PT Login
PT

O amor engorda? Só se deixarmos! Saiba como não engordar quando se vive a dois

Será mesmo que o amor engorda? Cientificamente… sim! Está provado que a nossas pernas e barrigas têm uma terrível propensão para “expandir” quando compartilhamos a vida com alguém. E o que podemos fazer em relação a isso? Resignarmo-nos? Não! Aqui ficam alguns conselhos para contrariarem esta tendência.

Isadora LumSolicite informação sobre “Isadora Lum”
Isadora Lum

Como assim? Nós engordamos quando vivemos maritalmente?

Sim! Provado cientificamente. E não fomos nós que o dissemos, mas sim um estudo conduzido pela Universidade de Basel e o Instituto Max Planck, na Alemanha, que foi realizado em 9 países e que concluiu que as pessoas que vivem com outra pesam, em média, mais dois quilos do que as outras. Concretamente, o estudo revelou que o Índice de Massa Corporal (IMC) seria de 26,3 para os homens casados ou a viver maritalmente contra 25,7 entre os solteiros; e 25,6 para as mulheres casadas ou juntas contra 25,1 das solteiras.

Mas qual a razão deste terrível facto?

Os pesquisadores atribuem esta “maldição” à falta de actividade física. Enquanto se é solteiro vivemos no “mercado do amor”. Por isso, há mais vontade – e motivação – para treinar “a doer” algumas horas por dia no ginásio.

Cuqui's CakesSolicite informação sobre “Cuqui's Cakes”
Cuqui’s Cakes

Por seu turno, há obviamente um outro factor a entrar em jogo: a refeição. E os copos de vinho ao final do dia, e a tábua de enchidos que se vai petiscando enquanto se vê a série favorita, e os petit-gateaux ao Domingo, e os quadrados de chocolate que não se consegue resistir… e pronto, tudo estragado!

Uma questão de qualidade…

Não dá para mentir, no início da relação nós não temos propriamente vontade de preparar pratos ligeiros, mas sim partilhar momentos felizes e românticos em torno de um parto deliciosamente elaborado (e rico!), já para não falar dos aperitivos e do álcool a acompanhar. Mas não custa tentar ter alguns cuidados:

Quinta do FradeSolicite informação sobre “Quinta do Frade”
Quinta do Frade
  • Cozinhe de forma mais ligeira, fazendo, por exemplo, dos legumes a maioria do prato.
  • Nem oito, nem oitenta. O conselho é “pensar leve” mas não demasiado, pois poderá correr o risco de ter o estômago a roncar apenas duas horas após ter comido. Combine os legumes com proteínas e uma dose mais reduzida de hidratos de carbono.
  • Limite a ingestão de uma bebida alcoólica como aperitivo todas as noites. Por muito que custe, contra factos não há argumentos: o álcool engorda. Lembre-se que um copo de vinho tinto ou branco (150ml) tem entre 80 a 100 calorias e uma cerveja (330ml) tem entre 125 a 200 calorias. Neste caso, mais vale beber uma cerveja com pouco álcool do que dois copos de vinho. E para petiscar, pode optar por alternativas mais saudáveis: espetadas de tomate cereja ou espetadas de legumes com um molho de atum ou queijo.
  • Aprenda a fazer escolhas mais saudáveis no restaurante: aposte em legumes, grelhados e evite as sobremesas.
  • Se não resistir à sobremesa, evite as de chocolate e privilegie as saladas e mousses de frutas.

Veja também como ser uma noiva em forma e sem stress?

…. E de quantidade!

Quando vivemos e comemos a dois, temos a tendência de querer comer com prazer e as mesmas quantidades do nosso parceiro. Ora, entre homem e mulher as necessidades não são as mesmas. E por isso é que ganhamos peso sem saber como…

Zankyou Breakfast Wedding Club | Foto 1love4ever Photography

Aqui fica o contra ataque imediato:

  • Tenha atenção aos petiscos enquanto cozinha (um erro crasso e bastante comum!)
  • Coma para colmatar a fome e não ultrapasse a saciedade só pela gulodice de lhe estar a saber bem
  • Reduza as quantidades (não tenha ilusões, temos menos necessidades do que o nosso companheiro)
  • Limite as idas ao restaurante a uma vez por semana, dia em que podem saborear o que quiserem! Se continuarem a ir por norma ao restaurante, prefiram os pratos mais leves

Último conselho: criem o hábito de fazer caminhadas juntos para arejarem! E porque não fazer uma actividade física a dois? Veja na Zankyou os melhores exercícios para fazer com o seu noivo.

FarawaySolicite informação sobre “Faraway”
Faraway

Então, quem disse que o amor faz engordar? Veja também 16 blogues e sites de fitness e vida saudável para estar em forma no seu grande dia!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação