O amor é só para os mais fortes: quer saber porquê?

Quase todos somos capazes de apaixonarmo-nos, uns mais do que outros e mais ou menos vezes na vida.  É viver em pleno carossel. Sim, onde tanto se está no alto da montanha como ficamos na lama com uma discussão sem importância, na maioria das vezes.

É Sentir e viver todas as emoções mesmo sabendo que esse amor pode acabar, e saber lidar com o medo de perder o/a tal amado/a. Como disse Vinicius de Moraes no seu Soneto da Felicidade: “Que não seja imortal, posto que é chama, Mas que seja infinito enquanto dure.”

A paixão é realmente para os mais fortes!

1. Ser vulnerável

Quando se apaixonar verdadeiramente verá que não é tão egocêntrico/a como pensava e agora passou a partilhar com outra pessoa muito mais de si.  Esteja ciente de que você é forte quando assume as suas escolhas, mas também vulnerável a viver esse grande amor.

ahHa! Photos
ahHa! Photos

2. Suporte emocional

Vai falar com se fosse um menino ou menina, vai chamar bebé ao seu mais-que-tudo, amorzinho e muitos outros nomes carinhosos. A opção foi envelhecer ao seu lado e partilhar uma vida em comum; Para isso, primeiro tem de gostar de si e ter amor-próprio. Sem independência emocional não conseguirá viver o amor no seu esplendor. Ser forte emocionalmente é fundamental!

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

3. Porque vai ter medo de sofrer

É quando consegue deixar os escudos de protecção e abrir o seu coração verdadeiramente. É nesses momentos que percebe que o seu grande amor tem uma espada e uma flor, porque numa mão tem o poder de lhe magoar e na outra a sua confiança.

4. Emoções à flor da pele

Ser sincero consigo e com o/a companheiro/a é um dos pilares de qualquer relação. É deixar-se levar pelo inesperado e colocar um pouco de loucura no vosso relacionamento. Conseguir ver o lado positivo mesmo em  momentos mais complicados e juntos encontrarem força para superá-los.

Love and Thanks
Love and Thanks

5. Confiar

Nos momentos de crise da vossa relação e pedirem conselhos  a amigos ou conhecidos nunca se deixem manipular pela sua opinião ou pelos seus conselhos. A confiança no seu parceiro/a é essencial. Resolvam os vossos Q’s a dois.

Ilustre Fotografia
Ilustre Fotografia

6. A possível perda

Por vezes quererá descobrir, e até a convencer-se que sabe, o que ela/ele pensa ou sente. Mesmo quando estão muito felizes pensará: “será que é possível tanta felicidade?” Essa e outras dúvidas são apenas o receio de perder a pessoa amada e os sentimentos maravilhosos que experienciaram juntos.

7. O sentimento de plenitude

Estar completamente apaixonado/a é, na maioria das vezes, doloroso por não estar acostumado/a a sentir tantas emoções ao mesmo tempo. Tanto sentirá uma felicidade plena como poderá “chorar de amor” ao som daquela música especial para os corações partidos. A pessoa amada passará a ser a sua âncora, a sua outra metade…nas as vossas promessas de amor e de um futuro em comum reafirmam esse compromisso.

8. Desejo

O querer estar sempre com o outro, desejar tocar-lhe em cada parte do seu corpo e sentir aquele arrepio sempre que ele/ela sussurrar ao seu ouvido ou lhe der um beijo ao canto da boca são expressões da vossa paixão. O desejo é um elemento essencial de uma relação harmoniosa.

Timoteo Mendes Fotografia
Timoteo Mendes Fotografia

 9. Não saber definir

Se lhe perguntarem o que sente por ele/a? Saberá responder porquê a ama tanto? Não, e não é preciso! Apaixonar-se é isso mesmo: dá cor à sua vida, rir-se sozinho por nenhuma razão em especial, sentir-se inspirado/a e escrever um poema,…e é não ter palavras para definir esse grande sentimento.

10. Aceitar o outro

Uma relação é construir um mundo em comum e aos poucos descobrir os defeitos e as qualidades um do outro, e aceitá-las! Não sentir a necessidade de mudar nada no outro (mesmo aquela atitude irritante que tanto o/a incomodo/a). Acima de tudo é um caminho a dois que estão a percorrer e explorar um com o outro e esse processo é maravilhoso!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação