto mais difíceis de cuidar) e as que estão em estado avançado tanto na epiderme como na derme (e que já só ‘lá vão’ com tratamentos mais ‘agressivos’, sempre decididos e conduzidos por um dermatologista). Mas cuidado, não confunda manchas nocivas com sardas.

Glória Aguiam FotógrafasSolicite informação sobre “Glória Aguiam Fotógrafas”
Glória Aguiam Fotógrafas
Glória Aguiam FotógrafasSolicite informação sobre “Glória Aguiam Fotógrafas”
Glória Aguiam Fotógrafas

Para estar no seu melhor no dia do seu casamento, partilhamos consigo hoje algumas dicas para prevenir as manchas de pele e cuidar melhor do seu rosto. Começamos pela má notícia: se já tiver manchas de sol no rosto, prepare-se para gastar algum dinheiro para corrigir parte dos danos que já fez à sua pele. Mas também há boas: a solução depende de si. Lembre-se apenas de falar com a sua makeup artist sobre este assunto quando estiver a escolher a maquilhagem para o seu grande dia.

Como prevenir

1. A sua rotina de limpeza de pele não pode falhar

E isso inclui o leite de limpeza, o tónico reafirmante e o creme hidratante, que ajuda a manter a pele hidratada e a manter a elasticidade. Quando mais nutrida a pele estiver, menor será o risco de envelhecimento precoce e, consequentemente, menos risco haverá de danificar ou manchar a pele.

2. Use sempre protector solar

Sim, use todos os dias. Mesmo quando estiver a sair de casa apenas para ir trabalhar. No pico do verão, o protector solar é obrigatório.

Beauty Land by Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Beauty Land by Jenny Makeup Land”
Beauty Land by Jenny Makeup Land
Beauty Land by Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Beauty Land by Jenny Makeup Land”
Beauty Land by Jenny Makeup Land

3. Escolha cremes hidratantes e bases com factor de protector solar

Actualmente, a maioria das marcas já oferece soluções de cremes com factor de protector solar. Cuidado. Não pense que isso dispensa a passagem do protector solar antes, porque não dispensa. Aplique os dois.

4. Para usar no rosto, quando fizer praia, prefira sempre um protector específico para rosto e de factor alto (50 ou mais)

Em vez de aproveitar o protector solar que usa em todo o corpo, tenha o cuidado de escolher um que tenha sido concebido para o rosto (geralmente, com propriedades hidratantes) e que tenha um factor mais alto.

5. Evite a exposição directa ao sol entre as 11 e as 16 horas

É a regra de ouro para quem quer proteger a sua pele do sol. E por mais produtos que aplique, uma exposição diária neste horário terá sempre consequências.

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida
João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida

Como resolver

1. Certifique-se que já iniciou a rotina de prevenção

Porque a melhor defesa está sempre na prevenção.

2. Inclua um sérum de correcção de manchas ou de despigmentação

Há-os para todos os tipos de pele e para todas as carteiras, com preços que variam entre os 20 e os 200 euros. Tenha cuidado com os efeitos secundários de alguns destes cremes. A Clarins e a Clinique representam investimentos significativos, mas têm séruns que garantem uma actuação nas zonas danificadas do rosto mas não alteram a tonalidade da pele. O Mission Perfection da Clarins é uma proposta à altura, por exemplo. Assim como o Even Netter Dark Spot Corrector da Clinique. Outras marcas têm propostas mais em conta, mas os produtos podem alterar a tonalidade da sua pele. Tome também em consideração o seu tipo de pele e a forma como a sua pele costuma reagir aos diferentes cremes. O melhor é mesmo experimentar alguns produtos antes de se decidir pelo melhor para si. Experimente também proposta da Kiehl’s ou da Bioderma ou da Avène.

Beauty Land by Jenny Makeup LandSolicite informação sobre “Beauty Land by Jenny Makeup Land”
Beauty Land by Jenny Makeup Land
Beauty Land by Jenny Makeup Land 6Solicite informação sobre “Beauty Land by Jenny Makeup Land 6”
Beauty Land by Jenny Makeup Land

3. Uma a duas vezes por semana aplique um creme com efeito peeling para eliminar as células hiperpigmentadas

Não é o mesmo que fazer um peeling, claro. Mas ajuda a eliminar as células com maior pigmentação, a médio/longo-prazo. A ideia geral é aumentar a espessura da epiderme para diminuir a quantidade de melanina depositada. Mais colagénio e irrigação sanguínea é sinónimo de regeneração celular. A Caudalie tem a Máscara Peeling Glicólica perfeita. E por menos de 30 euros.

4. Ande sempre no bolso com um bálsamo para as zonas pigmentadas para aplicação e reaplicação contante durante o dia

Por cerca de 20 euros, consegue alguns bons sticks para este topo de aplicação. O DPS Cover Stick da Martiderm é uma boa opção.

5. Aproveite o sono de beleza para aplicar um creme que actue na pele com o efeito de despigmentação durante toda a noite também

Tenha o cuidado de combinar um creme de dia e outro de noite, ambos específicos para a despigmentação. O Enlighten da Estée Lauder exige um investimento que ronda os 100 euros mas apresenta bons resultados.

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida
João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida

Cuide da sua pele e sinta-se melhor nela. Assim, a sua beleza natural vai sempre sobressair.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação