O poder de dizer obrigada! Estudo revela o segredo para um casamento longo e feliz

Amar é fácil. E fazer esse amor ganhar vida e durar uma vida inteira, apesar do que lhe possa parecer, é fácil também. Amar é sinónimo de respeitar, de querer bem, de admirar. E quando assim o é, é simples que isso dure uma vida toda, já que estes são todos sentimentos que se alimentam mutuamente. Mas há pequenos rituais e hábitos que tornam tudo ainda mais fácil. E um estudo publicado recentemente por cientistas da Universidade de Geórgia revela-lhe qual o mais útil de todos: agradecer.

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

A investigação foi conduzida ao longo de alguns meses. Para chegar a esta conclusão, a equipa entrevistou mais de 450 casais, procurando analisar os comportamentos relacionados com as finanças do casal e o estilo de comunicação, para determinar o grau de gratidão que cada um dos entrevistados sentia em relação ao seu parceiro ou parceira.

Não é simplesmente o acto de verbalizar o obrigada. É o próprio sentimento de gratidão. Mas o que os cientistas que conduziram o estudo revelam é que esta combinação entre estar grato e comunicar essa gratidão é de facto poderosa o suficiente até para alterar o comportamento do casal e o nível de compromisso que os dois investem na relação. E, claro, este sentimento é igualmente essencial nos momentos de resolução de conflito.

Porque funciona um obrigada? Dizemos-lhe as 3 coisas que sentimos quando alguém nos agradece!

Sentimos-nos vistos

Todos queremos sentir-nos importantes. Quando nos agradecem por algo, sentimos que alguém reparou na nossa presença, no nosso empenho e no nosso cuidado.

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre
Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

Sentimos-nos valorizados

A gratidão que alguém nos dedica mostra-nos não só que os nossos gestos não passaram despercebidos mas sobretudo que tiveram um efeito e que são valorizados. Essa sensação de gratidão torna-se facilmente reciproca gerando uma boa-vontade entre as duas pessoas que estão numa relação.

Luminous PhotographySolicite informação sobre “Luminous Photography”
Foto Luminous Photography
Luminous PhotographySolicite informação sobre “Luminous Photography”
Foto Luminous Photography

Sentimos-nos acompanhados

Ao partilharmos com alguém a nossa vida, as escolhas, as mágoas, os momentos felizes (e os menos felizes) e ao sentirmos que alguém se sente grato por essa partilha, sentimos-nos acompanhados e amparados.

You Click MeSolicite informação sobre “You Click Me”
Foto You Click Me
You Click MeSolicite informação sobre “You Click Me”
Foto You Click Me

As pessoas que escolhemos para partilhar a nossa vida são importantes para nós. E devem saber isso. Diga. Verbalizar o que sente vai ajudar a fazer com que a mensagem faça efeito.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação