PT Login
PT

Noivas grávidas: como organizar o casamento quando está à espera de bebé

Dois dos maiores acontecimentos da sua vida estão prestes a acontecer: em breve vai estar casada e com um bebé nos braços. A sua vida está uma revolução e há tanto para fazer em tão pouco tempo! A decoração, as flores, o vestido de noiva, os convites, o quarto do bebé, as roupas… só de pensar fica logo cansada! Mas o importante é encontrar o equilíbrio e aproveitar esta fase maravilhosa. Sim, porque é uma fase maravilhosa! E sim, você consegue! Só tem de apontar os nossos conselhos para organizar o seu casamento estando grávida.

Momento Cativo Solicite informação sobre “Momento Cativo ”
Momento Cativo

1. Escolha bem a data do casamento

Se ainda não definiu a data do casamento e tem alguma flexibilidade para o fazer, escolha-a durante o segundo trimestre de gestação, isto é, entre o 4º e o 6º mês. Nessa altura já estará livre dos enjoos, da fadiga e do sono constante do primeiro trimestre e não vai estar cansada como no último. Por seu turno, se estiver a pensar fazer lua-de-mel, não se esqueça de que a maioria das companhias aéreas não aceita o transporte de grávidas após a 28ª semana.

2. Faça um calendário de casamento e gravidez

É importante que estabeleça metas e prazos (realisticamente alcançáveis!), tendo em conta o seu orçamento disponível, o tempo livre que dispõe (sobretudo se estiver a trabalhar) e quantas pessoas a podem ajudar. Faça calendários quer para o casamento, quer para a gravidez e cumpra-os religiosamente para não acumular assuntos pendentes.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

Veja também Baby Shower: os 5 melhores presentes para oferecer às futuras mamãs

3. Tenha uma visão realista em relação ao que é capaz de fazer

Tudo dependerá de quantos meses de gestação estará na altura do casamento, mas provavelmente poderá deixar algumas tarefas relacionadas com o bebé para depois do grande dia. Também em relação ao casamento, é preferível fazer uma celebração pequena e com bom gosto, com a qual possa lidar, do que colapsar na tentativa de fazer um casamento de grandes dimensões. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, porque assim nada correrá bem.

4. Delegue responsabilidades

Delegar responsabilidades noutras pessoas é sempre uma opção que pode aligeirar-lhe o trabalho. E lembre-se de incluir o noivo! Não o subestime e confie no homem da sua vida, que pode ficar responsável pela música do casamento, pela lua-de-mel, fotógrafo ou mobiliário do quarto de bebé. Lembre-se também de familiares e amigas que possam ajudá-la a cuidar dos detalhes e facilitar-lhe a vida.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

Veja também Organização do casamento: seis coisas que devem fazer após o compromisso

5. Compre um vestido apropriado

Escolher um vestido de noiva é mais difícil quando já se tem uma barriga proeminente. Sobretudo porque normalmente a escolha é feita meses antes do acontecimento e sabe-se lá de que tamanho vai estar no grande dia! Mas não entre em pânico, nem se sinta frustrada com a sua aparência, pois não será a primeira nem a última noiva grávida a procurar um modelo que a deixe deslumbrante. Por isso, as lojas da especialidade estão já preparadas para a aconselhar e têm costureiras que podem fazer ajustes até à véspera, se for necessário. A verdade é que hoje em dia existem inúmeros modelos de vestidos apropriados para gestantes, sendo o corte império o mais escolhido – já que dá maior liberdade para a noiva e é solto em torno da barriga – e tecidos leves como o chiffon e a organza. Aqui na Zankyou também lhe queremos dar uma ajuda, pelo que reunimos várias propostas de vestidos de noiva para grávidas que a farão brilhar no dia do seu casamento.

6. Dê preferência ao conforto no que diz respeito aos sapatos

Até ao casamento os pés podem inchar e andar de saltos finos durante um dia inteiro poderá não ser a opção mais acertada. Se não quiser prescindir do modelo de sapatos dos seus sonhos, pelo menos compre-os mais perto da data e tenha sempre uns sapatos de backup. Se gosta de altura, pode tentar encontrar sapatos com um salto mais grosso, que proporcionam melhor equilíbrio.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

Veja também Como organizar o seu casamento 100% na Internet?

7. Não descure a sua saúde

Nem a do bebé! Não falhe nenhuma consulta pré-natal e siga rigorosamente as indicações do seu médico. Faça um regime de alimentação saudável e hidrate-se convenientemente. Procure encontrar tempo para relaxar e para se exercitar, pois assim poderá manter a tensão e o mau humor controlados, ao mesmo tempo que conserva a sua forma.

As aulas de Yoga ou de Pilates para grávidas são sempre uma boa opção. Aliás, uma rotina de exercícios pré-natais e a utilização de produtos de cuidado e beleza para futuras mamãs também ajudará a que esteja radiante num dia tão especial como o seu casamento.

8. Espaireça sempre que possível

As alterações hormonais e a preparação para a cerimónia podem criar-lhe alguma irritabilidade, por isso comunique abertamente as suas preocupações aos seus entes queridos, saia e divirta-se com os seus amigos. É importante ter momentos em que liberte a sua mente do cansaço e das preocupações!

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

A verdade é que a organização de um casamento enquanto está à espera de um bebé vai requerer algum tempo extra e mais algumas preocupações, mas a gravidez não deve impedi-la de viver o seu sonho. Aproveite cada segundo desta nova experiência e veja também 30 blogs sobre Maternidade que a vão ajudar a estar sempre bem informada sobre as maravilhas e os contratempos da gravidez!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação